quarta-feira, Março 31, 2010

Adamastor

Por vezes a cor é a salvação de um desenho. Este nem com a cor se salvou.

Ontem à tarde no Adamastor. Podem ver aqui com quem eu estava.

terça-feira, Março 30, 2010

Rodrigo Alonso

Conheci o Rodrigo em Monsaraz quando lá fizemos um encontro de desenhadores. Apareceu de mochila às costas com o seu entusiasmo para desenhar. “Os meus cadernos são um armazém não só de desenhos mas de qualquer coisa que me chame a atenção: fotos, etiquetas, autocolantes, etc”. Colabora no site diariografico.com partir de hoje.

segunda-feira, Março 29, 2010

Espaços do Desenho

A Residência Aberta da Guida Casella no Espaços do Desenho (Drawing Spaces) teve um “ponto da situação” na 6ªfeira à noite. Este espaço, dinamizado por Teresa Carneiro, é mesmo dinâmico. Apareçam na 5ªfeira, dia 1 de Abril (não é mentira) pelas 19 horas para uma mesa redonda.

sexta-feira, Março 26, 2010

O Desenho em questão 1

"Se não consegui desenhar é porque não entendi" Albert Einstein


Intervenção hoje de manhã do arq. Jorge Cruz Pinto no encontro "O Desenho em Questão" na FAUTL

quinta-feira, Março 25, 2010

O Desenho em questão

Quando desenhamos de observação uma situação tridimensional estamos a resolvê-la graficamente de uma maneira bidimensional. Quando desenhamos um desenho (passe a redundância) estamos a copiar uma solução já encontrada por outro.


Ocorreu-me quando, hoje de manhã, estava a fazer este desenho durante o encontro "O Desenho em Questão" na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, organizado por Ana Leonor Madeira Rodrigues

quarta-feira, Março 24, 2010

Primavera 1

As árvores ainda nem uma folha têm.


Largo de S.Paulo, Cais do Sodré, hoje de manhã.

segunda-feira, Março 22, 2010

Primavera

As árvores ainda estão a florescer, mas os animais já parecem mais contentes.

Jardim da Estrela hoje de manhã

sexta-feira, Março 19, 2010

Deambular

Entre andar com um caderno e desenhar quando temos oportunidade ou andar pelas ruas só com o único objectivo de observar e desenhar, prefiro a segunda, quando a disponibilidade é total.

Praça Luis de Camões. Com vista ao futuro encontro no quiosque

quarta-feira, Março 17, 2010

Universidade Lusíada 1

A Universidade é um local de debate, de troca de ideias, de satisfazer a curiosidade. Mas, ou não é incentivada, ou a inibição de fazer má figura é muita. Raramente há perguntas nas mesas redondas.


Universidade Lusíada ontem à tarde. Na primeira imagem, da esquerda para a direita: Filipe Leal de Faria, Pedro Cabral e Manuel Aires Mateus

domingo, Março 14, 2010

Universidade Lusíada

A jornalista Rafaela Freitas esteve no encontro USK Portugal - Susana Mendes Silva, no Largo do Carmo, falou connosco e escreveu esta notícia, no Público de hoje.
______________________________________________
A Exposição que esteve em Lagos e em Torres Vedras “Diários Gráficos. Desenho em cadernos” vai estar exposta na Universidade Lusíada, em Lisboa. Só os painéis sem os cadernos originais. De 15 a 26 de Março. Haverá também uma mesa redonda onde serei o moderador e terá a presença dos arquitectos que participam na exposição: Filipe Leal de Faria, Manuel Aires Mateus e Pedro Cabral. Dia 16 de Março às 18 horas. Organização do NAUL (Núcleo de Arquitectura da Universidade Lusíada).

Vista da Baixa de Lisboa a partir do Largo da Academia de Belas Artes

quarta-feira, Março 10, 2010

Perspectiva

Depois de termos ensaiado, na sala de aula, a perspectiva com uns sólidos geométricos, saímos para a rua para desenharmos esta moradia.


segunda-feira, Março 08, 2010

Natureza morta

Fundação Calouste Gulbenkian. Confesso que não me entusiasma este tipo de pintura. Mas, ao lado, está outra que valeu a pena a visita: “Diary Drawings” de Bobby Baker. Um diário de 158 desenhos, feitos quase diariamente, onde relata a evolução da sua doença mental, e como o desenho a ajudou naquele período da vida.


domingo, Março 07, 2010

Javier Chavarría

Conheci o Javier num encontro de desenhadores em Madrid (II Maratón de Dibujo). É um artista multifacetado, na área das artes plásticas, teatro, cinema, além da docência e de outras inúmeras coisas. Vejam o seu site. Colabora desde hoje no diariografico.com.

quinta-feira, Março 04, 2010

Véronique Groseil

De vez em quando vou a este blog. A autora, Véronique Groseil, é francesa. Fico sempre surpreendido com a qualidade e a variedade de técnicas usadas. Podemos ver cerca de 180 cadernos. Foi difícil escolher uma imagem para exemplificar.

Caderno 136. Insectos

quarta-feira, Março 03, 2010

Retratos

A exposição em Torres Vedras "Diários Gráficos. Desenho em cadernos" vai estar aberta até 11 de Março

Mais dois retratos para este Projecto. Mais uma vez realço que a semelhança é pura coincidência. Estes dois, sobretudo, estão muito longe da realidade.


Mário Bismarck, pintor e professor e Rute Maluma, bailarina e professora, especialista na dança do ventre.

segunda-feira, Março 01, 2010

V Encontro USK Portugal

Quando os objectos da nossa observação são fascinantes a coisa torna-se mais difícil. Foi o caso destes objectos que desenhei: o Largo do Carmo, a cidade vista lá de cima e o elevador.