quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Artistas em diálogo

Um pormenor do desenho em baixo, feito no caderno já há uns anos, serviu para o postal de divulgação do ciclo de conferências a que chamámos "Artistas em diálogo". Convidámos artistas para reflectirem sobre o seu trabalho, o seu método, o que os inspira. Vejam o programa em baixo, ou façam a ligação aqui.



terça-feira, fevereiro 24, 2015

Revista Blimunda

Salta é uma cidade ao norte da Argentina perto da fronteira com a Bolívia. Retomo aqui no blog a viagem à América Latina a propósito da crítica/reflexão feita pela Sara Bartolomeu Costa ao livro "Diários de Viagem 2" na revista Blimunda da Fundação José Saramago. Podem descarregar aqui, ler o artigo, ler o resto da revista e partilhá-la com quem quiserem.


domingo, fevereiro 22, 2015

O tempo

Terraço da Mãe d'Água. As três vistas a partir do terraço. Representar uma vista com tanta informação é sempre um desafio. Obriga-nos a seleccionarmos o que queremos representar. A simplificar. A não ser que estejamos ali várias horas. Ou dias. Mas isso é outra coisa...




sexta-feira, fevereiro 20, 2015

Mancha de cor

Aplicar a mancha directamente com um pincel grosso. Finalizar com a linha, mas pouco. No domingo o percurso verde desde o Jardim Amália Rodrigues até ao cimo do morro, um miradouro para olhar à volta.



quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Mãe d'Água

A Mãe d'Água é desenhável por dentro e por fora. No sábado pelas 14 horas vamos entrar e desenhar o interior e a vista sobre Lisboa a partir do terraço. Apareçam.


terça-feira, fevereiro 17, 2015

Circo Místico

No exterior do “Circo Místico”. Tentei desenhar o elefante de boca aberta, mas ele era demasiado brincalhão. Os camelos já eram mais calmos.





segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Casa-Atelier

O escadote-banco azul parece que era um objecto de estimação de Vieira da Silva. No sábado passado, na Casa-Atelier Vieira da Silva, Nuno Matos Silva aproveitou-o para falar sobre desenho. E aproveitou muito bem.


segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Monsanto. Vista de 360º

Fui fazer parte do percurso proposto pela Câmara Municipal de Lisboa para o 72ºEncontro USkP no próximo domingo dia 15. Parei no primeiro miradouro e fiz três desenhos rodando quase 360º.




sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Largo de São Domingos

O Largo de São Domingos, com a igreja do mesmo nome, sempre me fascinou com as pessoas que o frequentam como se estivessem na sua aldeia debaixo duma árvore que ali está. Mas nunca o consegui desenhar convenientemente. E se já tentei...


quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Leões e pinguins no zoo

Os leões, as leoas e as suas crias espreguiçavam-se ao sol depois do almoço. Só de vez em quando faziam um pequeno gesto. Eu estava debruçado no parapeito, por cima, e tinha todo o espaço que queria para pousar as aguarelas. Quando ia a sair ainda passei pelos pinguins e tive que fazer alguns. 





terça-feira, fevereiro 03, 2015

Desenho Cru

Ontem no desenho Cru. A performer Birgini e o músico José Goméz.