quarta-feira, novembro 30, 2016

Alunos em Caminha

Quando desenho alguém, conheça ou não, não costumo pedir para posar. Acho que fazer isso tira a naturalidade. E não tenho a preocupação de “ficar parecido”. Acho que não é o mais importante. Mas quando alguém me pede que assine o seu caderno e me pede um desenho, faço-lhe o retrato. E, neste caso, quase sem levantar a caneta e em poucos segundos, tento que fique parecido. Foi o que aconteceu com a turma do 11ºano da escola secundária de Caminha.



terça-feira, novembro 29, 2016

Travessia do rio Minho

O comandante do ferry-boat que faz a travessia do rio Minho de Portugal, Caminha, a Espanha é o senhor Manuel Porto. Durante a viagem ele contou-me como tinha aprendido a sua profissão e as dificuldades que ela tinha. Esta travessia, por exemplo, é muito complicada devido às diferenças de nível da água que está sempre a variar, havendo mesmo um grande perigo do barco encalhar, o que já lhe aconteceu. Fiz um desenho para lá e outro para cá.



segunda-feira, novembro 28, 2016

Caminha

Desenhei o largo do Chafariz quando estava a chuviscar. Saí depois pela rua de S.João. Havia poucas pessoas na rua.




domingo, novembro 27, 2016

Caminha

Na Escola Secundária de Caminha o professor sai para a rua com os alunos para desenhar e ele próprio também o faz. E isso faz toda a diferença.





sexta-feira, novembro 25, 2016

Quinta do Ferro

No domingo passado estive na Quinta do Ferro. Um espaço muito perto da Feira da Ladra e que está a precisar de intervenção. Quem a vai fazer é o atelier do arquitecto Tiago Saraiva. Os Amigos da Quinta do Ferro organizaram um magusto no Mercado de Santa Clara para iniciar o processo e depois fomos para lá desenhar. Aqui está todo o processo explicado.



domingo, novembro 20, 2016

Pessoas

Pessoas no Museu Arqueológico do Carmo. Umas a tirarem fotografias outras a olharem para o telemóvel.


Pessoas na estação de Metro do Campo Grande a tirarem o bilhete.


sexta-feira, novembro 18, 2016

Desenhar no metro

Tenho feito ultimamente mais desenhos no metro. Não porque ande mais de metro mas porque é um verdadeiro desafio. Muitas pessoas juntas num pequeno espaço cria grandes dificuldades. Pessoas mesmo à nossa frente ou ao nosso lado podem ver o que estamos a fazer. E no metro de Lisboa há dificuldades acrescidas. Por ser uma rede curta o tempo entre as paragens é menor, estando sempre pessoas a entrar e a sair.

Ver aqui publicado no blog USk.


terça-feira, novembro 15, 2016

As elites e a Cultura

O que é o elitismo na Cultura? Uma pergunta lançada pela associação “Acesso Cultura” na Casa Fernando Pessoa hoje ao fim da tarde.


domingo, novembro 13, 2016

WebSummit

Alguns dos apontamentos que fiz para a ilustração que sai aos domingos no jornal Público, suplemento P2, na rubrica intitulada “Semana ilustrada”. Esta semana o tema era o WebSummit. E o resultado final por último.






sexta-feira, novembro 11, 2016

Metro

Mais uma viagem, desta vez na linha amarela do Campo Grande até ao Rato.


terça-feira, novembro 08, 2016

sexta-feira, novembro 04, 2016

No metro outra vez

Hoje outra vez na linha amarela. Agora do Rato ao Campo Pequeno.


quinta-feira, novembro 03, 2016

Na linha amarela

Hoje no metro na linha amarela do Rato até ao Campo Grande.