domingo, novembro 28, 2010

sexta-feira, novembro 26, 2010

Colecção de Diários de Viagem

Lançamento no dia 7 de Dezembro na livraria Ler Devagar pelas 21h30. Apareçam

São os primeiros dois números de uma colecção denominada "diariografico". Dimensões da capa: 14,5x20,5 cm. 192 páginas. Bilingue português-inglês. Esperamos que tenha continuidade. À venda no site da editora e nas livrarias.

Número 1: “Diário de Viagem em Cabo-Verde”.
Autor de desenhos e texto: Eduardo Salavisa. Ensaio de Ruth Rosengarten.
Texto na contracapa: Estes desenhos foram feitos num caderno, durante nove semanas, onde visitei as nove ilhas (habitadas) que constituem o arquipélago de Cabo-Verde. Todos eles me recordam, de uma maneira muito intensa, os momentos que passei.

Número dois: “Diário de Viagem em Lisboa”
Autores de desenhos e textos: Eduardo Salavisa, Filipe Leal de Faria, João Catarino, José Louro, Pedro Cabral, Pedro Fernandes e Richard Câmara. Ensaio de João Seixas.
Texto na contracapa: Projecto colectivo de sete desenhadores, de áreas profissionais diversas, que registam a cidade de Lisboa graficamente, percorrendo-a em sete percursos distintos: de uma periferia (uma das entradas) a uma das (míticas) colinas. Cada desenhador seleccionou dez desenhos, de um percurso delineado pelo próprio, dos muitos que fez ao longo do ano. Sem limitações de técnicas ou materiais. A única imposição foi o suporte ser um caderno com as dimensões deste livro: 14x20 cm.

quarta-feira, novembro 24, 2010

Bienal de Clermont Ferrand

Uma das coisas a fazer durante a Bienal, além de responder às questões dos visitantes, era desenhar outros autores (imagem de cima). Mas, quase no fim, aconteceu uma espécie de jamsession de desenho: um dos autores (Lolmède) posou para quem quisesse desenhá-lo. Juntaram-se logo vários. Um deles foi, inevitavelmente, Lapin (ver foto). Mas a Bienal estava mesma a fechar e o meu desenho ficou a meio.



segunda-feira, novembro 22, 2010

Bienal de Clermont Ferrand

A Bienal de Clermont Ferrand é um mundo imenso de desenhadores e de gente ávida de desenho. E ainda os professores com os seus alunos. Deixei três cadernos fora das vitrinas para poderem ser manipulados e ... sobreviveram.




Alunos sentados no chão a desenhar furiosamente


Aeroporto de Genebra à volta

domingo, novembro 21, 2010

Rui Horta Pereira

“De caçador de ideias a angariador de espontaneidade” é como Rui Horta Pereira, novo autor que colabora no site www.diariografico.com, define os seus cadernos.

quarta-feira, novembro 17, 2010

Almada / Clermont-Ferrand

Em Janeiro vai haver a exposição “Diários Gráficos em Almada”. Munido de um caderno Laloran, lá fomos fazer alguns desenhos do sítio. Começámos por Cacilhas, subimos no metro até ao centro e acabámos na parte velha.

Vou apanhar o avião para participar na bienal de Clermont-Ferrand. Até 2ªfeira.


segunda-feira, novembro 15, 2010

Lg. S.Domingos

O Largo de S.Domingos é um espaço de Lisboa muito particular. É um local de encontro e de conversa.

sábado, novembro 13, 2010

Diários de Viagem

O Nuno e o Miguel, impressor de offset e o seu ajudante, fazem uma boa equipa. São grandes profissionais do ofício. Os livros “Diários de Viagem” (o de Cabo-Verde e o de Lisboa) estão impressos. Falta pô-los à venda. O lançamento ainda não está marcado.

quinta-feira, novembro 11, 2010

Rua do Século

Sentámo-nos num café da rua do Século que dá para o largo onde havia as Manobras de Maio. Enquanto ela traduzia eu desenhava.

segunda-feira, novembro 08, 2010

Espera no aeroporto

Fui esperar o Gabi ao aeroporto. Demorou o tempo de dois desenhos.


sexta-feira, novembro 05, 2010

"Diário de Viagem em Cabo-Verde"

Lançamento do livro “Diário de Viagem em Cabo-Verde”. Uma espécie de fac-simile, com 78 desenhos e um texto meus e um ensaio sobre este tipo de desenho de Ruth Rosengarten. Em data a anunciar, mas ainda este mês.

Cada senhora pega no alguidar de sua maneira

terça-feira, novembro 02, 2010

Porto - Foz

É sempre um prazer ir ao Porto.

Rua de Raúl Brandão. Zona antiga da Foz
Visitem o blogue LALORAN (termo timorense cujo significado desconheço) e encomendem os vossos cadernos para desenhar