Elas também andam desorientadas com o tempo. Já é Verão e ainda estão por aí. Ou simplesmente vieram despedir-se.
terça-feira, junho 30, 2009
sexta-feira, junho 26, 2009
quarta-feira, junho 24, 2009
Desenhos muito rápidos 4
Comecei o desenho pelo que me interessou: a mão que estava mesmo ao meu lado, por cima do ombro da rapariga. O resto era indiferente. Fui fazendo enquanto durou a viagem Arroios-Baixa.Chiado.
terça-feira, junho 23, 2009
Regresso à linha
segunda-feira, junho 22, 2009
Desenhos muito rápidos 3
Os campinos a cavalo esperavam-no para o saudar. Eu aproveitei os breves momentos em que fiquei sozinho para os desenhar.
Santarém. 10 de Junho 2009
sábado, junho 20, 2009
Desenhos muito rápidos 2
Quando desenho pessoas não costumo preocupar-me com as suas semelhanças. Mas neste caso era preciso que, pelo menos, o Portas e o Sócrates estivessem parecidos. Ambos são fáceis de caracterizar.
Etiquetas:
Assembleia
sexta-feira, junho 19, 2009
Vera Bettencourt
Vera Bettencourt, artista plástica e professora numa pequena escola que faz parte da galeria Pedro Serrenho, onde expõe, integra desde hoje o site diariografico.com: “Organizo o meu diário cronologicamente mas, como gosto de o ver cheio de cor, às vezes volto atrás para preencher espaços vazios. O meu diário é, assim, um diário de trabalho, de viagem, de companhia,...”
Etiquetas:
Outros autores,
Vera Bettencourt
quinta-feira, junho 18, 2009
Desenhos muito rápidos 1
Desenhar os deputados na Assembleia não é das coisas mais interessantes. Não é estimulante desenhar pessoas de fato escuro. São todos parecidos e a sua postura é estática. Nunca escolheria este espaço para desenhar se não me fosse encomendado pelo jornal i.
Mais dois no blog "Colectivo de Diários Gráficos"
Etiquetas:
Assembleia
quarta-feira, junho 17, 2009
Desenhos muito rápidos
terça-feira, junho 16, 2009
Hortas Urbanas 1
Fomos até lá para desenhar e fotografar e ainda nos ofereceram um copo de vinho e um bocado de queijo. Tudo da terra deles, lá do Juncal.
domingo, junho 14, 2009
Curso de Verano em Jaca
Já aqui falei deste curso, mas falo outra vez porque parece que querem fechar as inscrições e precisam saber quantas pessoas vão lá estar. Jaca é uma pequena localidade situada nos Pirinéus e perto de Zaragoça. Há vários motivos para irem até lá e um deles é por causa do curso “De vuelta com el cuaderno” coordenado por Clara Marta Moreno, professora de Desenho Artístico na Escola Superior de Design de Aragón. Além de mim próprio, o curso é dado pelos excelentes ilustradores e bloguistas Enrique Flores, Antonia Santolaya (não tem blog mas um site), Simonetta Capecchi, Lapin e Gabriel Campanario.
quinta-feira, junho 11, 2009
A REVISTA "LER" DIVULGA NO NÚMERO 81 DE JUNHO ALGUNS DOS DESENHOS FEITOS NA FEIRA DO LIVRO. A MALTA AGRADECE.
O JOSÉ LOURO PUBLICA A DUPLA PÁGINA.
Hortas Urbanas
Lisboa está repleta de hortas. Encontram-se nos sítios mais inesperados. Servem para muita gente como passatempo e como complemento do seu parco rendimento. Além de que a cidade agradece e fica mais saudável.
terça-feira, junho 09, 2009
Antonin Artaud
Antonin Artaud, poeta, actor, dramaturgo, em cerca de três anos preencheu, com textos e desenhos, 406 cadernos. Serviu-se deles como uma espécie de arte terapia. São como “um mapa, um firmamento que reflecte o estado emocional do seu autor”, como escreve Marta González no catálogo da exposição “Artaud” na La Casa Encendida em Madrid.
Etiquetas:
Antonin Artaud,
Outros autores
segunda-feira, junho 08, 2009
Tiago Alexandre
Mais um autor a juntar aos outros 77 que constam do site diariografico.com. Tiago Alexandre, estudante na Faculdade de Belas Artes de Lisboa: “A obsessão por registar os meus tormentos e os meus devaneios quase instantaneamente fez com que os suportes escolhidos fossem pequenos blocos”.
Etiquetas:
Outros autores,
Tiago Alexandre
sábado, junho 06, 2009
Zoo 4
E para acabar com os desenhos feitos no Jardim zoológico, aqui vão as zebras, sempre muito vaidosas, e os hipopótamos, muito mandriões.
sexta-feira, junho 05, 2009
Zoo 3
Observar os chimpanzés dá-nos uma sensação estranha. Parece que estamos a olhar-nos ao espelho tal é a semelhança. O chimpanzé do primeiro desenho, quando reparou que estava a ser desenhado, posou em várias posições.
quinta-feira, junho 04, 2009
quarta-feira, junho 03, 2009
Zoo 1
Os elefantes apesar de serem pachorrentos, interagem muito uns com os outros, o que permite fazê-los em várias posições.
terça-feira, junho 02, 2009
Zoo
Fomos ao Jardim Zoológico desenhar animais. Há uns mais irrequieto que outros. O problema que se punha era: como representar animais em movimento?
Nesta página comecei por fazer uma girafa, mas abandonei-a e passei aos macacos-aranha, que são muito endiabrados.
Ao contrário os rinocerontes são muito calmos.
segunda-feira, junho 01, 2009
Desenhar na Baixa
A ideia era fazer qualquer coisa em primeiro plano, numa escala maior e mais pormenorizada, de modo que a ilusão de profundidade ficasse acentuada. Escolhi um carro, mas só agora reparei que as pessoas perto deviam ter sido desenhadas muito maiores.
Podem ver outro exemplo aqui.
Saída do Metro, estação Baixa-Chiado
sexta-feira, maio 29, 2009
In Viaggio col Taccuino
Simonetta Capecchi, arquitecta e ilustradora, (integra o site www.diariografico.com e faz parte do livro “Diários de Viagem”) vive em Nápoles onde organiza anualmente um evento com o título “In Viaggio col Taccuino”. O Design gráfico é sempre de uma grande qualidade e o “taccuino di Viaggio”, o Diário Gráfico, o Sketchbook, é sempre o objecto principal.
Simo Capecchi. Creta
Etiquetas:
Outros autores,
Simonetta Capecchi
quinta-feira, maio 28, 2009
Nei Lima
Nei Lima, Designer gráfico e Professor na Faculdade de Artes Visuais no Brasil, que passa a integrar o site www.diariografico.com, diz-nos que o desenho é para “praticar sempre, se possível, todos os dias, tal e qual faz um músico com seu instrumento”.
Etiquetas:
Nei Lima,
Outros autores
quarta-feira, maio 27, 2009
Cursos de Verano em Jaca
Apesar de já ter ido à praia este ano, e este desenho já ter sido feito há uns tempos, vem a propósito por causa dos Cursos de Verão, em que vou participar, eu e mais alguns amigos (Enrique, Toña, Simo, Lapin e Gabi), a convite de Clara Marta, professora do curso de Design na Universidade de Zaragoça.
É aberto a qualquer pessoa. Vejam aqui o Programa completo. Inscrevam-se e apareçam.
segunda-feira, maio 25, 2009
"Diário de uma autópsia" no jornal "i" 1
“Que cheiro a morte!” dizia a Rosa. Felizmente tinha o nariz tapado e o cheiro não me afectava. Estava muito cansado quando acabei os desenhos que pensei serem suficientes. Saímos como se saíssemos de um pesadelo.
sábado, maio 23, 2009
“Diário de uma autópsia” no jornal “i”
Mais uma reportagem ilustrada no jornal i, ontem 6ªfeira: “O Diário de uma autópsia”. Com texto da jornalista Rosa Ramos. Encontrámo-nos às 9 horas no Martim Moniz, dirigimo-nos ao Instituto de Medicina Legal e vestimos a bata, a touca, a máscara e as pantufas de plástico. Quando chegámos à sala já estava o corpo, de barriga para cima, em cima da mesa. Todo despido só com uma pequena tanga vermelha. Durante cerca de uma hora e meia só pensei na caneta, no papel e nas formas que tinha que passar para o papel. Não pensei na pessoa que estava à minha frente a ser retalhada.
sexta-feira, maio 22, 2009
Vamos desenhar a Feira do Livro 6
Ainda a Feira do Livro. Mais alguns desenhos de pessoas que colaboraram com registos feitos no local. Obrigado a todos.
Alexandre Esgaio. Entre outras actividades é ilustrador.
Henrique Vogado. Contabilista
quinta-feira, maio 21, 2009
Vamos desenhar a Feira do Livro 5 /Desenhar na Mouraria
Desenham-se em cadernos desde que há cadernos. Desenhar é uma actividade solitária, que sempre se fez e há-se fazer. A partilha dos desenhos é colectiva e com a blogosfera faz-se mais. Vou partilhar duas coisas:
Vamos encontrar-nos no Martim Moniz no dia 23, Sábado, às 14h30 na paragem do 28/Metro para desenharmos a Mouraria (ver aqui).
Mais exemplos de desenhos feitos na Feira do Livro:
Vamos encontrar-nos no Martim Moniz no dia 23, Sábado, às 14h30 na paragem do 28/Metro para desenharmos a Mouraria (ver aqui).
Mais exemplos de desenhos feitos na Feira do Livro:
Ana Paula Cunha. Arquitecta
Rita Ferreira. Médica
Juliana Ayrosa. Arquitecta
Susana Martins. Designer. Maquetista
Constantin Payerne. Estudante
Constantin Payerne. Estudante
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















































