sexta-feira, julho 29, 2011

2ºSimpósio dos USK em Lisboa

Algumas personagens do simpósio: ao alto à esquerda o João Pinheiro, que veio fazer a reportagem, sobretudo desenhada, à direita, uma equipa da televisão, também em reportagem, em baixo à esquerda, Tia Boon Sim durante a sua comunicação e à direita Ruth Rosengarten, que está péssima no desenho, também a fazer a sua comunicação,

terça-feira, julho 26, 2011

2ºSimpósio dos USK em Lisboa

Para nós, aqui de Lisboa, o simpósio começou antes do início. Fomos buscar os convidados ao aeroporto. E nada melhor do que um aeroporto para um desenhador que gosta de desenhar pessoas. Há lá de todos os tipos. Mas todas elas com ar de estarem de passagem.

19 de Julho. 13 horas. Chegada de João Pinheiro, do Brasil, para fazer a reportagem desenhada. Já nos conheciamos há uns anos pela internet. Foi muito bom conhecê-lo pessoalmente.

20 de Julho. 8h40. À espera do Gabi. Já nos conheciamos de outros encontros.

segunda-feira, julho 25, 2011

2ºSimpósio dos USK em Lisboa

Enchemos a Faculdade de Belas Artes, e redondezas, de pessoas ávidas por desenhar. Foi bom. No dia anterior a jornalista Teresa Abecasis fez esta reportagem. O desenho foi acabado posteriormente.

terça-feira, julho 19, 2011

Porto

Mais desenhos feitos no Porto durante o tal curso.

Na entrada do Metro da estação Heroísmo. Dei cor a uma das formandas que estavam em primeiro plano.

No jardim de S.Lázaro. Árvores, em círculo, à volta de uma canteiro com um repuxo.

segunda-feira, julho 18, 2011

Porto

Passei uns dias no Porto a incutir num grupo de professores o hábito de desenhar diariamente. Alguns já o tinham tido e perderam-no. Pedi ajuda a outros dois desenhadores: Mário Bismarck e Natacha Antão. Penso que o resultado foi positivo. No 1ºdia desenhei este monumento: um urinol público. A pintura dos carros e do chão foi feita com a tinta de flores e folhas.

sexta-feira, julho 15, 2011

Breve passagem por Madrid

Madrid fervilha nas ruas. As pessoas estão nas praças, nas ruas, nas esquinas a conversar. Há uma multidão que parece querer mudar alguma coisa.

Praça Lavapiés. Depois de almoçar num restaurante indiano, sentei-me a observar as pessoas.

Fui cedo para o aeroporto.

quarta-feira, julho 13, 2011

Teruel

São sempre muito gratificantes as idas ao encontro “De Vuelta com el Cuaderno”. Organizados por Clara Marta, professora de desenho no curso de Design em Saragoça, este ano aconteceu em Teruel, cidade entre Madrid e Valência. No primeiro ano fui convidado, este ano fui como participante. E é sempre muito estimulante desenhar ao lado de outras pessoas e ouvir as suas experiências.

Catedral. À noite

Ida a Dinópolis (Museu de dinossauros)

Percurso do albergue, onde estava hospedado, e o Museu, onde decorreram as comunicações.

terça-feira, julho 12, 2011

Clube de Desenho

Sob o céu londrino do Porto, com a Sofia, o Carlos e um polícia gordo em primeiro plano, na praça Carlos Alberto. Foi uma sessão de desenho no Clube de Desenho.