quinta-feira, maio 31, 2012

Coimbra

As minhas 4ªs feiras têm sido passadas em Coimbra. Sempre que podemos vamos desenhar para o centro da cidade. Já tenho uma boa colecção. Desta feita parámos em frente à igreja de S.Bartolomeu.

terça-feira, maio 29, 2012

Óbidos

Uma igreja transformada em Livraria. A mesma função: enriquecer o espírito. Fomos lá, eu, a Mónica e o Filipe, falar sobre desenho e em especial no Diário Gráfico, pois claro.

segunda-feira, maio 28, 2012

Desenhar os cheiros

“Oh filha, pela sua felicidade leva e não paga... são 9 euros! Oh menino! não quer nada?”. Fomos para o mercado do Bolhão desenhar o que víamos e escrever o que ouvíamos, cheirávamos e, eventualmente, saboreávamos.

Amanhã, dia 29 de maio às 18h30, próxima conferência no Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa, com Mário Cabeças, "Sob a influência de John Ruskin. Desenhos de viagem de Le Corbusier à Toscana em 1907". Interessantíssimo. A não perder. E gratuito. 


Mercado do Bolhão. Porto

sexta-feira, maio 25, 2012

Mosteiro de Alcobaça

Quando o "motivo" a desenhar é de um tamanho imenso uma solução é enquadrar uma parte ou fazer um pormenor. Foi o caso do Mosteiro de Alcobaça. Ainda por cima começou a chover e o tempo era escasso.
 

quarta-feira, maio 23, 2012

Viana do Castelo e Sintra

O Gil Eannes foi o navio hospital de apoio às campanhas do bacalhau. Agora, ancorado no porto de Viana do Castelo, é um museu desses memoráveis tempos e também uma pousada da juventude. Fizemos uma incursão para o desenhar e valeu a pena. 

"Desenhar no Diário de Viagem em Sintra" é o que a Terra Firme, empresa de formação, propõe para o dia 23 de junho, das 10 às 18 horas. Vejam aqui toda a informação.


Na cabine de comando

Vista da ponte de comando

Viana do Castelo

"Diário Gráfico do Modernismo Urbano Vianense": proposta para desenhar em Viana do Castelo.

Av dos Combatentes. Edifício Copy Viana

Na mesma avenida, ao fundo, edifício Casa Regional

segunda-feira, maio 21, 2012

Conferência

Conferência de Guida Casella no Museu Arqueológico do Carmo sob o título "Paisagem e Ruína. Desenhadores viajantes do século XIX" amanhã, 3ªfeira dia 22 de maio, às 18h30. Entrada gratuita.

Árvore gigante no Jardim Botânico em Coimbra onde à sua sombra se fez a conferência de imprensa dos organizadores do sketchcrawl.

quinta-feira, maio 17, 2012

Os Rat Swinger

Na Associação Bacalhoeiro na rua dos Bacalhoeiros com os Rat Swinger: no baixo João San Payo, nas violas João Leitão (a tocar cada vez melhor) e Ian Mucznik e ainda como convidado Luis Bastos no clarinete. Música que apetecia mesmo dançar.


terça-feira, maio 15, 2012

Jantar

Jantar no Ramiro. Com o Pedro, o João, o Richard, o Filipe, e a Ana e o Zé. E umas breves notas de uma conversa.

domingo, maio 13, 2012

Lerbd

Aturada reflexão de Pedro Moura, no seu blog "lerbd", sobre os livros "UrbanSketchers em Lisboa. Desenhado a cidade" (Quimera 2011) e "Diário Gráfico em Braga" (Fundação Bracara Augusta 2011). A ler com atenção.

Calçada do Combro, Lisboa, a partir da pequeníssima esplanada do restaurante Yummi. Aconselha-se as tostas de rosbife.

sexta-feira, maio 11, 2012

Porto

Começámos pelo Mercado do Bolhão. Estava a chover e o mercado tem muito por onde pegar.


quinta-feira, maio 10, 2012

Porto

No último dia fomos até à estação de S.Bento e concentramo-nos nas pessoas e no movimento.


terça-feira, maio 08, 2012

Desenhar Guimarães

A Nomad, empresa que organiza viagens para viajantes, isto é, viagens em pequenos grupos, com guia conhecedor do terreno e próxima das pessoas que habitam nos sítios, convidou-me para guia de uma viagem a Guimarães, Capital Europeia da Cultura. É em Junho, 3 dias a desenhar e chama-se “Desenhar Guimarães”.

No Alfa a caminho do Porto

segunda-feira, maio 07, 2012

"A Viagem e o Diário Gráfico" - conferências

É no dia 22 de Maio que se inicia o novo ciclo de conferências "A Viagem e o Diário Gráfico" no Museu Arqueológico do Carmo em Lisboa. É sempre às 3ªs feiras e às 18h30. E a entrada é gratuita. Pode ser visto o programa completo.

Largo do Carmo. Entrada do Museu.

domingo, maio 06, 2012

Punk's na rua da Prata

É nesta porta, na rua da Prata nº153, que está a loja de "vão de escada" (literalmente) Silver Stone. Na revista2 do jornal Público deste domingo, na secção Crónica Urbana, Alexandra Prado Coelho escreve, e eu ilustro, "Punk's Not Dead na Rua da Prata". Vão lá ver.