sexta-feira, setembro 28, 2012

A Casa das Histórias

A Casa das Histórias, Museu Paula Rego em Cascais, é num edifício muito bem conseguido do arquiteto Eduardo Souto Moura. Nos dias 17 e 18, e 24 e 25 de novembro estão marcadas sessões de desenho à volta do Diário Gráfico com a minha coordenação: “O Diário Gráfico na Casa das Histórias”. 

Hoje, a partir das 18 horas no Pavilhão do Conhecimento, encontro para desenhar na “Noite Europeia dos Investigadores” onde se conciliará Ciência com Desporto. Muitos eventos interessantes para desenhar. Entrada gratuita.
 

quinta-feira, setembro 27, 2012

Le Mont St Michel

O Mont St Michel, castelo localizado numa espécie de ilha na Normandia, é uma visão, ao longe, algo misteriosa. Fui rebuscar este desenho, feito numa viagem que realizei há alguns anos, para ser usado na capa das actas do colóquio “Arte&Viagem”, que se irá realizar na FCSH/Universidade Nova de Lisboa, e na qual também participarei.
 

quarta-feira, setembro 26, 2012

Mouraria

No último domingo a crónica urbana da Alexandra Prado Coelho foi sobre o Grupo Desportivo da Mouraria que fica no antigo Palácio dos Távoras. Fui lá desenhá-lo no exterior e ainda o senhor Gomes na antiga cozinha transformada em bar. O desenho que não saiu foi este, feito na rua das Olarias ao fundo da travessa da nazaré onde fica o GDM.

Se quiserem aparecer vou, daqui a um bocado às 18h30, à Fnac do Colombo apresentar o livro da Maria João Castro "Notas de Viagem".

 

quinta-feira, setembro 20, 2012

Salema

Salema é uma pequena povoação, entre Lagos e Sagres, que nasceu devido à sua praia. Não é bonita nem feia.
 

quarta-feira, setembro 19, 2012

"A Viagem e o Diário Gráfico. 2ª parte"

Organizamos, eu e os Serviços Educativos do Museu Arqueológico do Carmo, a segunda parte do conjunto de Sessões de Desenho intitulada “A Viagem e o Diário Gráfico”. Aos sábados de 20 de outubro a 24 de novembro, das 10 às 13h. Com as seguintes formadoras: Mónica Cid, Rita Cortez Pinto, Margarida Boto, Rosário Félix, Catarina França e Guida Casella. Vejam o Programa e as condições.
 
Largo do Carmo. Entrada do Museu. (Imagem do cartaz de divulgação. Já repetida neste blog)

terça-feira, setembro 18, 2012

Vila Lisa

O Vila Lisa é um restaurante que fica na Mexilhoeira, perto de Portimão. Não tem indicação à porta, mas é fácil dar com ele. Não tem ementa, mas as várias iguarias e bebidas vão aparecendo na mesa. Não é barato, mas vale a pena. O blog Miss Blue & Mr Budget descreveu bem o ambiente da casa.
 

segunda-feira, setembro 17, 2012

Café Correia

Com muita pena minha não pude ir à manifestação do dia 15. Estava pelo Algarve. O Café Correia é um restaurante em Vila do Bispo. Um arroz de camarão regado com vinho Planalto e, para acabar, uma tarte de figo, amêndoa e alfarroba. Vale a pena ir lá de propósito.
 

quinta-feira, setembro 06, 2012

Santa Catarina

Percorri a Travessa de Santa Catarina. Primeiro desenhei a vista para a Rua da Hera (que é em escada)  e depois para a Rua do Sol a Santa Catarina. Duas ruas paralelas que têm vista para a Basílica da Estrela.
 

terça-feira, setembro 04, 2012

Análise Social

Colaborei no último número (o 203) da revista “Análise Social” do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É trimestral e sai desde 1963. No último capítulo lá vem: “Ensaio Visual. Praça Luís de Camões, 2012”. São 3 registos rápidos da praça feitos de 3 pontos de vista diferentes e com deslocações mínimas. A grafite. E a aparecer a capa e a contracapa do caderno Laloran.
 

segunda-feira, setembro 03, 2012

Mosteiro de Tibães

Já publiquei este desenho aqui aquando da edição do livro “O Diário Gráfico em Braga”. Desta vez é para divulgar um dia a desenhar, um dia denominado “Desenhar no Diário de Viagem no Mosteiro de Tibães”. Promovido pela Terra Firme, é no dia 20 de Outubro das 10 horas às 18, com almoço pelo meio. E que bem que se come no Mosteiro.

Atenção também à programação da Trienal de Desenho.
 
Vista exterior do Mosteiro de Tibães

sábado, setembro 01, 2012

Cacilhas/Almada

Fui acompanhar o Richard na sua preparação para o workshop em Cacilhas/Almada. Apanhámos o barco e, em Cacilhas, subimos até Almada velha. Antes de chegarmos à Casa da Cerca parámos nesta esquina e desenhámos.
 
Rua Henriques Nogueira