segunda-feira, agosto 31, 2009

Tavira

No último dia ainda desenhei os que estavam por ali: a Joana, a Margarida, os Nunos, o Alfredo, a Tecas, a Catarina ao fundo, o Mantorras, a Saara e a Lua.

sexta-feira, agosto 14, 2009

Madrid

Ao sair da plaza Mayor sentámo-nos na primeira esplanada a beber una cerveza con limón.

Depois do jantar num indiano com Enrique e Toña no bairro Lavapiés.

sexta-feira, agosto 07, 2009

Londres 3

O big brother espreita em qualquer cruzamento.

Cruzamento da Camden street com a Camden road

Trafalgare square, de costas para a estátua de Nelson

quinta-feira, agosto 06, 2009

Javier Mariscal

Quando desenho do natural, muito rapidamente e concentrado, sinto-me uma máquina de desenhar. E sou feliz”. Javier Mariscal. Espanhol, vive e trabalha em Barcelona, ilustrador e designer

"mariscal'sketches" no museu do design. Londres

quarta-feira, agosto 05, 2009

Londres 2

Desenhar no Metro (Tube) de Londres é mais fácil do que em Lisboa. As distâncias entre estações são maiores, logo mais tempo, e as pessoas estão a uma distância mais confortável. Além de que são mais diversificadas.



terça-feira, agosto 04, 2009

Londres 1

Mais duas visitas a não perder para o turista acidental: o Parlamento visto do lado do “eye” e a “tower bridge”, onde dois outros turistas se quiseram fotografar com a torre como cenário. Outro acto obrigatório para o turista – ser fotografado com um ícone dessa cidade à vista.


segunda-feira, agosto 03, 2009

Londres

O que faz um turista numa visita de uma semana a uma cidade como Londres? Vai aos sítios que já conheceu numa viagem feita há uns anos e aos que estão no seu imaginário.

Covent Garden

Picadilly Circus

sábado, julho 25, 2009

Deambular por Lisboa 2

São estas tascas, escuras, sem janelas, onde se têm de descer uns degraus, quase uma cave e onde, inesperadamente, pela hora do almoço, nos iluminam a alma.

Bairro da Graça

segunda-feira, julho 20, 2009

Com caneta

O Richard tinha comprado umas canetas, marca Giotto, no supermercado e eu também quis experimentar. O Manuel San Payo também aproveitou. Fomos bebendo um JB. O resultado foi duvidoso, mas ficou o registo.

sexta-feira, julho 17, 2009

Porto 2

Sai da residencial nos Aliados para apanhar o comboio em S.Bento, mas ainda faltavam uns minutos.

quinta-feira, julho 16, 2009

Porto 1

O Mercado do Bolhão a precisar de obras e melhoramentos. Mesmo no centro da cidade aquele quarteirão torna-se muito cobiçado.

quarta-feira, julho 15, 2009

Porto

Esta vista, a partir da Sé, é deslumbrante. Limitei-me a fazer os telhados mais próximos e o que se desenhava no horizonnte.

segunda-feira, julho 13, 2009

Porto-Guimarães

Tive que o fazer em poucos minutos. O comboio para Guimarães estava prestes a sair. Fui à ESAP de Guimarães a convite do Pedro Moura. Os alunos eram poucos mas bons. Vejam também este particular blog do António Coelho.

Saída da estação de S.Bento. Porto

quinta-feira, julho 09, 2009

Deambular por Lisboa 1

Parei nas escadas, a meio da Calçada do Carmo, e desenhei a nesga que se vê do Rossio.

quarta-feira, julho 08, 2009

Um jantar em Belém

Jantámos com a Clara e o Miguel. Vieram de Saragoça e vamo-nos reencontrar em Jaca lá para Setembro.

terça-feira, julho 07, 2009

Rosário Félix

"De que me servem os olhos". Uma afirmação em forma de interrogação. Um blog discreto e com muito bons desenhos. Como eu gosto. Vão lá ver s.f.f.

Rosário. Carvalhal

segunda-feira, julho 06, 2009

Luís Ançã

Conhecemo-nos na Escola de Belas Artes. Ele foi para pintura e eu para design. Ele foi viver para Reguengos e eu continuei em Lisboa. Encontrámo-nos agora nos “Encontros de Monsaraz". Continua a desenhar no ritmo necessário e faz parte agora do diariografico.com.

sexta-feira, julho 03, 2009

Deambular por Lisboa

Passei pelo Largo do Carmo e comecei a descer a Calçada com o mesmo nome com destino ao Rossio.
Vejam ainda a proposta de Eduardo Côrte-Real, com os seus magníficos desenhos, para o Terreiro do Paço.

quinta-feira, julho 02, 2009

Desenhos muito rápidos 3

Ainda dois desenhos feitos aquando da minha (e do Sócrates) ida à Assembleia. O primeiro na bancada dos “colegas” jornalistas. O segundo as Tvs, que estavam no outro extremo.


terça-feira, junho 30, 2009

Andorinhas

Elas também andam desorientadas com o tempo. Já é Verão e ainda estão por aí. Ou simplesmente vieram despedir-se.

sexta-feira, junho 26, 2009

Panorâmicas

Vista sobre os arredores de Lisboa para os lados de Restelo/Linda-a-Velha/Carnaxide.


quarta-feira, junho 24, 2009

Desenhos muito rápidos 4

Comecei o desenho pelo que me interessou: a mão que estava mesmo ao meu lado, por cima do ombro da rapariga. O resto era indiferente. Fui fazendo enquanto durou a viagem Arroios-Baixa.Chiado.

terça-feira, junho 23, 2009

Regresso à linha

Influenciado pelos nossos amigos Gabi, Lapin, Richard e Eduardo, entre outros, aqui vão dois desenhos feitos ontem na praia. Sem complexos de culpa.


Praia da Mata

segunda-feira, junho 22, 2009

Desenhos muito rápidos 3

Os campinos a cavalo esperavam-no para o saudar. Eu aproveitei os breves momentos em que fiquei sozinho para os desenhar.

Santarém. 10 de Junho 2009

sábado, junho 20, 2009

Desenhos muito rápidos 2

Quando desenho pessoas não costumo preocupar-me com as suas semelhanças. Mas neste caso era preciso que, pelo menos, o Portas e o Sócrates estivessem parecidos. Ambos são fáceis de caracterizar.

sexta-feira, junho 19, 2009

Vera Bettencourt

Vera Bettencourt, artista plástica e professora numa pequena escola que faz parte da galeria Pedro Serrenho, onde expõe, integra desde hoje o site diariografico.com: “Organizo o meu diário cronologicamente mas, como gosto de o ver cheio de cor, às vezes volto atrás para preencher espaços vazios. O meu diário é, assim, um diário de trabalho, de viagem, de companhia,...”

quinta-feira, junho 18, 2009

Desenhos muito rápidos 1

Desenhar os deputados na Assembleia não é das coisas mais interessantes. Não é estimulante desenhar pessoas de fato escuro. São todos parecidos e a sua postura é estática. Nunca escolheria este espaço para desenhar se não me fosse encomendado pelo jornal i.
Mais dois no blog "Colectivo de Diários Gráficos"


quarta-feira, junho 17, 2009

Desenhos muito rápidos

Foi feito entre dois metros durante a hora de ponta. Tinha acabado de passar um quando cheguei à gare. Desenhei o homem, que também tinha perdido o metro por pouco, enquanto a multidão não chegava e depois, já com pessoas à volta, dediquei-me ao Marquês.

terça-feira, junho 16, 2009

Hortas Urbanas 1

Fomos até lá para desenhar e fotografar e ainda nos ofereceram um copo de vinho e um bocado de queijo. Tudo da terra deles, lá do Juncal.


domingo, junho 14, 2009

Curso de Verano em Jaca

Já aqui falei deste curso, mas falo outra vez porque parece que querem fechar as inscrições e precisam saber quantas pessoas vão lá estar. Jaca é uma pequena localidade situada nos Pirinéus e perto de Zaragoça. Há vários motivos para irem até lá e um deles é por causa do curso “De vuelta com el cuaderno” coordenado por Clara Marta Moreno, professora de Desenho Artístico na Escola Superior de Design de Aragón. Além de mim próprio, o curso é dado pelos excelentes ilustradores e bloguistas Enrique Flores, Antonia Santolaya (não tem blog mas um site), Simonetta Capecchi, Lapin e Gabriel Campanario.