A exposição a inaugurar no próximo sábado dia 30 de Maio pelas 15 horas em Viana do Castelo, na galeria Dínamo10, consta de 15 desenhos/pinturas em papel de formato A3, com a técnica de tinta e gel acrílicos sobre impressões de cartas escritas durante uma viagem pela América Latina realizada de Janeiro a Outubro de 2013.
quarta-feira, maio 27, 2015
terça-feira, maio 26, 2015
Coimbra
E no sábado fomos desenhar para a Baixa. Sentei-me numa esplanada na rua Ferreira Borges, primeiro, e depois na Praça do Comércio, em pé.
segunda-feira, maio 25, 2015
Coimbra
Desta vez a vista a partir da janela do hotel era deslumbrante. Foi em Coimbra com vista sobre o Mondego.
quarta-feira, maio 20, 2015
No domingo em Vila Franca de Xira
A primeira proposta: desenhar a estação ferroviária, com as pessoas que vão passando. Fiz três vistas. A partir da gare oposta, na passagem por cima da linha e na gare junto à estação. Vê-se sempre, ao longe, a nova biblioteca.
Segunda proposta: Desenhar uma vista, realçando algo em primeiro plano. Ao longe vê-se sempre a biblioteca.
Etiquetas:
Vila Franca de Xira
segunda-feira, maio 18, 2015
O Nuno do Museu do Carmo
No sábado no Museu do Carmo foquei-me nas várias caras que as há por ali espalhadas. Lembrei-me dos desenhos da Paula Cabral que tem um boa recolha. E no fim não me escapou o Nuno que não nos ligou nenhuma.
quinta-feira, maio 14, 2015
Ronda
Outro desenho feito a partir da janela do hotel (hotel Royal) onde fiquei hospedado na cidade de Ronda. Esta cidade é atravessada por uma profunda fractura na rocha. Ao fundo deste jardim pude ver essa fractura.
Noutro ponto da cidade fiz o segundo desenho, onde se vê novamente essa fractura e, em baixo, uma ponte árabe.
quarta-feira, maio 13, 2015
Cadiz-Cadiz
Chamam Cadiz-Cadiz ao centro histórico de Cádiz. Nunca lá tinha ido e vale a pena. Ainda por cima recebido pela Célia, uma bonita desenhadora que vive em pleno centro. O desenho é a vista desde o seu terraço.
terça-feira, maio 12, 2015
Sevilha
Quando me perguntam por onde começo um desenho não sei responder. Depende. Se vou começar a desenhar uma cena onde há o risco de um dos elementos se movimentar, começo por esse elemento.
Neste desenho chamou-me a atenção a senhora que estava a fumar com uma pose teatral. Comecei pela mão dela quando estava com o cigarro na boca. Quis apanhar esse gesto.
Etiquetas:
Andaluzia
segunda-feira, maio 11, 2015
Sevilha
Quando viajo gosto sempre de, nos vários locais onde durmo, desenhar o que se vê da janela. Em Sevilha, no hotel Sierpes, o quarto dava para este misterioso pátio.
sexta-feira, maio 08, 2015
"Lisboa Entre Séculos"
Mais duas contribuições, as últimas, para a exposição "Lisboa entre séculos vista pelos USkP. A arquitectura ameaçada dos séculos XIX e XX".
De cima para baixo:
Avenida da Liberdade 206-218 (1907)
Avenida da Liberdade 1-7 (1900)
De cima para baixo:
Avenida da Liberdade 206-218 (1907)
Avenida da Liberdade 1-7 (1900)
quinta-feira, maio 07, 2015
"Lisboa Entre Séculos"
Mais três edifícios para a exposição "Lisboa entre séculos vista pelos USkP. A arquitectura ameaçada dos séculos XIX e XX".
De cima para baixo são:
Avenida Duque de Loulé 70
Rua Camilo Castelo Branco 25
Avenida da Liberdade 206-218 (1912)
De cima para baixo são:
Avenida Duque de Loulé 70
Rua Camilo Castelo Branco 25
Avenida da Liberdade 206-218 (1912)
quarta-feira, maio 06, 2015
A Gruta das Maravilhas
É muito difícil representar por meio de um desenho uma coisa tão impressionante como a Gruta das Maravilhas em Aracena. Nunca foi habitada pelo Homem e as suas várias “salas” têm uma beleza indescritível. Mostro dois dos desenhos que fiz que, apesar de ficarem muito aquém da sua beleza, fazem-me lembrar não só a hora da visita como os dias que passei em Aracena no “Encuentro de dibujantes”.
Etiquetas:
Andaluzia
terça-feira, maio 05, 2015
"Lisboa Entre Séculos"
Quatro desenhos de edifícios históricos da cidade de Lisboa que estão em estado de degradação. Fazem parte de uma lista do Fórum Cidadania Lx e integrarão uma exposição no Museu da Cidade intitulada "Lisboa entre séculos vista pelos USkP. A arquitectura ameaçada dos séculos XIX e XX". Ainda vou fazer mais alguns.
Rua Alexandre Herculano nº57 (1902)
Rua Braancamp nºs 84 e 88 (1907)
Rua Mouzinho da Silveira nºs 23 e 25 (1895)
Chalet Frederico Daupiás, São Mamede nºs 6 e 8 (1905)
domingo, maio 03, 2015
Encontro em Abrantes
Ainda me faltavam alguns recantos de Abrantes para desenhar. Acabei por fazer um número mais redondo, 60 desenhos, ontem no Encontro USkP.
Etiquetas:
Abrantes
sexta-feira, maio 01, 2015
"Viñetas"
A segunda proposta da Patrizia Torres foi começarmos por limitar o espaço para cada desenho, ou seja, antes de desenharmos uma determinada cena, fazemos a "vinheta" onde ela se vai passar. E, assim, construímos uma espécie de história.
Subscrever:
Mensagens (Atom)