quarta-feira, abril 29, 2009

Diários Gráficos em Monsaraz

É já no próximo Sábado que os mestres João Catarino, Pedro Cabral, José Louro, Pedro Fernandes (desenhador científico) e eu próprio ): vamos estar à disposição para os participantes neste encontro em Monsaraz. E a vila também vai estar à nossa disposição para ser desenhada. Vejam todas as informações aqui.

segunda-feira, abril 27, 2009

Dias da Música

Também fui ao CCB, aos Dias da Música, tal como o Pedro. Desta vez fui os 3 dias. Desenhei em todos os concertos que assisti. Vou começar pelo último. Excepcional. João Paulo, que nunca tinha ouvido a solo. Na primeira fila.



João Paulo. CCB. 26 de Abril

sexta-feira, abril 24, 2009

Paris

Comecei o desenho com tinta preta e acabei-o com azul. Uma mancha muito aguada de aguarela azul clara para o céu e outra azul escura para o rio. O Sena, claro.

Um comentário da Isabel Fiadeiro sobre o livro “Diários de Viagem”. Gostei muito.

quarta-feira, abril 22, 2009

Alfama 1

No dia seguinte, já sem chuva, fui outra vez até Alfama.


Escadinhas de Santo Estevão


Largo de S.Miguel ou da Palmeira

terça-feira, abril 21, 2009

Alfama

Percurso por Alfama. No Beco dos Paus sentámo-nos a desenhar e bebemos champanhe à chuva.

sábado, abril 18, 2009

Courbet 1

Gustave Courbet (1819-1877) foi acusado da destruição desta coluna e obrigado a pagá-la. Foi a vingança duma classe arrogante pela sua arte corrosiva e radical contra o poder instituido.

Praça Vandôme. Paris

sexta-feira, abril 17, 2009

Novo autor

Novo autor no site www.diariografico.com. Fernando Faria, Professor de Desenho na Faculdade Lusíada de Lisboa. Ele, escreve nesta página, no caso de perder o Diário, agradece profundamente a quem o devolva no caso de o encontrar. Há quem imagine recompensas fantásticas.

quinta-feira, abril 16, 2009

FNAC - COLOMBO 1

Não tentem identificar as pessoas porque não conseguem. Aqui já é diferente. Parece que a mesa estava toda a desenhar e parte da assistência também. É bom sinal.

Na FNAC do Colombo, anteontem ao fim da tarde

terça-feira, abril 14, 2009

Diários Gráficos em Monsaraz


Exposição / Palestras / Workshop de Diários Gráficos em Monsaraz no dia 2 de Maio. Inscrições e mais pormenores aqui. Aberta a qualquer pessoa de qualquer idade. Oferta de caderno aos participantes.

segunda-feira, abril 13, 2009

Courbet

Gustave Courbet é uma das personagens mais fascinantes da História da Arte. Esta pintura é das que visito sempre que posso.

L'Atelier du Peintre. 1855. Museu d'Orsay. Paris

quarta-feira, abril 08, 2009

S.Pedro de Alcântara

Encontrámo-nos no Príncipe Real e fomos até ao Jardim S.Pedro de Alcântara. Enquanto ela falava das vicissitudes do nosso Sistema de Ensino eu observava o que estava em redor.

terça-feira, abril 07, 2009

FNAC - COLOMBO

Encontro no C.C.Colombo dia 14 de Abril pelas 18h30: “Diários de Viagem” – “Dos cadernos à Blogosfera, da Blogosfera ao Livro” com a presença de alguns dos autores que usam o Diário Gráfico e em simultâneo dinamizam um blog (eu próprio, Pedro Cabral, José Louro, Eduardo Côrte-Real e Susana Oliveira)
--------------------------------
Texto de critica/reflexão sobre o livro "Diário de Viagem" no blog "ler BD" e Pedro Moura no dia 16 de Março

Almoço com José Louro e Richard Câmara. O vinho, que era tinto, serviu para colorir, mas ficou cinzento

segunda-feira, abril 06, 2009

Monsaraz

Enquanto almoçávamos o melhor ensopado de borrego do mundo (segundo o Jorge) tínhamos esta fabulosa vista que o desenho só consegue dar uma pálida ideia.

sexta-feira, abril 03, 2009

Passeio livre

O que acontece quando se privilegia o carro individual em detrimento do público e da pessoa que anda a pé? Fica, como Lisboa, uma cidade caótica e onde não se pode andar à vontade. Eis uma iniciativa que é uma gota de água mas que tem o meu total apoio: colar um autocolante nos carros estacionados em cima dos passeios.

quinta-feira, abril 02, 2009

Anti-caderno 1

O não caderno tem todas as vantagens. Menos uma que anula todas as outras: não é aquele objecto único que nos transporta para o momento em que fizemos aquele desenho. Como quando fiz a travessia da cidade da Praia para o Mindelo, faz agora três anos. Depois de uma noite mal dormida no chão, entrei no convés e deparei com a ilha de S.Nicolau, ali sozinha no meio do Atlântico.

quarta-feira, abril 01, 2009

O anti-caderno?

E se não precisássemos nem de caderno, nem de caneta, nem de aguarelas, nem de digitalizar nada para dinamizar o nosso blog com imagens feitas quotidianamente?
Vejam como faz o Jorge Colombo com o seu iphone.