terça-feira, novembro 14, 2006

Fotografia vs Desenho 3

... (pelo facto) de querer passar despercebido, não uso máquina fotográfica, apesar de, por vezes, sentir alguma necessidade para registar, por exemplo, um cartaz, um grafiti, ou qualquer coisa gráfica que exige algum rigor e fidelidade na transcrição. No entanto, por pensar que a fotografia e o desenho são linguagens distintas, opto pela dedicação exclusiva ao desenho. É a opção do regresso ao básico, ao suporte e ao instrumento essenciais.

Ilha de Santo Antão. Cabo-Verde. Abril 2006

5 comentários:

maxi disse...

buenos cuadernos de viaje!!!!
el de bs. as. sobre todo me hizo recordar muchas cosas...
saludos .M

Anónimo disse...

Uma caldeira de abatimento lindíssima. A conversa foto/desenho, fica para mais tarde.

Eduardo Salavisa disse...

Galeota: fico à espera dessa reflexão.

Anónimo disse...

Este desenho de Sto Antão,mostra bem a experiencia vivida no momento.Foram incriveis aquelas duas horas de beleza e paz.
E tu mais uma vez conseguiste agarrá-lo.Está lindo!!!
Margarida

Anónimo disse...

O desenho e a fotografia são duas linguagens diferentes que permitem o conhecimento do real. O desenho é uma forma de comunicação inerente ao ser humano, tão importante como a linguagem verbal, gestual ou a escrita. A fotografia surge mais tarde, associada ao desenvolvimento tecnológico das sociedades, requer evidentemente outros requisitos e investimentos. Podem completar-se ou não, depende do objecto de estudo.Como formas de compreensão da realidade que
como sabemos é complexa não se excluem-acaso a Geografia pode excluir a História ou a Antropologia ou a Geologia na compreensão dos espaços?
Desejamos é que desenhadores, fotógrafos, geógrafos, historiadores, antropólogos e geólogos e todos os outros "trabalhem" com qualidade.