sexta-feira, Dezembro 31, 2010

"Diário de Viagem em Cabo-Verde"

Para acabarem o ano, e se tiverem tempo, vejam este filme de 7 minutos, do programa diário Câmara Clara, onde metade do tempo (a 2ªmetade) é sobre os nossos livros lançados recentemente: O “Diário de Viagem em Lisboa” e o “Diário de Viagem em Cabo-Verde”. Boa passagem de ano.

Viagem de barco, de 24 horas, da cidade da Praia ao Mindelo

segunda-feira, Dezembro 27, 2010

Diário de Viagem em Lisboa

Artigo no jornal Público de ontem da jornalista Cláudia Sobral. Aqui. No papel ainda tinha algumas imagens.


Largo da Graça

sexta-feira, Dezembro 24, 2010

Exposição em Almada

A exposição, que vai ter lugar no Museu da Cidade de Almada (inaugurada a 27, 28 ou 29 de Janeiro) terá, além dos cadernos e imagens destes, também alguns suportes digitais, tais como filmes de alguns nós a desenharem. Um, por exemplo, sou eu a fazer este desenho. Muito rapidamente.

segunda-feira, Dezembro 20, 2010

Autógrafos na Bulhosa

Amanhã, dia 21 de Dezembro, pelas 18h30 na Livraria Bulhosa a Campo de Ourique. Vamos estar lá para conversar, assinar autógrafos e tudo o que pudermos fazer. Eu, o João Catarino, o Pedro Fernandes, o Filipe Leal de Faria e o Zé Louro talvez apareça. Falta o Richard Câmara que está em Madrid, o Pedro Cabral que não pode, a Ruth Rosengarten que está em Inglaterra e o João Seixas que também não pode.

quinta-feira, Dezembro 16, 2010

Apresentação dos livros

Apresentação dos livros "Diário de Viagem em Cabo-Verde e em Lisboa" na livraria Bulhosa em Campo de Ourique no dia 21 de dezembro pelas 18h30. Vão estar presentes alguns dos autores. Apareçam para conversar um pouco.

Restaurante no bairro da Graça (já publiquei este desenho neste blog)

domingo, Dezembro 12, 2010

Miguel Herranz

Novo colaborador do site diariografico.com, Miguel Herranz, que assina freekhand e que tem uma cafeteira como a sua imagem: "Este monte de papel encadernado dentro do meu saco é um olho para ver para fora, uma boca para falar e gritar, uma porta para fugir para longe, mas também para voltar e olhar para dentro."

sexta-feira, Dezembro 10, 2010

Lançamento de livros

Obrigado a todos que apareceram no lançamento e aos que gostavam de ter aparecido. Espero que os livros não os tenham desiludido.

"Este livro não pretende ser um verdadeiro facsimile . É uma selecção de cerca de um quarto dos desenhos feitos durante essa viagem. No entanto cada dupla página é integral (menos o número da página, que foi colocado para melhor identificação na legenda), com todos os erros e hesitações que este tipo de caderno contém, além de que estão dispostos cronologicamente."
Excerto de um texto meu que integra o livro

Ilha Brava vista da ilha do Fogo, ao fim da tarde

segunda-feira, Dezembro 06, 2010

Lançamento de livros

Lançamento dia 7 de Dezembro, das 18h às 19h30 no restaurante La Moneda (ao Cais do Sodré) dos livros "Diário de Viagem em Cabo-Verde" e "Diários de Viagem em Lisboa". Apareçam

"Para este livro gizou-se um plano bem concreto. Cada desenhador fez um percurso só seu, vindo de um local da ‘periferia’, em direcção ao umbigo da cidade, cada um em busca de uma das míticas sete colinas. E assim temos sete percursos em Lisboa, por lugares-colinas das mais variadas cores. Eduardo vem pelo oriente, pelo adolescente Parque das Nações, passa pelas sempre soalheiras e expectantes Marvila, Beato, Xabregas, sobe ao Chile, desce a Almirante Reis e vai enfim até à velha e familiar vila de Santo André da Graça."
Excerto do ensaio de João Seixas que faz parte do livro "Diário de Viagem em Lisboa". Ver a sua excelente entrevista saída hoje no jornal Público

Rua do Beato

sábado, Dezembro 04, 2010

Lançamento de livros

Lançamento dia 7 de Dezembro, das 18h às 19h30 no restaurante La Moneda (ao Cais do Sodré) dos livros "Diário de Viagem em Cabo-Verde" e "Diários de Viagem em Lisboa". Apareçam.
"Desenhar pessoas (que nunca nos fazem o favor de estar imóveis) pode ser infernal, e cada uma destas capturas é, de certa forma, um conjunto de várias poses separadas, que precisam de ser cosidas umas às outras. Contudo, simultaneamente, o desenhador que observa tem de fazer a coreografia de mão e de olhar, de forma a poder tentar constantemente obedecer à primeira regra do género, que é de desenhar o que se vê, e não o que se pensa que se sabe."
Excerto do ensaio de Ruth Rosengarten que faz parte do livro "Diário de Viagem em Cabo-Verde"

quarta-feira, Dezembro 01, 2010

Festa dos Nicolinos e exposição "Viagens e Viajantes"

As festas tradicionais são sempre uma surpresa agradável. Foi em Guimarães, na 2ªfeira passada, a festa dos Nicolinos e o dia do Pinheiro: várias juntas de bois transportam um enorme pinheiro ao som de bombos e caixas tocados pela cidade inteira.

Exposição "Viagens e Viajantes" na Universidade do Minho. Polo de Guimarães, Departamento de Geografia. Com Isabel Fiadeiro, Lapin e eu próprio. Cerca de 60 cadernos originais.