segunda-feira, abril 30, 2012

"O Desenho no Diário Gráfico"

Ida ao Porto para um pequeno curso "O Desenho do Diário Gráfico" na Faculdade de Belas Artes, antecedida por uma aula aberta sob o mesmo título.

sábado, abril 28, 2012

Escadinhas do Duque

Este espaço, no fim das Escadinhas do Duque, esteve "em obras" uma data de tempo. Recentemente apareceu com uma série de esplanadas onde apetece estar.

sexta-feira, abril 27, 2012

Café Tati

No Café Tati, ali ao Cais do Sodré, Guto Pires na guitarra, Kabun na percussão e Galissá no Korá. Música africana da Guiné-Bissau.

quarta-feira, abril 25, 2012

25 de Abril

"Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada...". No Seixal, no restaurante O Bispo a ouvir músicas do Zeca.

terça-feira, abril 24, 2012

Grândola

Tentei, nestes desenhos, transmitir o que eu gosto nas cidades alentejanas: uma tranquilidade de espírito.


segunda-feira, abril 23, 2012

Grândola

Sentámo-nos em frente ao Museu de Arte Sacra. E observámos: um triciclo eléctrico guiado por uma senhora, uma motorizada, uns senhores sentados a conversar, outros a passar e a fachada do museu.

sexta-feira, abril 20, 2012

Coimbra

A chuva estava a ameaçar e eu queria fazer estes desenhos. Demorei 12 minutos em cada um. A cor dei-a depois.

Rua da Couraça

Largo do Romal

terça-feira, abril 17, 2012

B.Leza

No novo espaço do B.leza, ali ao Cais do Sodré com vista para o rio e o Cristo-rei iluminado até à meia noite, os "Agência de Viagens" numa sessão de spoken words com Tiago Gomes na voz, Luís Aires no baixo e Zé Lencastre no saxofone. Poesia pura.

sexta-feira, abril 13, 2012

Vídeo "Um Desenhador do Quotidiano"

José Carlos Alfaro, editor do livro “Diários de Viagem. Desenhos do Quotidiano”, tem-se dedicado ultimamente à realização de pequenos filmes. Com a sua produtora "Bicho do Mato" e com meios reduzidos realizou o vídeo onde eu e esta minha actividade de desenhar quotidianamente são o assunto. Vejam aqui.

"As três Graças". 1967. Nikias Skapinakis. Exposição no CCB. A não perder.

quinta-feira, abril 12, 2012

Coimbra

No desenho de observação há uma seleção do que registamos. Este facto é muito nítido quando pretendemos representar uma paisagem. De uma parte de uma cidade, por exemplo. Como esta de Coimbra feita a partir do cimo das escadas que dão acesso à Universidade. 

No dia 19 o NuDA (Núcleo de Estudantes de Arquitectura) promove uma sessão de desenho, aberto a inscrições e para a qual fui convidado, onde vamos fazer um pequeno percurso pela cidade e que será o pretexto para desenharmos.

domingo, abril 08, 2012

Feira da Ladra

“Mágoas ao desbarato”, crónica de Alexandra Prado Coelho no jornal Público de hoje, sobre a feira da Ladra e fazendo lembrar a canção de Sérgio Godinho. Com dois desenhos meus.

sexta-feira, abril 06, 2012

Desenhar para nada

Nós, os desenhadores em cadernos, costumamos dizer que desenhamos para nada, sem nenhum objectivo à vista. É meia verdade, visto que muitas das vezes temos em mente o editar no blog. No entanto, no blog, editamos a seleção dos desenhos que fazemos. Hoje edito um daqueles desenhos que não seria selecionado. Um casal sentado numa pequena esplanada.

quarta-feira, abril 04, 2012

Campo de Ourique

No cruzamento da rua Tenente Ferreira Durão com a rua Coelho da Rocha.

segunda-feira, abril 02, 2012

Cais do Sodré

Um dos desenhos que foi publicado no suplemento 2 que sai aos domingos com o jornal Publico, já há umas semanas atrás. Feito logo a seguir ao de baixo e do mesmo sítio.