terça-feira, março 29, 2011

Leonor

Desenhar recém nascidos é complicado e nunca se faz jus ao modelo. Mas este, a Leonor, tinha que ser. Ao primeiro dia e ao segundo.



segunda-feira, março 28, 2011

MapDesign

Juntámo-nos numa pequena sala, no Sábado de manhã, os doze, a desenhar. Ao almoço, no Café Império, desenhámos o que íamos comer. E à tarde continuámos a desenhar.



sexta-feira, março 25, 2011

Lisboa

Amanhã, Sábado dia 26, das 10 às 17 horas, no MapDesign rua Rosa Damasceno 17 um workshop para ganhar o gosto do desenho quotidiano.

No caminho para o hospital S.José. Calçada Nova do Colégio

quinta-feira, março 24, 2011

Lg. S.Domingos

Hoje ao fim da tarde, às 18 horas, no Museu da Cidade de Almada, uma mesa redonda com alguns dos autores presentes na exposição “Diários Gráficos. Não somos desenhadores perfeitos”

Quanto mais fascinantes são os espaços mais difíceis se tornam traduzi-los no papel. É o que acontece com este largo.

Largo de S.Domingos. Lisboa

quarta-feira, março 23, 2011

Castelo Branco

O desenho é uma actividade solitária e o encontro só acontece no princípio e no fim (a partilha, termo que agora se abusa). De resto deambulamos só nós e o caderno.

Praça Camões (antiga Praça Velha)
Rua dos Peleteiros

terça-feira, março 22, 2011

Castelo Branco

Espreitem no blog do Pedro Moura, comissário da excelente exposição “Tinta nos Nervos” a decorrer no CCB, uma profunda reflexão sobre as três últimas publicações de Diários Gráficos.
Durante muitos anos fui todos os Natais a Castelo Branco. Agora vou muito esporadicamente. Neste fim-de-semana estivemos lá. Para desenhar, muito. O tempo estava maravilhoso e as pessoas idem.



segunda-feira, março 21, 2011

Poesia

No âmbito da exposição “Diários Gráficos em Almada. Não somos desenhadores perfeitos” a decorrer no Museu da Cidade haverá uma mesa redonda no dia 24 de Março pelas 18 horas com alguns dos autores.

O tema que íamos, eu e João Seixas, abordar já era poético: “Quando a rotina se transforma em viagem”. Mas, quando avançaram os poetas a dizerem a sua própria poesia, a noite ficou mágica. Foi na Biblioteca Municipal de Cascais em São Domingos de Rana. Podem ver aqui e aqui reportagens mais completas.


sexta-feira, março 18, 2011

Desenhar no Museu

Amanhã XII Encontro de Diários Gráficos em Castelo Branco às 11 horas Mesa redonda no Cine-Teatro Avenida e às 15 horas encontro para desenhar. Dia 20, Domingo, 11 horas, novo encontro para desenhar.

Ontem no Museu da Cidade em Almada: estabelecer vários planos no mesmo desenho. Sentei-me na esplanada e fiz as pessoas desde a que estava ao meu lado até a que via lá ao fundo.

quarta-feira, março 16, 2011

MapDesign

Amanhã, dia 17 de Março pelas 18 horas, inauguração da exposição “Diários Gráficos” iniciativa da MapDesign na rua Rosa Damasceno 17 (saída do Metro da Alameda, lado da fonte luminosa, à direita de quem sobe). Integrado nesta exposição realizar-se-á um workshop no dia 26, Sábado, de manhã e de tarde.

Cruzamento da Alameda D.Afonso Henriques com a rua Rosa Damasceno

terça-feira, março 15, 2011

O Espiritual no Desenho

XII Encontro de Diários Gráficos em Castelo Branco. Dia 19, Sábado, 11 horas. Mesa redonda no Cine-Teatro Avenida com Catarina França, José Louro, Luis Ançã, Mário Linhares e eu próprio. 15 horas. Encontro para desenhar. Dia 20, Domingo, 11 horas, novo encontro para desenhar.

Uma espécie de retiro dedicado ao desenho. Em Vila Viçosa durante três dias, no Convento de S.José. Pensado e orientado por Mário Linhares - O Espiritual no Desenho

Desenho de Mário Linhares

domingo, março 13, 2011

Istambul

A partir de “As Cidades Invisíveis” de Italo Calvino o projecto de Carla Rebelo prometia. Foi nos Espaços do Desenho ontem à noite. Falou de Istambul essa “cidade densa”, cheia de contrastes…

terça-feira, março 08, 2011

Alameda

Apesar de haver ainda muitos espaços públicos que podiam ser ocupados, o número de esplanadas tem vindo, lentamente, a aumentar. Mas nós sabemos que por estas bandas as coisas demoram a acontecer. Sentei-me na esplanada do quiosque da Alameda D.Afonso Henriques. O ex cinema Império (hoje IURD) atrás da árvore, uma das torres do Técnico ao fundo...

sexta-feira, março 04, 2011

Linha verde

A linha verde é a minha preferida. Mas só porque é a que passa ao pé da minha casa.

Viagem de Arroios até Baixa-Chiado

quarta-feira, março 02, 2011

2ºSimpósio USK em Lisboa

É aqui que vamos, eu e a Mónica Cid, orientar os workshops do 2ºSimpósio dos USK. Hoje fomos lá reconhecer o terreno.
Dia 5 de Março, próximo Sábado, começo de nova Acção de Formação no Museu Nacional de Arte Antiga, para professores.

Cais do Sodré (Praça Duque da Terceira)