Tenho desenhado muito pouco ultimamente. Limito-me a desenhar os alunos enquanto estão a servir de modelo para os outros.
domingo, outubro 18, 2009
sexta-feira, outubro 16, 2009
Flag do USK
Neste blog só entram desenhos feitos em cadernos. Os meus favoritos, aqui ao lado, também. Abro uma excepção: com uma foto tirada pela Antónia Santolaya quando desenhava a ex-estação de comboios e futuro hotel de luxo, em Canfranc-Pirinéus. O desenho já o publiquei aqui. O Gabi teve a gentileza de o pôr no cabeçalho (flag) do Urban Sketchers.
terça-feira, outubro 13, 2009
Saldanha-Metro
“O Desenho é o nosso entendimento a fixar o instante”. Sempre que passo pela nova estação de Metro do Saldanha lembro-me do professor Lagoa Henriques que não se cansava de repetir esta frase de Almada Negreiros.
Enquanto não vinha o metro.
segunda-feira, outubro 12, 2009
Eleições
Ontem fui votar à freguesia onde já não moro há uns anos. Nesta rua, estreita e inclinada, a Assembleia da República espreitava ao longe.
sexta-feira, outubro 09, 2009
Cozido à portuguesa
Nas tascas portuguesas anda-se a comer mal. Para não subirem os preços, descem na qualidade. Este cozido, com todos os ingredientes, não esteve à altura.
quarta-feira, outubro 07, 2009
British Bar
Este bar enche-se ao fim da tarde para a última cerveja e ao princípio da noite para a primeira. O relógio que se vê na parede anda com os ponteiros ao contrário. Ficou célebre quando apareceu no filme “A cidade branca” de Alain Tanner.
terça-feira, outubro 06, 2009
Telmo Castro
Telmo Castro, arquitecto e professor de Desenho na Escola Superior Artística do Porto, consta, a partir de hoje, do site diariografico.com: "...nestes cadernos somos Deuses. Tudo é possível, mesmo o inimaginável. Construímos, concebemos, representamos um microcosmo onde o bem e o mal não consta do dicionário, somos verdadeiramente livres e de livre arbítrio, anarquistas confinados ao prazer da linha, mancha ou ponto".
Etiquetas:
Outros autores,
Telmo Castro
sexta-feira, outubro 02, 2009
terça-feira, setembro 29, 2009
quinta-feira, setembro 24, 2009
quarta-feira, setembro 23, 2009
Pedro Mamede
Já estava para referir este (interessante) blogue há uns tempos e pô-lo nos links aqui do lado. O Zé Louro, sempre atento, antecipou-se. Um blogue cheio de ironia com óptimos desenhos de coisas aparentemente insignificantes.
Uma paisagem desinteressante
Etiquetas:
Outros autores,
Pedro Mamede
terça-feira, setembro 22, 2009
Almoço na Baixa
Sábado. Combinámos ir almoçar e cada um tinha, obrigatoriamente, de desenhar o seu almoço. Para não ser muito complicado pedi isto.
sexta-feira, setembro 18, 2009
Jaca 3
Fomos para o largo da Catedral desenhar o que nos apetecesse. O desenho está cheio de erros mas o tempo que lá passei não o esqueço.
quinta-feira, setembro 17, 2009
Jaca 2
Esta montanha é uma espécie de ex-libris de Jaca. Ao fim do dia, quando o sol está mais baixo, ela fica com uma cor dourada muito bonita. Em baixo pode ver-se a cobertura do palácio do gelo.
Peña Oroel. Jaca
quarta-feira, setembro 16, 2009
Jaca 1
Fomos, quando o encontro ainda não tinha começado, a Canfran, povoação na fronteira com a França, que tem uma grandiosa estação de caminhos-de-ferro abandonada e prestes a ser transformada em hotel de luxo.
terça-feira, setembro 15, 2009
Jaca
Encontrámo-nos em Jaca para desenhar e falar sobre essa actividade de desenhar em cadernos. Clara Marta, professora de desenho na Universidade de Saragoça, foi quem teve a ideia e pô-la em prática. Foram dias fantásticos. Nunca vi tanto entusiasmo.
segunda-feira, setembro 14, 2009
José Miguel Gervásio
Novo autor no site diariografico.com, com belos desenhos e um belíssimo texto. "Os meus cadernos são feitos de riscos que guardo como um desleixado coleccionador de pacotes de açúcares. Se os perder, perco a minha memória".
José Miguel Gervásio. Artista plástico e professor. Montemor-o-Novo
Etiquetas:
José Miguel Gervásio,
Outros autores
segunda-feira, setembro 07, 2009
domingo, setembro 06, 2009
sexta-feira, setembro 04, 2009
quinta-feira, setembro 03, 2009
quarta-feira, setembro 02, 2009
terça-feira, setembro 01, 2009
segunda-feira, agosto 31, 2009
Tavira
No último dia ainda desenhei os que estavam por ali: a Joana, a Margarida, os Nunos, o Alfredo, a Tecas, a Catarina ao fundo, o Mantorras, a Saara e a Lua.
sexta-feira, agosto 14, 2009
Madrid
Ao sair da plaza Mayor sentámo-nos na primeira esplanada a beber una cerveza con limón.
Depois do jantar num indiano com Enrique e Toña no bairro Lavapiés.
sexta-feira, agosto 07, 2009
Londres 3
O big brother espreita em qualquer cruzamento.
Cruzamento da Camden street com a Camden road
Trafalgare square, de costas para a estátua de Nelson
quinta-feira, agosto 06, 2009
Javier Mariscal
“Quando desenho do natural, muito rapidamente e concentrado, sinto-me uma máquina de desenhar. E sou feliz”. Javier Mariscal. Espanhol, vive e trabalha em Barcelona, ilustrador e designer
"mariscal'sketches" no museu do design. Londres
Etiquetas:
Javier Mariscal,
Outros autores
quarta-feira, agosto 05, 2009
Londres 2
Desenhar no Metro (Tube) de Londres é mais fácil do que em Lisboa. As distâncias entre estações são maiores, logo mais tempo, e as pessoas estão a uma distância mais confortável. Além de que são mais diversificadas.
terça-feira, agosto 04, 2009
Londres 1
Mais duas visitas a não perder para o turista acidental: o Parlamento visto do lado do “eye” e a “tower bridge”, onde dois outros turistas se quiseram fotografar com a torre como cenário. Outro acto obrigatório para o turista – ser fotografado com um ícone dessa cidade à vista.
segunda-feira, agosto 03, 2009
Londres
Subscrever:
Mensagens (Atom)









































