“Que cheiro a morte!” dizia a Rosa. Felizmente tinha o nariz tapado e o cheiro não me afectava. Estava muito cansado quando acabei os desenhos que pensei serem suficientes. Saímos como se saíssemos de um pesadelo.
segunda-feira, maio 25, 2009
sábado, maio 23, 2009
“Diário de uma autópsia” no jornal “i”
Mais uma reportagem ilustrada no jornal i, ontem 6ªfeira: “O Diário de uma autópsia”. Com texto da jornalista Rosa Ramos. Encontrámo-nos às 9 horas no Martim Moniz, dirigimo-nos ao Instituto de Medicina Legal e vestimos a bata, a touca, a máscara e as pantufas de plástico. Quando chegámos à sala já estava o corpo, de barriga para cima, em cima da mesa. Todo despido só com uma pequena tanga vermelha. Durante cerca de uma hora e meia só pensei na caneta, no papel e nas formas que tinha que passar para o papel. Não pensei na pessoa que estava à minha frente a ser retalhada.
sexta-feira, maio 22, 2009
Vamos desenhar a Feira do Livro 6
Ainda a Feira do Livro. Mais alguns desenhos de pessoas que colaboraram com registos feitos no local. Obrigado a todos.
Alexandre Esgaio. Entre outras actividades é ilustrador.
Henrique Vogado. Contabilista
quinta-feira, maio 21, 2009
Vamos desenhar a Feira do Livro 5 /Desenhar na Mouraria
Desenham-se em cadernos desde que há cadernos. Desenhar é uma actividade solitária, que sempre se fez e há-se fazer. A partilha dos desenhos é colectiva e com a blogosfera faz-se mais. Vou partilhar duas coisas:
Vamos encontrar-nos no Martim Moniz no dia 23, Sábado, às 14h30 na paragem do 28/Metro para desenharmos a Mouraria (ver aqui).
Mais exemplos de desenhos feitos na Feira do Livro:
Vamos encontrar-nos no Martim Moniz no dia 23, Sábado, às 14h30 na paragem do 28/Metro para desenharmos a Mouraria (ver aqui).
Mais exemplos de desenhos feitos na Feira do Livro:
Ana Paula Cunha. Arquitecta
Rita Ferreira. Médica
Juliana Ayrosa. Arquitecta
Susana Martins. Designer. Maquetista
Constantin Payerne. Estudante
Constantin Payerne. Estudante
quarta-feira, maio 20, 2009
Vamos desenhar a Feira do Livro 4
Ultimamente tem-se falado de Movimento para designar o conjunto de pessoas que desenham em cadernos, sozinhas ou em grupo, e divulgam os seus desenhos, pessoalmente ou em blogues. A designação de Movimento não me agrada. Não temos organização, nem líderes, nem ideais. A Simo Capecchi chama-lhe de Comunidade. Eu prefiro teia ou mancha, apesar da conotação negativa desta última. Mas ela cresce como uma mancha de óleo. Muito depressa.
Mais exemplos de desenhos feitos na Feira do Livro:
Mais exemplos de desenhos feitos na Feira do Livro:
Pedro Fernandes (Pef). Geólogo a fazer ilustração científica
Rosa Baptista. Economista a exercer funções de call center
Dulce Casaleiro. Enfermeira
terça-feira, maio 19, 2009
Vamos desenhar a Feira do Livro 3
Vou, hoje, começar a publicar alguns dos que participaram no "Vamos desenhar a Feira do livro", em cadernos. Podem espreitar ainda o blog do Pedro Cabral.
Didier Payerne, engenheiro, e o seu filho Constatin, estudante, fizeram um caderno a meias, com colagens, desenhos e texto.
segunda-feira, maio 18, 2009
Vamos desenhar a Feira do Livro 2
Os meus desenhos são coloridos em casa já sem o motivo à vista. Este processo tem a vantagem de consolidar o momento na nossa memória. Mas tem desvantagens óbvias: as cores não corresponderem, por vezes, minimamente à realidade.
Podem ver outros desenhos da Feira do Livro , para já, nos blogues do José Louro e da Mónica Cid.
Amanhã vou começar a publicar cadernos, com desenhos da feira, de outras pessoas que alinharam no nosso desafio.
sábado, maio 16, 2009
Visita à prisão no jornal i 1
Mais dois exemplos dos desenhos que fiz no meu caderno e que serviram para a reportagem no jornal i. As pessoas chegavam, batiam à porta e esperavam que o guarda a abrisse. Ou saíam, já depois da visita, e iam à sua vida. Algumas trocavam umas breves palavras com o jornalista. Era nestes momentos que eu as desenhava. Tinha que estar muito concentrado. Por vezes tinha que fazer várias pessoas em simultâneo.
Etiquetas:
Jornal i,
visita à prisão
sexta-feira, maio 15, 2009
Visita à prisão no jornal i
Há uns tempos o jornal i, diário saído recentemente, lançou-me um desafio (a mim e a outros diaristas): fazer reportagens visuais. Saiu hoje, 6ªfeira, o primeiro trabalho meu – “Visita à prisão”. Com texto do jornalista Augusto Freitas de Sousa. Enquanto ele conversava com as visitas dos presos, que iam entrando e saindo, eu rabiscava o que podia. Não havia tempo a perder. Em baixo dois exemplos do que consegui fazer naquela manhã. Já em casa coloquei a cor.
Etiquetas:
Jornal i,
visita à prisão
quinta-feira, maio 14, 2009
Reunião
Quando se desenham pessoas à volta de uma mesa, ou um grupo em que umas estão perto e outras longe, há a tendência para se fazer as coisas vistas de cima. Como se fossemos mais altos. Esquecemo-nos que as que estão perto de nós têm a nossa altura (ou semelhante). O truque das mãos em primeiro plano, que o arq. Siza Vieira tanto usa, ajuda a criar profundidade.
quarta-feira, maio 13, 2009
Dias da Música 2 / Feira do Livro
Hoje vou estar, ao fim da tarde, na Feira do Livro, stand da Quimera (primeiro do lado direito de quem sobe) para recolher os cadernos com desenhos da Feira. Os melhores serão, no mínimo, editados aqui no blogue, no máximo publicados na revista LER.
O genial Mário Laginha no soberbo espectáculo que deu no dia 25 de Abril no pequeno Auditório no CCB no âmbito dos Dias da Música.
O genial Mário Laginha no soberbo espectáculo que deu no dia 25 de Abril no pequeno Auditório no CCB no âmbito dos Dias da Música.
terça-feira, maio 12, 2009
Dias da Música 1
Voltando aos Dias da Música. Neste concerto de dois contrabaixistas, Carlos Bica e Carlos Barreto, fiquei atrás do primeiro, mal vendo o segundo. Mas, fora esse mau posicionamento para desenhar, eles foram magistrais.
Sala Sophia de Mello Breyner Andresen. Dia 26 de Abril
segunda-feira, maio 11, 2009
Carcavelos
Não desenhei quase nada, mas o passeio foi fantástico. O Professor Catarino ia-nos indicando “o percurso da água”, as terras férteis daquela terra chamada Carcavelos. Estão-se a comemorar os 100 anos da sua existência.
O João, e o seu cão Buggy, concentrado a desenhar. O castanho do fundo foi aplicado com a própria terra. De Carcavelos.
sábado, maio 09, 2009
sexta-feira, maio 08, 2009
quinta-feira, maio 07, 2009
Vamos desenhar a Feira do Livro
Eu, o Pedro Cabral, a Mónica Cid e o José Louro vamos estar amanhã, 6ªfeira, às 18 horas na Feira do Livro, na Esplanada Central. A ideia é pormos toda a gente a desenhar aquele recinto. No dia 13, quem quiser, mostra os desenhos, e alguns serão publicados na revista LER. Serão devolvidos no dia 16.
Este desenho foi o que encontrei mais parecido com a Feira do Livro. Na praça principal da vila do Tarrafal, na ilha de Santiago, Cabo-Verde, uma pequena multidão assistia, pela tv, ao jogo de futebol Benfica-Braga, num pequeno café parecido com um stand da Feira do Livro.
quarta-feira, maio 06, 2009
Diários Gráficos em Monsaraz 2
Assumo que as caras não são o meu forte. Raramente ficam parecidas. Neste jantar, que foi servido com bastante humor alentejano, desenhei todos os convivas, alguns duas vezes. Só o Pef consegue ser identificado.
Vejam mais este desenho da Catarina, participante também dos Encontros em Monsaraz.
Vejam mais este desenho da Catarina, participante também dos Encontros em Monsaraz.
terça-feira, maio 05, 2009
Diários Gráficos em Monsaraz 1
A vontade de desenhar é seguramente contagiosa. Se não o fosse, como explicar a enorme afluência à vila de Monsaraz, no passado fim-de-semana, numa iniciativa da ADIM (Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz)? Viam-se em todas as esquinas pessoas de caderno na mão e muito concentradas.
Vejam estes blogues: ADIM, José Louro, Pedro Cabral, Mónica Cid, Luis e Cláudia Mestre.



Vejam estes blogues: ADIM, José Louro, Pedro Cabral, Mónica Cid, Luis e Cláudia Mestre.



segunda-feira, maio 04, 2009
Filipe Franco
Filipe Franco, ilustrador científico, faz parte, a partir de hoje, do site www.diariografico.com. Ele escreve: “Pessoalmente, prefiro chamar-lhe Caderno de Esboços. Nele colecciono momentos congelados no tempo e locais que mais tarde revisito. Nele aqueço a mão antes de iniciar um projecto mais rigoroso”.
Etiquetas:
Filipe Franco,
Outros autores
sexta-feira, maio 01, 2009
A Espuma dos Dias
Eu e o José Louro fomos ao programa de rádio “A Espuma dos Dias”, de Margarida Brito e Francisco José Oliveira. Fomos lá falar do livro “Diários de Viagem” e da sua relação com a blogosfera. O programa passa na Antena 1 (frequência para a Grande Lisboa 95.7) nas 6ªfeiras às 21h11. Este programa tem um blog onde constroem uma história com a participação dos comentadores. História essa que pretendem editar em livro e que será o primeiro cujos autores são qualquer pessoa que queira participar.
Eu e o José não resistimos a registar este momento
Subscrever:
Mensagens (Atom)












































