sexta-feira, janeiro 18, 2013

Viagem pela América Central e do Sul

Os viajantes, sempre que podem, viajam. Mesmo que seja no quotidiano. Desta vez o meu quotidiano vai ser, durante cerca de nove meses, pela América Central e do Sul. Em baixo, três dos desenhos que fiz há nove anos atrás quando andei pelo mesmo continente. 
1.Um lanche no café El Vezuvio. As tostas mistas eram deliciosas 
2.Espectáculo ao ar livre numa rua pedestre no centro de Curitiba 
3.Sentado em frente a uma velha árvore no centro de Florianópolis depois de comprar o bilhete para uma viagem de 24 horas até Buenos Aires. 

ESTE BLOGUE VAI FICAR PARADO ATÉ AO MEU REGRESSO, LÁ PARA OUTUBRO.



quinta-feira, janeiro 17, 2013

Alentejo

A cabra, a égua, a burra chamada Havana, o galo e o meu amigo Chico.
 

quarta-feira, janeiro 16, 2013

Mosteiro de Tibães

Ainda em Tibâes: Dar a ideia de profundidade com a representação do que está próximo com uma escala e um pormenor mais acentuado.
 

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Joseph Beuys

Joseph Beuys, artista plástico que usou a arte como atividade política (passe a redundância), trabalhou, entre 1958 e cerca de 1965, em quatro cadernos simultaneamente num projeto intitulado “Projekt Westmensch”. As páginas destes cadernos estão repletas de desenhos, textos, aguarelas, listas de palavras, notas e conceitos para futuros projetos. Alguns diretamente relacionados com outros trabalhos, outras enigmáticas formas e referencias conceptuais à espera de serem decifradas.
 

quinta-feira, janeiro 10, 2013

Os Diários Gráficos

Há a tendência para os Diários Gráficos serem o suporte onde fazemos desenhos para mostrar aos outros como somos bons desenhadores. Talvez sejam os blogues os “responsáveis” por isso. “Vejam como desenhei tão bem isto” parecemos dizer quando “postamos”. Ora isto é o contrário, para mim, do que deve ser um Diário Gráfico: espaço de liberdade onde a ideia de erro não faz sentido. Veio-me isto à cabeça, ontem, quando estava a ouvir a Dilar no seu excelente trabalho de mestrado na FBAUL.
 

terça-feira, janeiro 08, 2013

Diários Gráficos no Campus

Hoje, pelas 17 horas, inaugura a exposição organizada pela Maria Celeste e cujo nome é “Sketchs no (do) Campus”. É de 8 de janeiro a 28 de fevereiro. Somos 6 desenhadores. No Monte da Caparica, na biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova. É fácil lá chegar: barco até Cacilhas, metro que para mesmo à porta. Ou de carro, rumo à Costa da Caparica e virar onde diz Monte da Caparica. Os meus três desenhos:
 

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Mosteiro de Tibães

No sábado, no Mosteiro de Tibães, a minha primeira proposta foi: registar vários tipos de coisas (objetos, pessoas, espaços,...), usando várias escalas e diversificando os materiais, as técnicas e os instrumentos. E acompanhar com escrita. Tudo na mesma dupla página.

 

terça-feira, janeiro 01, 2013

Mosteiro de Tibães

Vai ser no Mosteiro de Tibães, perto de Braga, local mágico e que foi restaurado há poucos anos, que vamos estar no próximo sábado, dia 5, para desenhar e falar do quão é importante o desenho feito em cadernos. Vejam aqui algumas informações.

 
Igreja de S.João de Souto e Casa dos Coimbra. Braga