sábado, Dezembro 26, 2009

Contra o consumismo

Há algumas maneiras de contornarmos o consumismo que cada vez mais nos assalta no Natal. Há uns tempos vi uma exposição de Gerard Richter, na Telefónica de Madrid, que constava de fotografias banais com uma intervenção a tinta, feita a espátula, por cima. Resolveu-me o problema para este ano. Fiz algumas impressões de desenhos em papel brilhante (15x10 cm) e pintei por cima a acrílico, com pincel, algumas formas. Dois exemplos em baixo. Até para o ano.


domingo, Dezembro 20, 2009

I'm an urban sketcher

O blog Urban Sketcher deu origem à Associação sem fins lucrativos com o mesmo nome. Registada a 6 de Dezembro, tem como fundador e Presidente Gabi Campanario (Seattle. USA) e Vice-presidente Simonetta Capecchi (Nápoles. Itália). Com dezanove membros iniciais (a que tenho a honra de pertencer) de vários países e continentes, tem como objectivos incentivar a prática do desenho “in loco”.

Um novo logo foi desenhado pelo designer italiano Franco Lancio. Simbolicamente remete para uma janela e os diversos pontos de vistas dum desenhador ("The logo shows a sketchbook with random windows to watch through. They are a symbol of the mess of a city and the sketchers' different points of view”). Apesar da demasiada conotação com a marca Moleskine, gosto pela sua simplicidade e possibilidade de adaptação.


Dois auto-retratos com a camisola USK, onde se pode ver o novo logotipo (camisola imaginada. O logotipo está com uma dimensão exagerada)

sexta-feira, Dezembro 18, 2009

Ensinar a desenhar

Mais do que ensinar a desenhar, coisa onde tenho muitas dúvidas, penso que o importante é transmitir o gosto por fazê-lo. Para termos vontade de desenhar muito e cada vez melhor. Daí o Diário Gráfico. E os pequenos cursos que tenho vindo a leccionar. O próximo em Janeiro, na Nextart.
__________________________
O livro "Diários de Viagem. Desenhos do quotidiano" já está à venda em todas as livrarias. Ou pelo menos pode ser pedido.


Grupos de alunas a desenhar, no Jardim da Estrela, no seu Diário Gráfico

quinta-feira, Dezembro 17, 2009

A outra banda

Atravessar o rio de barco e passear à beira Tejo, em Cacilhas, a ver Lisboa do outro lado é muito agradável. Mas para quando a valorização daquele espaço fabuloso?

terça-feira, Dezembro 15, 2009

Esplanadas

Finalmente as esplanadas têm aumentado em Lisboa. Penso que muitas delas só apareceram devido à nova lei do tabaco. Seja pelo que for é agradável estar na do Largo Camões. E desenhar o que está em frente.

domingo, Dezembro 13, 2009

Anos 70

Uma das comissárias, Raquel Henriques da Silva, a explicar-nos tintim por tintim todas as opções que tomaram na concepção da exposição “Anos 70” a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian.

sexta-feira, Dezembro 11, 2009

88 anos

Esta senhora fez 88 anos. É a minha mãe. Aqui estava entre o ver televisão e dormir. Ainda não lhe mostrei o desenho porque vai dizer que não está parecida. E não está.

quinta-feira, Dezembro 10, 2009

Lapin à Ramatuelle

O meu amigo Lapin, francês de Saint Malo a viver em Barcelona, editou um novo livro: “Lapin à Ramatuelle”. Lindíssimo. Uma réplica do caderno original que fez na sua estadia nesta pequena aldeia francesa situada na Provença-Alpes. Já tinha editado o ano passado outro livro, no mesmo formato, “Expediciones de Lapin”.
_________________________
Por falar em livros. O livro "Diários de Viagem. Desenhos do quotidiano" pode ser encontrado em qualquer loja da Fnac.

quarta-feira, Dezembro 09, 2009

Jantar chinês

Já responderam ao desafio do USK Portugal? Desenhar uma refeição. Eu já. Com este mesmo desenho. Foi no meu restaurante chinês favorito. Eu não sou grande adepto da comida chinesa, mas este é diferente. E a prova é que está sempre cheio de famílias chinesas.

segunda-feira, Dezembro 07, 2009

Pataniscas

Nos favoritos ali ao lado estão dois novos blogues que são de realçar: um é o “Desenhos em cadernos”. Criado por Luis Ançã, pintor e professor em Reguengos, que criou um blog com desenhos dos seus alunos do 9ºano.
_________________________
O outro é a passagem do blog “Colectivos de Diários Gráficos” para o “UrbanSketchers Portugal”. Uma iniciativa de Mário Linhares e que Gabi Campanario, guru dos USK, apadrinhou (não é a palavra apropriada, mas é a única que me ocorre). O desenho de Luis Ançã vem a propósito por causa do desafio que este blog lança esta semana: o desenhar uma das refeições do dia 8. Participem.

sexta-feira, Dezembro 04, 2009

Lg do Rato-J. Príncipe Real

Fazer alguns registos significativos do percurso desde o Largo do Rato até ao Jardim Príncipe Real. Em duas sessões. Ainda não vi o que os alunos fizeram, mas para a semana vou digitalizá-los. Depois mostro.

À esquerda a Procuradoria Geral da República

A Basílica da Estrela lá ao fundo vista da rua Arco de S.Mamede

Na esquina da rua da Imprensa Nacional. À esquerda o Museu de História Natural e à direita a pastelaria Cister

Vista a partir da esquina do Jardim do Príncipe Real, onde está um novo (velho) quiosque a funcionar

quinta-feira, Dezembro 03, 2009

Costa alentejana 2

A praia da Arrifana, a do Monte Clérigo e a da Amoreira, perto de Aljezur, continuam das melhores praias que conheço. A primeira foi tomada pela seita do surf. Não tenho nada contra, mas que está diferente está.


quarta-feira, Dezembro 02, 2009

Costa alentejana 1

Havia um burro, muito simpático e sempre disponível para levar umas festas, um porco, fruto do cruzamento entre um javali com um porco preto e dois (ou seriam três?) cães que não consegui desenhar.


terça-feira, Dezembro 01, 2009

Costa alentejana

Para um lisboeta tudo o que fica na costa atlântica virada a oeste é Alentejo. Nesta casa, perto de Aljezur, à entrada do Algarve, os dias passam tranquilamente. O Riscas, em primeiro plano, dá os bons dias.

Casa Muxima