O não caderno tem todas as vantagens. Menos uma que anula todas as outras: não é aquele objecto único que nos transporta para o momento em que fizemos aquele desenho. Como quando fiz a travessia da cidade da Praia para o Mindelo, faz agora três anos. Depois de uma noite mal dormida no chão, entrei no convés e deparei com a ilha de S.Nicolau, ali sozinha no meio do Atlântico.
Mostrar mensagens com a etiqueta Cabo-Verde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cabo-Verde. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, abril 02, 2009
quinta-feira, outubro 23, 2008
A Filosofia e a Paisagem
Depois de subir a pé desde a Vila da Ribeira Brava, na ilha de S.Nicolau, até ao monte mais alto da ilha, sentei-me a desenhar esta paisagem e a reflectir sobre o que era mais importante neste tipo de registo.
Não percam o Seminário “A Filosofia e a Paisagem” na Faculdade de Letras de Lisboa.
Não percam o Seminário “A Filosofia e a Paisagem” na Faculdade de Letras de Lisboa.
Monte Gordo. Ilha de S.Nicolau. Cabo-Verde. Abril 2006
Etiquetas:
Cabo-Verde
terça-feira, julho 22, 2008
Outros lugares
Ainda há certos lugares onde a “civilização” não chegou. A luz eléctrica às dez da noite desaparece. Os carros param para dar boleia. As pessoas são afectuosas naturalmente. O tempo passa devagar. Só o vento parece que quer empurrar tudo.
Ilha do Maio. Cabo-Verde. Março 2006
Etiquetas:
Cabo-Verde
sexta-feira, março 21, 2008
Nostalgia
Quando se viaja, especialmente por períodos longos e sozinho, assalta-nos, por vezes, uma grande nostalgia. Ao rever este desenho recordei este fim de tarde em São Filipe. Enquanto o sol se punha viam-se pequenos barcos de pescadores e, ao longe, a ilha Brava.
São Filipe. Ilha do Fogo. 2006
Etiquetas:
Cabo-Verde
terça-feira, março 18, 2008
Personagens 16
O senhor Viriato, com os seus 82 anos, continua a frequentar a taberna do Ramiro e a cantar e a beber com os outros. O Zé tentou ensinar-me a letra duma canção em crioulo. Cá fora passeavam umas cabrinhas.
Etiquetas:
Cabo-Verde,
Personagens
domingo, março 16, 2008
Personagens 15
Na tasca do Ramiro (no violino) ouvia-se música durante todo o dia e noite. Os músicos revezavam-se. Bebia-se vinho e queijo da ilha. O Zé (no cavaquinho) é da família Montrond. Aristocrata exilado francês que deixou grande descendência naquela povoação. Para grande desconsolo do grupo não deixei este desenho, mas prometi (e fiz) enviar fotocópias para todos quando regressasse.
Chã das Caldeiras. Ilha do Fogo. Março 2006
Etiquetas:
Cabo-Verde,
Personagens
sexta-feira, março 14, 2008
Cabo-Verde 1
Quando me perguntam que ilha gostei mais, quando andei por Cabo-Verde, não sei responder. São todas difíceis e fáceis de gostar. Mas é certo que ficamos a pensar nelas para sempre.
Ilha do Fogo. Chã das Caldeiras. À direita pode ver-se o hotel do francês, onde fiquei instalado
quinta-feira, março 06, 2008
Personagens 14
O senhor Bernardo, motorista de táxi no Mindelo que ficou meu amigo enquanto andei por lá, quando fui apanhar o avião para a ilha da Boavista, saiu-se com esta: “Eu e a bebida não somos colegas. Ela é mais forte que eu”.
Aeroporto do Mindelo. Abril 2006
Etiquetas:
Cabo-Verde,
Personagens
terça-feira, março 04, 2008
Pássaros
Não sei como se chamam estes pássaros. Na altura disseram-me mas como não escrevi, esqueci-me. Mas eu e eles éramos os únicos naquela praia.
Praia da Ponta Preta. Ilha do Maio. Cabo-Verde. Março 2006
Etiquetas:
Cabo-Verde
terça-feira, fevereiro 19, 2008
Animais 2
Na praia do Tarrafal da ilha de Santiago (há outras cidades com este nome noutras ilhas), perto do antigo (vergonhoso) campo de concentração, os cães estendem-se preguiçosamente, como a pedirem para serem desenhados.
Tarrafal. Cabo-Verde. Março 2006
Etiquetas:
Animais,
Cabo-Verde
sábado, janeiro 26, 2008
Personagens 13
Nos dias em que estive na vila do Tarrafal jantei algumas vezes num restaurante cujo proprietário era francês. As refeições acabavam sempre em conversas nostálgicas mas muito interessantes. E eram sempre acompanhadas com o vinho branco da ilha do Fogo.
Tarrafal. Março 2006
Etiquetas:
Cabo-Verde,
Personagens
quinta-feira, janeiro 24, 2008
Personagens 12
Enquanto esperamos no cais de embarque, em Cabo-Verde, podemos assistir a um desfile de personagens. Os que vão partir e os que se despedem. A espera transforma-se numa festa.
Março 2006
Etiquetas:
Cabo-Verde,
Personagens
terça-feira, janeiro 22, 2008
Personagens 11
Em Cabo-Verde nas travessias de barco entre as ilhas, na maior parte dos casos, são dada primazia às mercadorias. Dizem-nos para estarmos no cais às 21 horas, por exemplo, e o barco parte à uma da manhã. Temos que esperar que a mercadoria fique toda arrumada. Estas três senhoras para passar o tempo iam vendo a telenovela por uma das escotilhas do barco.
Cais da cidade da Praia. Fevereiro 2006
Etiquetas:
Cabo-Verde,
Personagens
quarta-feira, dezembro 12, 2007
Desenhar à mesa 1
Na festa do Calejão as pessoas andam de casa em casa onde os anfitriões oferecem de comer e de beber. Começámos pela casa do Bila.
Ilha de S.Nicolau. Cabo-Verde
Etiquetas:
Cabo-Verde,
Desenho à mesa
terça-feira, dezembro 11, 2007
Desenho à mesa
Desenhar um grupo à mesa é um problema (para mim). Enquanto desenhamos, as expectativas aumentam, as pessoas tendem a ficar distorcidas e a não caberem na folha. É muito frustrante.
Quando estive na vila da Ribeira Brava, na ilha de S.Nicolau, jantava normalmente à mesa do dono do hotel, senhor Manuel, com mais três hóspedes de outra ilha e que estavam lá a trabalhar temporariamente. Quando souberam que eu desenhava pediram-me para o fazer enquanto jantávamos. Foi embaraçoso.

Pensão Santo António. Vila da Ribeira Brava. S.Nicolau. Cabo-Verde
Quando estive na vila da Ribeira Brava, na ilha de S.Nicolau, jantava normalmente à mesa do dono do hotel, senhor Manuel, com mais três hóspedes de outra ilha e que estavam lá a trabalhar temporariamente. Quando souberam que eu desenhava pediram-me para o fazer enquanto jantávamos. Foi embaraçoso.
Pensão Santo António. Vila da Ribeira Brava. S.Nicolau. Cabo-Verde
Etiquetas:
Cabo-Verde,
Desenho à mesa
sexta-feira, novembro 23, 2007
On the Road 5
Quem andou por África conhece estes táxis colectivos, onde cabe sempre mais um. Quando estive em Cabo-Verde, o ano passado, sentava-me no banco de trás do lado direito para poder observar e desenhar.
Amanhã, Sábado dia 24 de Novembro, pelas 17 horas, na Av da Liberdade nº211-1ºD, onde decorre a Exposição “ON THE ROAD REMEMBERING JACK KEROUAC”, haverá leituras de textos da Beat Generation, lidos por Joana Craveiro, encenadora e actriz, Victor d’Andrade, actor e Richard Zenith, poeta. Apareçam.
Amanhã, Sábado dia 24 de Novembro, pelas 17 horas, na Av da Liberdade nº211-1ºD, onde decorre a Exposição “ON THE ROAD REMEMBERING JACK KEROUAC”, haverá leituras de textos da Beat Generation, lidos por Joana Craveiro, encenadora e actriz, Victor d’Andrade, actor e Richard Zenith, poeta. Apareçam.
Etiquetas:
Cabo-Verde,
on the road
sexta-feira, novembro 09, 2007
On the Road 4
Este desenho tem muitos ingredientes dum desenho de viagem. Dois viajantes, um autóctone e outro estrangeiro. Este mais vestido à turista. Aparentemente despedem-se das pessoas que partem num táxi (colectivo), a abarrotar de malas.
Hoje inaugura-se a exposição intitulada: "Project On the Road: remembering Kerouac", na Av da Liberdade 211-1ºandar. Das 22 horas até às tantas. Por mim, para variar, vou mostrar 8 Diários Gráficos. Ainda estou a escolhê-los.
Partida de barco de Porto Novo (ilha de Santo Antão) para Mindelo (ilha de São Vicente). Abril 2006
Etiquetas:
Cabo-Verde,
on the road
quinta-feira, novembro 08, 2007
On the Road 3
Esta carrinha, que os cabo-verdianos chamam de Hiace independentemente da sua marca, é um táxi colectivo. Serve para médias e grandes distâncias. Cada viagem é uma aventura, por vezes difícil de chegar ao fim.
Este desenho é dos que “cheiram” a viagem.
Este desenho é dos que “cheiram” a viagem.
Percurso Praia-Tarrafal
Etiquetas:
Cabo-Verde,
on the road
quarta-feira, novembro 07, 2007
On the Road 2
Os desenhos anteriores têm alguns indícios de serem executados em viagem: uma mala, um saco feito de lençóis e pessoas a dormirem vestidas e em más condições. Este, abaixo, com a ilha de S.Vicente e a cidade de Mindelo à vista, além de um pormenor do barco em primeiro plano, mostram claramente uma viagem.
Chegada ao Mindelo
Etiquetas:
Cabo-Verde,
on the road
terça-feira, novembro 06, 2007
On the Road 1
A inauguração é dia 9, 6ªfeira, às 22 horas
O que faz com que alguns desenhos sejam característicos de viagem? O que faz com que os desenhos abaixo evoquem uma viagem? Ou não?
Percurso cidade da Praia-Mindelo
Etiquetas:
Cabo-Verde,
on the road
Subscrever:
Mensagens (Atom)

