segunda-feira, dezembro 29, 2014

Narrativas Visuais

Começamos por desenhar no Diário Gráfico (ver exemplos em baixo). O Museu Arqueológico do Carmo tem muitas figuras para desenhar. Vamos registá-las e servem de ponto de partida para o passo seguinte: contar uma história e criar um pequeno filme. 

A partir do dia 8 de janeiro, durante 5 sessões, no total de 25 horas, a acção de formação “Narrativas Visuais”, dirigida sobretudo a professores, promovida pela apecv (associação de professores de expressão e comunicação visual) e tendo como formadores eu próprio e Helena Lopes. 

Horário completo: 8 janeiro, 5ªfeira, das 18 às 20 horas. 10 janeiro, sábado, das 10 às 13h30 / das 14h30 às 18h. 17 janeiro, sábado, das 10 às 13h30 / das 14h30 às 18h.  22 janeiro. 5ªfeira, das 18 às 20 horas. 31 janeiro, sábado, das 10 às 13h30 / das 14h30 às 18h. 




domingo, dezembro 28, 2014

Turner's Sketchbooks

Na primeira cena do filme “Mr. Turner” vê-se o próprio a desenhar de observação no seu pequeno caderno. 

Um acontecimento referido no filme, que não se sabe se é verídico, é quando ele pede para ser amarrado a um mastro de um barco no meio de uma tempestade para poder contemplá-la. Essa tempestade foi motivo de várias pinturas. O primeiro esboço em baixo talvez tenha sido também feito na continuação dessa experiência.



segunda-feira, dezembro 22, 2014

Turner's Sketchbooks

Alguns esboços feitos por Turner na praia de Margate, pequena cidade inglesa não muito longe de Londres, onde viveu uns tempos, antes de começar a viajar.


sexta-feira, dezembro 19, 2014

Turner's Sketchbooks

Ao termos acesso aos cadernos de J.M.W. Turner (1775-1851) vimos registos muito diferentes do que nos habituámos a ver nas suas pinturas. 

Como os dois exemplos em baixo. No primeiro, estudantes numa aula de modelo vivo na Royal Academy e, no segundo, estudo de peixes.
 


quarta-feira, dezembro 17, 2014

terça-feira, dezembro 16, 2014

Museu Arpad-Vieira

Sábado passado no Museu Arpad-Vieira. Definir o espaço com as pessoas. Umas mais perto outras mais longe. As que desenhavam e um visitante.


segunda-feira, dezembro 15, 2014

Porto

A praça da Batalha, com o teatro S. João de um lado e a igreja Santo Ildefonso do outro, é um sítio incontornável no Porto.


quarta-feira, dezembro 10, 2014

O Porto de Siza

Fui ao Porto uns dias. Uma das coisas que fui lá fazer foi entregar uns livros ao arq. Siza Vieira que, sempre que pode, é uma pessoa disponível e afável. Tivemos uma breve conversa. Disse que estava a preparar uma exposição de desenhos de viagem na fundação Mário Soares. Fico na expectativa. À tarde fui até à Ribeira. Sentei-me numa escada junto ao rio com esta vista.


terça-feira, dezembro 09, 2014

Augusto Cid e Mónica Cid

Este blogue tem algumas normas que impus a mim mesmo: Só publicar desenhos feitos em cadernos e de observação. Muito de vez em quando transgrido as minhas próprias regras. Como agora, por exemplo, em que publico um grande desenhador e observador da nossa vida política: Augusto Cid. Que vai falar dessa sua vida de desenhador, juntamente com a Mónica Cid, também ela uma grande desenhadora, na próxima quarta-feira pelas 19 horas no Museu Bordalo Pinheiro ao Campo Grande, no âmbito do ciclo "Humor, Desenho e Gastronomia"


Londres

Ainda eram quatro horas da tarde, já estava a escurecer e o frio apertava cada vez mais, quando saímos da Tate Modern para apanhar a ponte Millenium projectada pelo arquitecto Norman Foster.


segunda-feira, dezembro 08, 2014

Turner's Sketchbooks

Desenho feito à porta da Tate Britain depois de ter comprado o livro "Turner's Sketchbooks". Livro com todos os seus cadernos conhecidos, que são cerca de 300, que Turner fez ao longo da sua longa vida. Dá-nos todos os aspectos da sua vida e da sua obra. Têm notas pessoais e de viagens, que as fez exaustivas pela Europa.


quarta-feira, dezembro 03, 2014

Humor, Desenho e Gastronomia

Os desenhos feitos em viagem têm algumas particularidades em relação a outros desenhos. É com este pretexto, de analisar essas particularidades, que vou contar a minha viagem à América Latina hoje no Museu Bordalo Pinheiro às 19 horas.


terça-feira, dezembro 02, 2014

Agenda Cultural de Lisboa

Na Agenda Cultural deste mês de Dezembro há uma colaboração nossa, dos USkP. Cinco de nós ilustrámos um pequeno texto sobre alguns campanários de Lisboa. O texto intitula-se "Perto do Céu"

Podem ver aqui na agenda cultural digital as nossas contribuições.

Em baixo a primeira tentativa do campanário, feito a partir do terraço, que não foi usada por ser ao baixo.

Aqui, no blogue USkP, uma vista geral da igreja de São Vicente de Fora, que fiz antes de subir ao terraço.