Tenho a convicção que saber desenhar aprende-se (Ensinar já não tenho), e que é uma boa actividade para qualquer idade. São coisas como estas que vou tentar comunicar no dia 23 em Viseu para alguns alunos e professores das Escolas Secundárias Alves Martins e Viriato.
Artur Cruzeiro Seixas. Pintor (86 anos)
Pedro Xavier. Aluno do Jardim de Infância do Pombal. Almada (5 anos)
7 comentários:
Quanto mais cedo melhor...pena que maior parte das pessoas percam o interesse quando pensam que não têm "jeito"...
Quem aprende é que é capaz de explicar( às vezes não é fácil)como é que aprendeu.Qual o peso dos professores ? Da família? Dos amigos?
Dos media (com internet)?
O desenho de Cruzeiro Seixas é muito bonito. Os desenhos do Pedro , que também são muito bonitos, "levam-me"
até outro Pedro que também fazia desenhos muito semelhantes.
Galeota
Sou do tempo em que se falava muito de "jeito" hoje, estou claramente de acordo consigo que se aprende; aprende-se sobretudo a ver, a observar, aprende-se com os outros e com as dicas que nos dão. Mas há coisas que os professores têm mesmo de ensinar a quem não saiba - perspectiva, cores (nestas coisas simples - as que afastam, as do primeiro plano, as complementares, e um pouco da teoria da cor), técnicas (sem amarrar as pessoas à norma, mas só se contraria a norma se primeiro a conhecermos) e tantas outras coisas. Por isso força, Eduardo, nós, alunos, precisamos de aprender.
Vai ser uma boa Palestra.
Galeota
prezado E.S.
gostei muito de conhecer seu blog ilustrado. Aproveito para convida-lo a visitar meu projeto parecido:
www.365regulardays.com.
abracos,
F.L.
já me disseram isso uma vez, que não é possível ensinar a desenhar...mesmo assim acho que se pode ensinar a treinar o olhar, não?
truly poetic the one with the music pages.
Enviar um comentário