Carlos Gaspar, um estudante de Pintura, faz-nos companhia a partir de agora no site www.diariografico.com: "Sou um desenhador compulsivo, talvez por isso os meus desenhos sejam no geral desprovidos de efeitos ou cor. Pois nesse caso o compromisso é maior e eu não quero compromissos com diários"
sexta-feira, janeiro 30, 2009
quinta-feira, janeiro 29, 2009
Jerónimos
Durante muitos anos, os anos da minha infância, este espaço assustava-me. Agora vejo-o com os olhos dum desenhador, que observa os volumes e a sua relação com a luz.
Mosteiro dos Jerónimos (interior da nave principal)
quarta-feira, janeiro 28, 2009
Elevador de Santa Justa. Lisboa
O Nuno é um rapaz cheio de qualidades, mas não consigo convencê-lo que para melhorar o seu desenho tem muito trabalho pela frente.
Para ver mais é aqui.
Nuno Campelo. Aluno do 11ºano
segunda-feira, janeiro 26, 2009
Mouraria
A Mouraria é um bairro muito mal tratado. Bairro com muita história e tradição. Podia ser um sítio bom para viver. Eu pelo menos gosto da ideia de viver num bairro que parece uma aldeia.
No site UrbanSketchers coloquei as mesmas imagens, mas com esta legenda:
Durante muitos anos os árabes viveram pacificamente em Lisboa. Há ainda bairros que conservam nomes que lembram esses tempos, como Alfama (nome de origem árabe) e Mouraria (de Mouro ou Árabe).
Rua da Farinha
Largo de S.Cristóvão
Largo da Achada
No site UrbanSketchers coloquei as mesmas imagens, mas com esta legenda:
Durante muitos anos os árabes viveram pacificamente em Lisboa. Há ainda bairros que conservam nomes que lembram esses tempos, como Alfama (nome de origem árabe) e Mouraria (de Mouro ou Árabe).
Rua da Farinha
Largo de S.Cristóvão
Largo da Achada
sexta-feira, janeiro 23, 2009
Ainda o Sketchcrawl
Os desenhos de hoje deviam ter sido editado há quase 15 dias, quando eu, o Zé, o Pedro, a Cláudia, o Filipe (não tem blog) e a Helena nos encontrámos para fazer uma espécie de Sketchcrawl ali para os lados das Docas em Alcântara. Acabei por os editar no UrbanSketchers (os dois últimos) e os restantes, já não sei porquê, tinham ficado na gaveta.
quinta-feira, janeiro 22, 2009
Perspectiva
Este pequeno prédio cor-de-rosa faz esquina da rua S.Bernardo com a av. Álvares Cabral. Passo lá quase todos os dias e sempre me apeteceu desenhá-lo. Foi o objecto escolhido para o trabalho em curso: perspectiva com dois pontos de fuga.
Registo rápido em baixo. Pintado e não pintado. Ganhou alguma coisa com a cor?
quarta-feira, janeiro 21, 2009
Lisboa-Viseu-Lisboa
A semana passada fui à escola da Teresa, à Secundária Alves Martins em Viseu. Ir e vir no mesmo dia é cansativo mas também é agradável saber que estão com expectativa da nossa visita.
segunda-feira, janeiro 19, 2009
Jardim do Principe Real
No seguimento do “workshop um” encontrámo-nos no jardim do Príncipe Real com o grande objectivo de desenhar e, cada um levou um farnel, fazer um picnic. Apareceu a Ana, a Cláudia, a Vânia (a grande organizadora), a Olga (acho que não tem blog) e eu. Havia a feira biológica. O cão malhado do segundo desenho tinha o nome de Egas. Os três últimos desenhos foram editados também no UrbanSketchers.
sexta-feira, janeiro 16, 2009
Do passeio
No mesmo local, com vista levemente mais para a direita e feito do passeio. E à noite (veja-se a lua cheia). Helena: não foi a teu pedido porque já estava feito. Se fosse aparecia mais a escola.
Av. Alvares Cabral. Lisboa
quinta-feira, janeiro 15, 2009
terça-feira, janeiro 13, 2009
Jardim das Amoreiras
Passagem pelo jardim depois do almoço. Não tive tempo de entrar no Museu Vieira da Silva para ver a exposição de Torres Garcia, também ele um diarista gráfico (vi os seus cadernos em Montevideu). Tenho que lá voltar.
Jardim das Amoreiras. Lisboa. Janeiro 2009
segunda-feira, janeiro 12, 2009
Um almoço e um jantar
Umas sardinhas fritas com arroz de grelos num restaurante/tasca perto do jardim das Amoreiras. Há quem desenhe com a mão esquerda enquanto come, mas não é o meu caso.
Este bife da Portugália já o publiquei há uns tempos no UrbanSketchers.
domingo, janeiro 11, 2009
Cais das Colunas 1
Mais um contributo para matar as saudades. E a água chega mesmo às escadas.
Cais das Colunas. Lisboa
sexta-feira, janeiro 09, 2009
Workshop dois
2ºdia do 2ºworkshop na Escola de Belas Artes. Diz-se “não tenho jeito para desenhar” mas ninguém diz “não tenho jeito para fazer colagens”. Então, toca a fazê-las.
quinta-feira, janeiro 08, 2009
Diários Gráficos de escolas
De Ponta Delgada, Açores, da escola secundária Antero de Quental, a professora Alexandra Baptista enviou-nos alguns exemplos de desenhos em cadernos feitos pelos seus alunos. Na 1ªpágina do www.diariografico.com está um e aqui estão mais alguns.
João Viveiros. 11ºano. Esc. Sec. Antero de Quental. Ponta Delgada
quarta-feira, janeiro 07, 2009
Outros blogues
Um belo blogue o "Sketches" construido totalmente pelo Tomás e pela Rita.
Tomás Villar. 11ºano. Esc. Sec. Pedro Nunes. Lisboa
Rita Mata. 11ºano. Esc. Sec. Pedro Nunes. Lisboa
domingo, janeiro 04, 2009
Cais das Colunas
É obrigatório desenhar o Cais das Colunas antes que elas desapareçam outra vez. Sabemos que os desenhos podem ser manipulados, mas as gaivotas estavam mesmo poisadas nas colunas.
Janeiro 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)