segunda-feira, novembro 30, 2015

Lisboa Oriental

Eu gosto, e costumo fazer, desenhos rápidos, a que chamo até "registos". Não são bem desenhos, são uns breves apontamentos. Vide este artigo de Marco António Costa (não é esse) onde ele usa o mesmo termo. Ontem, domingo, encontrámo-nos para desenhar na freguesia do Beato. Escolhemos dois sítios que estavam relativamente perto um do outro: a Vila Dias e o ex Mercado de Xabregas (para onde, parece, se irá instalar a escola de arte Ar.Co). Mas, como as tardes com sol são breves, os meus registos foram ainda mais rápidos.



segunda-feira, novembro 23, 2015

Mouraria

Estava a chuviscar e a maioria das lojas estavam fechadas. Andei por ali. O primeiro desenho foi na rua Benformoso. Enquanto falava com o Vasco. O segundo na rua da Mouraria, com o Salão Lisboa em muito bom estado.



quinta-feira, novembro 19, 2015

Café&Restaurante Tambarina

Comi, como não podia deixar de ser, cachupa. Na ementa não estava mas era cachupa rica, com carne e enchidos. O resto, não era assim muito interessante. Talvez à noite, em que há música ao vivo.


segunda-feira, novembro 16, 2015

Travessa da Arrochela

Desenho feito enquanto o Vasco Ruivo nos filmava. A mim, à Rosário, à Helena e à Teresa. Costumo pintar depois mas desta vez deixei-o exactamente como estava.


domingo, novembro 15, 2015

O "varrimento"

Fazer um "varrimento", termo do Vicente Sardinha, um desenho da esquerda para a direita. Fiz três, o do primeiro plano, o do segundo e depois o terceiro.


sexta-feira, novembro 13, 2015

Martim Moniz

Não resisti ao contraste.

quinta-feira, novembro 12, 2015

Supermercado Chen

O desafio para a Casa dos Mundos: o Supermercado Chen, na rua da Palma 228. Uma fachada comprida com um interior igual a tantos outros. Não valia a pena entrar.


quarta-feira, novembro 11, 2015

Duas senhoras e um bébé

Duas senhoras e um carrinho de bébé, penso que mãe, filha e neta, numa esquina do Martim Moniz. Não resisti àquele conjunto e parei do outro lado da rua a desenhá-las.


domingo, novembro 08, 2015

Desenhar a andar

Entre a Fábrica das Cores e o velho centro de Sassoeiros fomos desenhando o que nos chamava a atenção. Foi quase desenhar em andamento. Até que chegámos a um largo com umas mesas, que mais parecia uma simpática aldeia, e colorimos alguns dos desenhos que tínhamos feito.




sexta-feira, novembro 06, 2015

A Rua de Xabregas

Ontem fui à Casa Pia de Xabregas tentar entusiasmar os alunos para desenharem no seu dia-a-dia. Combinámos outro dia para desenharmos as ruas perto da escola. Depois fui almoçar ao restaurante Tribo da Terra ali perto. Tem pratos vegetarianos mas acabei por comer o prato do dia, um cozido à portuguesa. Antes ainda risquei este desenho.


quarta-feira, novembro 04, 2015

Liceu Camões

A Escola Secundária de Camões em Lisboa, mais conhecida por Liceu Camões, um edifício do arq. Ventura Terra desenhado e construído no final da Monarquia. Este edifício não é fácil de desenhar em virtude de estar rodeado de grandes árvores. Para o projecto Lisboa Entre Séculos fui lá ontem desenhá-lo. Só consegui este ângulo. Não o distorci o suficiente e quase que não se percebe a entrada principal. No fim não se identifica o edifício como o Liceu Camões. Fiz também um canto de um dos pátios interiores.



segunda-feira, novembro 02, 2015

Terra Alada

Ontem fui à Terra Alada, uma pequena quinta com hortas, pomares, um lago/piscina, um bosque e uma casa muito confortável. Propomos, a Terra Alada e eu, passar dois dias a desenhar naquele maravilhoso espaço. Encher um Diário Gráfico com memórias desse fim-de-semana.