domingo, outubro 30, 2016

Refugiados em Calais

Recolocação dos refugiados que estavam na denominada "Selva" em Calais. A ilustração que saiu hoje, domingo, no suplemento P2 do jornal Publico. Ver aqui a dupla página do jornal.


sábado, outubro 29, 2016

Inma e Miguel

A Inma é muito fácil de retratar. O Miguel, menos, mas também. As propostas não eram exactamente como fiz. Mas gostei de realçar o facto de este tipo de desenho registar muitas vezes, por forças das circunstâncias, pessoas inacabadas.


segunda-feira, outubro 24, 2016

Coliseu dos Recreios

Alguns dos desenho feitos ontem no Coliseu dos Recreios. A sala, sem gente, estava fria e cinzenta.






sexta-feira, outubro 21, 2016

Castelo Branco

E ainda o último desenho que fiz em Castelo Branco, depois de dar uma volta a recordar algumas memórias.


quarta-feira, outubro 19, 2016

Castelo das Artes

Integrados na iniciativa Castelo das Artes andámos por aldeias, algumas algo isoladas, do concelho de Castelo Branco. O Castelo das Artes pretende, por meio de residências artísticas, “misturar” artistas contemporâneos com os habitantes destas aldeias. Fomos, no sábado, a Martim Branco (aldeias do xisto), a Almaceda e, depois do almoço, a Ingarnal (a mais alta e isolada do concelho). No domingo estivemos na ponte da Taberna Seca no rio Ocreza.





domingo, outubro 16, 2016

Manif de taxistas

A manifestação dos taxistas em Lisboa. A ilustração que saiu hoje, domingo, no suplemento P2 do jornal Publico. Ver aqui a dupla página.


sexta-feira, outubro 14, 2016

Arte Vudu

Desenhar a exposição Arte Vudu no Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva. A lápis e muito rapidamente.


quarta-feira, outubro 12, 2016

terça-feira, outubro 11, 2016

Reportagem no jornal Público

Uma espécie de reportagem para o jornal Público, suplemento P2 do passado domingo, sobre o MAAT (Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia). No jornal saiu o primeiro desenho (aqui a dupla página). Fiz vários, alguns dos quais estão em baixo. A sair todas as semanas sob o título "Semana ilustrada".





sexta-feira, outubro 07, 2016

Açores

Igrejas é o que não falta em S.Miguel nos Açores. Desenhei estas como podia ter desenhado outras. Havia-as mais bonitas, com mais força, mas estas estavam num sítio calmo, à sombra, onde parei por acaso.



quinta-feira, outubro 06, 2016

No MAAT

No MAAT (Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia), além do edifício, vale a pena ver e sentir a instalação da artista francesa Dominique Gonzalez-Foerster chamada “Pynchon Park”. Uma espécie de zoo humano. Um recinto concebido para observar o comportamento humano, em ambiente controlado, numa espécie de arena (ou jaula?). Onde os próprios visitantes, que começam por observar a peça, tornam-se eles próprios na peça. Vão lá. É muito bom para desenhar pessoas em posições diferentes, algumas paradas outras em movimento.


quarta-feira, outubro 05, 2016

Açores

No extremo oeste da ilha de S.Miguel, pouco afastados do costa, um conjunto de rochedos chamados de Mosteiros e que dá o nome à freguesia. Têm uma grande força visual.



terça-feira, outubro 04, 2016

Açores

Antiga fábrica de alcool e depois de tabaco transformou-se no ARQUIPÉLAGO, um Centro de Artes Contemporâneas. Fica na cidade da Ribeira Grande, ilha de S.Miguel. Uma boa intervenção arquitectónica doa arquitectos João Mendes Ribeiro e do atelier "Menos é mais" (Cristina Guedes e Francisco Vieira Campos). Vale muito a pena visitar.



segunda-feira, outubro 03, 2016

Açores

Há quem goste mais da lagoa das Sete Cidade e outros da lagoa do Fogo. Eu prefiro a segunda. Mas são ambas lindíssimas. Os desenhos, como sempre, nunca fazem jus à beleza. Mas são memórias daquele momento.