sábado, outubro 24, 2009

José Pedro Cavalheiro. Cadernos de trabalho 1

José Pedro Cavalheiro, conhecido no meio como ZEPE, realizador e professor universitário na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, também ele usa, por vezes, o caderno para o seu trabalho criativo de animação.

sexta-feira, outubro 23, 2009

José Miguel Ribeiro. Cadernos de trabalho

José Miguel Ribeiro. Sabia que tinha uns belos Diários Gráficos, já me tinham dito, mas nunca os tinha visto. A pretexto da exposição em Lagos, procurei-o. São quatro os cadernos que vão ser mostrados. São o embrião de alguns dos muitos filmes de animação que já fez.

quarta-feira, outubro 21, 2009

"Diários Gráficos. Desenho em cadernos"

Tenho desenhado pouco por uma razão: por causa da exposição que vai ser inaugurada no dia 31 de Outubro em Lagos, que vai estar aberta até ao fim do ano e depois vai até Torres Vedras, abrindo a 9 de Janeiro até ao fim do mês. Participam 33 autores, entre autores do dia-a-dia, científicos e os que se servem do caderno para trabalhos criativos.

Aqui vai a fotografia, feita por André Carvalho, que serviu para o convite e para o catálogo desenhados por Pedro Farelo. Se os quiserem ver em pormenor, espreitem aqui o convite e aqui o catálogo.

domingo, outubro 18, 2009

Modelos

Tenho desenhado muito pouco ultimamente. Limito-me a desenhar os alunos enquanto estão a servir de modelo para os outros.

sexta-feira, outubro 16, 2009

Flag do USK

Neste blog só entram desenhos feitos em cadernos. Os meus favoritos, aqui ao lado, também. Abro uma excepção: com uma foto tirada pela Antónia Santolaya quando desenhava a ex-estação de comboios e futuro hotel de luxo, em Canfranc-Pirinéus. O desenho já o publiquei aqui. O Gabi teve a gentileza de o pôr no cabeçalho (flag) do Urban Sketchers.

terça-feira, outubro 13, 2009

Saldanha-Metro

O Desenho é o nosso entendimento a fixar o instante”. Sempre que passo pela nova estação de Metro do Saldanha lembro-me do professor Lagoa Henriques que não se cansava de repetir esta frase de Almada Negreiros.

Enquanto não vinha o metro.

segunda-feira, outubro 12, 2009

Eleições

Ontem fui votar à freguesia onde já não moro há uns anos. Nesta rua, estreita e inclinada, a Assembleia da República espreitava ao longe.

sexta-feira, outubro 09, 2009

Cozido à portuguesa

Nas tascas portuguesas anda-se a comer mal. Para não subirem os preços, descem na qualidade. Este cozido, com todos os ingredientes, não esteve à altura.

quarta-feira, outubro 07, 2009

British Bar

Este bar enche-se ao fim da tarde para a última cerveja e ao princípio da noite para a primeira. O relógio que se vê na parede anda com os ponteiros ao contrário. Ficou célebre quando apareceu no filme “A cidade branca” de Alain Tanner.

terça-feira, outubro 06, 2009

Telmo Castro

Telmo Castro, arquitecto e professor de Desenho na Escola Superior Artística do Porto, consta, a partir de hoje, do site diariografico.com: "...nestes cadernos somos Deuses. Tudo é possível, mesmo o inimaginável. Construímos, concebemos, representamos um microcosmo onde o bem e o mal não consta do dicionário, somos verdadeiramente livres e de livre arbítrio, anarquistas confinados ao prazer da linha, mancha ou ponto".

sexta-feira, outubro 02, 2009

Jaca 4

Quando estava no largo da catedral a desenhar apareceu esta bonita rapariga com este bonito cão. Foi um desenho feito em pouquíssimos segundos. Enquanto desenhava, Gabi filmava. Ver aqui o filme.
Mais tarde desenhei o músico que estava mais adiante. Em casa pintei os dois.


terça-feira, setembro 29, 2009

Jardim da Estrela 1

Enquanto nos desenhávamos mutuamente o senhor olhava de soslaio.

quinta-feira, setembro 24, 2009

Jardim da Estrela

Regresso à cidade e ao Outono. Paragem no Jardim da Estrela para fazer uma sesta.

quarta-feira, setembro 23, 2009

Pedro Mamede

Já estava para referir este (interessante) blogue há uns tempos e pô-lo nos links aqui do lado. O Zé Louro, sempre atento, antecipou-se. Um blogue cheio de ironia com óptimos desenhos de coisas aparentemente insignificantes.

Uma paisagem desinteressante

terça-feira, setembro 22, 2009

Almoço na Baixa

Sábado. Combinámos ir almoçar e cada um tinha, obrigatoriamente, de desenhar o seu almoço. Para não ser muito complicado pedi isto.
Se querem ver o que fiz no Domingo no Sketccrawl, vejam aqui e aqui.

sexta-feira, setembro 18, 2009

Jaca 3

Fomos para o largo da Catedral desenhar o que nos apetecesse. O desenho está cheio de erros mas o tempo que lá passei não o esqueço.

quinta-feira, setembro 17, 2009

Jaca 2

Esta montanha é uma espécie de ex-libris de Jaca. Ao fim do dia, quando o sol está mais baixo, ela fica com uma cor dourada muito bonita. Em baixo pode ver-se a cobertura do palácio do gelo.

Peña Oroel. Jaca

quarta-feira, setembro 16, 2009

Jaca 1

Fomos, quando o encontro ainda não tinha começado, a Canfran, povoação na fronteira com a França, que tem uma grandiosa estação de caminhos-de-ferro abandonada e prestes a ser transformada em hotel de luxo.



Simo, Toña e Enrique a desenharem a ex-estação

terça-feira, setembro 15, 2009

Jaca

Encontrámo-nos em Jaca para desenhar e falar sobre essa actividade de desenhar em cadernos. Clara Marta, professora de desenho na Universidade de Saragoça, foi quem teve a ideia e pô-la em prática. Foram dias fantásticos. Nunca vi tanto entusiasmo.


segunda-feira, setembro 14, 2009

José Miguel Gervásio

Novo autor no site diariografico.com, com belos desenhos e um belíssimo texto. "Os meus cadernos são feitos de riscos que guardo como um desleixado coleccionador de pacotes de açúcares. Se os perder, perco a minha memória".

José Miguel Gervásio. Artista plástico e professor. Montemor-o-Novo

segunda-feira, setembro 07, 2009

Londres 4


Charlotte street. Soho. Londres

domingo, setembro 06, 2009

Madrid 3


Festa popular (género santos populares) em Lavapiès. Madrid

sexta-feira, setembro 04, 2009

Madrid 2


Taberna Antonio Sánchez (a mais ou das mais antigas da cidade). Lavapiès. Madrid

quinta-feira, setembro 03, 2009

Madrid 1




Juan Muñoz. Centro Reina Sofia. Madrid

quarta-feira, setembro 02, 2009

Tavira 2


A margem esquerda de Tavira

terça-feira, setembro 01, 2009

segunda-feira, agosto 31, 2009

Tavira

No último dia ainda desenhei os que estavam por ali: a Joana, a Margarida, os Nunos, o Alfredo, a Tecas, a Catarina ao fundo, o Mantorras, a Saara e a Lua.

sexta-feira, agosto 14, 2009

Madrid

Ao sair da plaza Mayor sentámo-nos na primeira esplanada a beber una cerveza con limón.

Depois do jantar num indiano com Enrique e Toña no bairro Lavapiés.

sexta-feira, agosto 07, 2009

Londres 3

O big brother espreita em qualquer cruzamento.

Cruzamento da Camden street com a Camden road

Trafalgare square, de costas para a estátua de Nelson

quinta-feira, agosto 06, 2009

Javier Mariscal

Quando desenho do natural, muito rapidamente e concentrado, sinto-me uma máquina de desenhar. E sou feliz”. Javier Mariscal. Espanhol, vive e trabalha em Barcelona, ilustrador e designer

"mariscal'sketches" no museu do design. Londres