domingo, fevereiro 28, 2016

No aeroporto

Estava eu à espera, no aeroporto, da Patrizia Torres, quando ela apareceu de repente. Fiquei a meio do desenho daquele senhor que estava a falar ao telemóvel.



sexta-feira, fevereiro 26, 2016

Big Band Junior

Antes das "Conversas a dois" no Museu Arpad-Vieira (ontem Emília Ferreira conversou com Sofia Areal e é sempre na última quinta feira do mês), a Big Band Junior comemorou os 50 anos do programa "5 minutos de jazz" com a presença do seu autor: Zé Duarte. Óptimo fim de tarde.


quarta-feira, fevereiro 24, 2016

A cozinha do Ritz

As cozinhas são lugares de muito movimento e de pessoas muito atarefadas. Os cozinheiros não paravam. As suas acções não se repetiam. Havia ali uma espécie de dança mas onde os passos não se repetiam. E isso tornou tudo mais difícil.



terça-feira, fevereiro 23, 2016

Hotel Ritz

Era muita informação. Resolvi sentar-me em 3 sítios diferentes e desenhá-los. Como se não houvesse pessoas. Ficou um pouco confuso. Tentei com a cor definir melhor os espaços.




segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Na Casa Atelier com José María Sánchez

Mais uma vez não segui a proposta do formador. Quando me sentei naquela pequena esplanada esta senhora prendeu-me a atenção. Falava ao telefone como se estivesse na sua sala de estar a beber chá com a sua melhor amiga.


quinta-feira, fevereiro 18, 2016

Outros botões no blog

Neste blog só publico, quase exclusivamente, desenhos feitos em cadernos – o chamado Diário Gráfico ou de Viagem. São desenhos meus ou de outros autores. Esta prática, de desenhar em cadernos, trouxe outro tipo de actividades, que eu achei importante trazê-las também para este blog (ver botões em cima): Textos (alguns) meus publicados sobre este tipo de desenho; Oficinas e/ou conferencias (uma selecção) onde não ensino a desenhar mas incentivo as pessoas a fazê-lo; Exposições de cadernos, individuais ou com vários autores, que organizei e onde participo; Viagens (algumas), que são o espaço próprio para este tipo de desenho. E ainda os Livros, os que tenho em casa, mas só aqueles, de um só autor e que simulam um próprio Diário de Viagem ou de vários autores e que mostram páginas integrais de cadernos. Ainda falta organizar, e criar um botão, das cidades onde desenhei.

Desenho de personagens. Experiências com mancha e linha

terça-feira, fevereiro 16, 2016

O mesmo problema, duas soluções

Para mim, que fazer um desenho é como resolver um problema (os problemas dão gozo a resolver), gosto de ver desenhos feitos a partir do mesmo ponto de observação. Ver como cada um resolveu aquela questão. Por vezes dou por mim a pensar: “Como é que não me lembrei de fazer assim?...” Em baixo dois desenhos feitos a partir exactamente do mesmo ponto: da janela de minha casa. O de cima do José María Sanchez (que vai este fim de semana à Casa-Atelier) e o de baixo é meu.



domingo, fevereiro 14, 2016

Na Casa Atelier com Sofia Barreira

Na Casa Atelier no sábado passado. Os dois primeiros a partir das propostas da Sofia Barreira e os dois últimos nos intervalos dessas propostas.





segunda-feira, fevereiro 08, 2016

Regresso a Braga

Conheço bem Braga. Já lá estive durante uns dias, há uns anos, a desenhá-la. Andei por lá só com essa tarefa: desenhar. Os desenhos foram compilados num livro. Regressei agora para ir falar com os alunos da escola Carlos Amarante. E, de manhã, antes de apanhar o comboio, regressei aos mesmos sítios.



quarta-feira, fevereiro 03, 2016

IPO

Outra ida ao IPO. Desta vez aos quartos onde estão as pessoas que tiveram, ou que estão à espera, dum transplante da medula. Optei por desenhar um quarto sem ninguém e a sala que tem janelas para esses quartos.



segunda-feira, fevereiro 01, 2016

Museu da Electricidade

Três horas, três propostas (só da parte da manhã): desenho cego, aplicar primeiro manchas de tinta e depois linhas e distinguir 3 planos, simplificando as formas.