segunda-feira, março 30, 2009

Ermida Srª do Rosário

De caminho para Lisboa, a uns quilómetros de Monsaraz à esquerda, a ermida Senhora do Rosário.
Boa Pedro.

sábado, março 28, 2009

Workshop três

O bom tempo chegou. Fomos para a rua observar as pessoas à porta dos Armazéns do Chiado e caracterizar o tipo de pessoa que pára por ali. Algumas conclusões: falam constantemente ao telemóvel, fumam frequentemente, olham à volta inquietos e andam de um lado para o outro.
Vejam aqui uma óptima ideia: um blog colectivo


ùltimo dia do workshop três

quinta-feira, março 26, 2009

Mauro Moro

Mais um autor a acrescentar no site: Mauro Moro, arquitecto italiano a viver em Portugal. Vejam-no e leiam a sua reflexão sobre as razões que o levam a desenhar - “Esquiço como estratégia contra a banalização da imagem”

quarta-feira, março 25, 2009

Largo Camões 1

As pessoas regressavam a casa ou passavam para irem jantar. Nós continuávamos concentrados unicamente no que estávamos a desenhar. Quando acabámos, verificámos que à nossa volta se juntavam outras pessoas a rabiscar: o desenhar é contagioso.


Largo Camões. Lisboa

terça-feira, março 24, 2009

Largo Camões

Sentámo-nos nos degraus da estátua e observámos os espaços, as pessoas, os eléctricos. Já estava escuro e não víamos bem o que desenhávamos. Quando cheguei a casa pintei o céu com tinta-da-china.


Largo Camões. Lisboa

sexta-feira, março 20, 2009

Mesa redonda

INICIO DA PRIMAVERA – ROSTO NOVO NO BLOGUE
Amanhã, 21 de Março, com o início da Primavera, nos jardins da Fundação C.Gulbenkian: Desenho e Paisagem

Os oradores da esquerda para a direita: Mário Bismarck, José Neves, Eduardo Côrte-Real (parece que aderiu à blogosfera), João Catarino e eu próprio. Fomos tão eloquentes que não houve questões da parte da assistência. Também já era hora de jantar.

Braço de Prata, ontem ao fim da tarde

quarta-feira, março 18, 2009

Benard

Saí do Metro e ainda faltavam 20 minutos. Foi o tempo de me sentar na Benard, comer um croissant com fiambre, beber uma lambreta e fazer este desenho.

segunda-feira, março 16, 2009

Encontro Braço de Prata

Apesar da qualidade não ser o principal critério na escolha dos desenhos que coloco aqui, não mostro a primeira proposta que nos foi apresentada: desenhar sem olhar para o papel (são uma série de rasbiscos desinteressantes). O segundo (primeiro abaixo) foi realizado segundo o “método eduardocôrtereal”: da esquerda para a direita e a partir dum elemento vertical. Depois fui comer uma tosta mista (são enormes), aproveitei e desenhei duas pessoas no bar (segundo abaixo).


sábado, março 14, 2009

S.Carlos

Quanto tempo se demora a fazer um desenho? Há quem demore o tempo de um casamento (ver livro de Eduardo Côrte-Real "Um Suave Guia para o Desenho em Viagem", p.54). Este foi feito no intervalo de dois eléctricos.

Domingo, dia 15 à tarde, encontro no Braço de Prata para desenhar nos Diários gráficos (ver Programa)

Largo de S.Carlos. À direita, homenagem a Fernando Pessoa em frente à casa onde nasceu.

quinta-feira, março 12, 2009

Benfica 2

Dois registos do mesmo espaço: uma praceta, muito simpática, no bairro de Benfica. É pena, como em quase todos os sítios de Lisboa, os carros amontoarem-se em cima do passeio. No primeiro dei-lhe um ar romântico/rural tirando-lhe os carros. No segundo lá estão eles. E são só alguns. Há ainda um terceiro editado no dia 19 Fevereiro.

Caderno Moleskine A5

Caderno Canson A5
Largo Monsenhor Delgado. Benfica

quarta-feira, março 11, 2009

Janela indiscreta

Há uns tempos o jornalista Pedro Rolo Duarte no seu Programa "Janela Indiscreta", na Antena 1, referiu-se a este blogue num curto texto. Um texto muito elogioso e que é sempre muito gratificante ouvir. Leiam-no ou oiçam-no (procurem no arquivo em 13 de Fevereiro).

Página inicial dum Diário Gráfico

terça-feira, março 10, 2009

Lamego 1

Mais uma imagem de Lamego, feita na sua rua principal.

domingo, março 08, 2009

8 de Março

Dia Internacuional da Mulher e o meu primeiro dia de praia.

Praia do Castelo

sábado, março 07, 2009

Nuno Branco

Nuno Branco tem um belo blog e faz uns desenhos muito rápidos igualmente belos. Já está na primeira página do site www.diariografico.com , e também com um pequeno texto e mais algumas imagens.

quarta-feira, março 04, 2009

Diários Gráficos

Eduardo Côrte-Real lança amanhã um livro intitulado “Um Suave Guia para o Desenho em Viagem” e inaugura uma exposição dos ditos na Fábrica Braço de Prata, Espaços do Desenho. Vejam aqui o Programa completo.

terça-feira, março 03, 2009

Lamego

Raramente encontro colegas de desenho na rua enquanto estou em plena actividade. Aconteceu aqui, em Lamego, em frente à Sé.

domingo, março 01, 2009

A minha rua

Há ruas que não são simpáticas. A minha é uma delas. Ninguém diz: gostava de morar naquela rua. Há muita confusão, muitos carros, muitas pessoas, gente de outros países, muitas lojas e cafés, vendedores de rua. É por isso que gosto de morar na minha rua.
Se querem ler em inglês vejam no Urbansketchers.



sábado, fevereiro 28, 2009

Almoço

Quatro pessoas que gostam de desenhar e que costumam andar com um caderno próprio para desenhar vão almoçar. O que fazem enquanto esperam pelos cafés? Da esquerda para a direita: Richard, João e José.

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Projectos colectivos 2

O livro que deu corpo ao Projecto “1000 journals”, já referido neste blog, começa com a frase: Este livro é dedicado a qualquer pessoa que costuma dizer: “Eu não sou criativo”.

Diário 960 no livro "1000 Journals Project" de Someguy da editora Chronicle Books LLC de S.Francisco (2007)

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Lagoa Henriques (1923-2009)

Muitos se têm referido ao Mestre Lagoa como aquele que os iniciou no uso dos Diários Gráficos. Um só exemplo: ”Comecei a pedido do mestre Lagoa Henriques que foi meu professor de Comunicação Visual na ESBAL” Pedro Morais

Lagoa Henriques. Escultor

sábado, fevereiro 21, 2009

Benfica 1

Quem fala em Benfica, fala em futebol. Mas o pequeno e tradicional comércio local ainda é uma “mais valia” (terminologia alheia) para a zona.
Ver revista Ling pag.54

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Benfica

Benfica é um bairro sem grande carisma. Mas os seus habitantes (conheço alguns) gostam de lá morar. Bruno Horta fala-nos disso na revista Ling (distribuída aos passageiros da companhia de aviação Vueling). Por mim, como não tenho ligações ao bairro, ilustrá-lo foi um desafio. Vejam o artigo com mais ilustrações aqui na página 54.


quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Workshop Dois (fim)

Os dois em frente ao Metro a tentar desenhar as pessoas que saiam. Eu já tinha desistido e estava a olhar para o lado a desenhar outra coisa.

Sofia Dias. Designer gráfica

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Workshop Dois

Última sessão. Finalmente houve sol e pudemos ir para a rua. Registar o espaço em frente à Brasileira. Com as pessoas e animais, se os houvesse.


Sentámo-nos, eu e o Possidónio, em frente ao Metro a observar as pessoas que saiam.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Isabel Fiadeiro

Temos o prazer de acrescentar ao site www.diariografico.com uma autora - Isabel Fiadeiro, portuguesa a viver na Mauritânia: "De repente comecei de novo a desenhar, tudo o que via tinha vontade de apontar no caderno, nunca antes tinha sentido esta compulsão" .
Também acrescentámos no link "outros autores" uma ligação ao site da escola Ibn Mucana, em Alcabideche, Livros de Artista

Isabel Fiadeiro. Gorée, Dakar

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Metro

Para mim desenhar no Metro é a verdadeira, a derradeira “prova de fogo” de um desenhador de Diários Gráficos. Diga-se, em abono da verdade, que o nosso Metropolitano com uma rede tão pequena e o percurso entre estações tão curtas, fica ainda mais difícil.

A RESTART/ESCOLA DE CRIATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS INICIA O WORKSHOP "URBAN ART", COM PAULO ARRAIANO, EM FEVEREIRO. MAIS INFORMAÇÃO AQUI

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Impressão

O inevitável elevador da Bica. Um sítio pitoresco* onde estão sempre fotógrafos/turistas à espera que ele chegue para dispararem as suas máquinas

*Pitoresco. Termo usado no período Romantico para o que se achava digno de ser representado numa pintura.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Guimarães 2

Como estava a chover pus-me debaixo da Arcada e desenhei a oliveira que dá o nome à praça.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Marta Fonseca

Outro autor para o site www.diariografico.com, Marta Fonseca: “… quando desenhamos registamos de forma mais nítida e profunda, precisamos e usamos o tempo que necessitamos para o desenhar, ver e tomar decisões”.

domingo, fevereiro 08, 2009

Novos Ilustradores

VAI SER LANÇADO UM NOVO DIÁRIO, GENERALISTA E AINDA SEM NOME. A PARTIR DE AMANHÃ ABRE UM CONCURSO PARA ILUSTRADORES QUE QUEIRAM COLABORAR NESSE NOVO JORNAL. JÁ EXISTE UM SITE ONDE, A PARTIR DO DIA 9, PODERÃO OBTER MAIS INFORMAÇÃO.