sexta-feira, outubro 31, 2014

Inma Serrano. Viagem a Tetuão (Marrocos)

“(…) Olho em redor e quero desenhar tudo. Encontro uma história para contar em cada esquina. Sinto que ninguém tem pressa. Ninguém parece importar-se com a passagem do tempo. (…)” 



quinta-feira, outubro 30, 2014

Guida Casella. Viagem a Mértola

“(…) Uma vez desci o rio num barco tipo Apocalypse Now. Parámos no Pomarão, no único café que lá havia, uma espécie de ferro velho com bar, pedimos sandes de choco frito e minis, às onze da manhã de um Agosto de 50 graus. (…)”


quarta-feira, outubro 29, 2014

Filipa Antunes. Viagem a Londres

“(…) Não demorei muito a largar a mala, refrescar-me e a sair novamente. Atraída pelo dourado do Big Ben, segui até ao centro, (…)”


Desenhar no zoo

Os flamingos lá andavam esbeltos como sempre. Muito perto estavam os lémure. Uns primatas muito engraçados, sempre a saltarem e com uma enorme cauda felpuda. Há os preto e branco, mas também os às riscas. 




terça-feira, outubro 28, 2014

Emily Nudd Mitchell. Viagem ao Camboja

“(...) Deste modo, atravesso a fronteira a pé pela primeira vez na vida. Uma experiência que faz lembrar todos os filmes sobre os caóticos anos 70 na Ásia. (...)” 



Seixal

No Seixal sábado passado. Os barcos estavam ancorados, mesmo ali, à espera de serem desenhados, para começarmos a tarde. Depois andámos pelas ruelas à procura de um bom ponto de vista para experimentar a perspectiva. Acabámos no largo da Igreja. E ainda fomos lanchar num terraço com vista para a baía do Seixal.



segunda-feira, outubro 27, 2014

Eduardo Salavisa. Viagem à Patagónia (Chile e Argentina)

“(…) depois da travessia do Estreito de Magalhães, cheguei à “Tierra del Fuego” e, já noite, a Ushuaia, a cidade mais a sul do planeta e onde os dias são muito curtos. (…)” 

www.diariografico.com
diario-grafico.blogspot.pt


"Humor, Desenho e Gastronomia"

Em baixo um desenho no caderno de Rafael Bordalo Pinheiro. Foi-nos cedido pelo Museu com o seu nome. É lá que se irão realizar o Ciclo de Tertúlias (gratuitas) - “Humor, Desenho e Gastronomia”, no âmbito da exposição "Bordalo à Mesa". 

O programa é o seguinte: 

Dia 11 de novembro, 3ªfeira, 19 horas “Os Urban Sketchers em Parati”. Com Nelson Paciência, André Duarte Baptista e João Catarino. 

Dia 19 de novembro, 4ªfeira, 19 horas “Ilustrar é como empratar” por Nuno Saraiva, ilustrador, entre outras coisas. 

Dia 22 de novembro, sábado, 18 horas. Lançamento do livro “Diários de Viagem. Desenhadores-Viajantes” (Quimera editores). Organizado por mim próprio e com 30 viagens desenhadas por vários autores portugueses e espanhóis (e bilingue). 

Dia 26 de novembro, 4ªfeira, 19 horas “Quem conta as histórias da nossa comida?” por Alexandra Prado Coelho, jornalista do jornal Publico. 

Dia 3 de dezembro, 4ªfeira, 19 horas “Uma viagem desenhada pela América Latina” por mim próprio. 

Dia 10 de dezembro, 4ªfeira, 19 horas “Risotto ma non troppo” por Augusto Cid e Mónica Cid, ilustradores, entre outras coisas.


domingo, outubro 26, 2014

Clara Marta. Viagem de comboio (de Saragoça a Alhama de Aragão)

“(…) Chego à estação com as expectativas ao ombro. Observo como o comboio ilumina a escuridão e ocupa o que antes estava vazio. O seu som. O seu barulho cheira a sonhos. (…)” 



S. João da Madeira 2

Os Paços da Cultura e a Casa da Criatividade.


sábado, outubro 25, 2014

António José Coelho. Viagem ao Himalaia

“Kangchenjunga. Terceira Montanha mais alta da Terra. 2006. Já passou um mês desde que cheguei à base desta Montanha, são 4:30h e ainda é de noite, (…)”


S. João da Madeira 1

Estive uns dias em S.João da Madeira no 7ºEncontro Internacional de Ilustração. Gosto destas pequenas cidades que nos mostram com entusiasmo as suas potencialidades. No meu workshop fomos desenhar para o exterior, como não podia deixar de ser.



sexta-feira, outubro 24, 2014

António Jorge Gonçalves. Viagem ao Cairo (Egipto)

“(...) Não me interessam cadernos de viagens bonitos e encenados: entedia-me a procura de ângulos favoráveis e enquadramentos equilibrados. (...)”

www.antoniojorgegoncalves.com
www.subway-life.com


quinta-feira, outubro 23, 2014

Ângela Luzia. Viagem ao Paraná (Brasil)

“Malemolência,: malandrice, dolência gostosa, preguiça com estilo, um jeito de vadiagem quieta, coisa de baiano...ou de gato. O melhor sinónimo deste regresso ao Brasil em agosto de 2012. (…)”


quarta-feira, outubro 22, 2014

terça-feira, outubro 21, 2014

Diários de Viagem 2. Desenhadores-Viajantes

Pedi a 30 desenhadores-viajantes que me contassem uma viagem por meio de desenhos, feitos num diário gráfico, e um pequeno texto. São portugueses e espanhóis (dois são franceses a viverem em Espanha). 

O resultado é um livro, bilingue, com 30 viagens espalhadas pelo mundo. Além de dois textos introdutórios sobre esta coisa da Viagem e de a desenhar. 

O lançamento do livro será a 22 de Novembro, sábado, às 18 horas no Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa. Vou publicar, neste blogue e por ordem alfabética, um autor por dia, com um dos seus desenhos e uma frase extraída do seu texto.


domingo, outubro 19, 2014

Desenhar pessoas às compras

Ontem à porta do Pingo Doce em Sassoeiros. Desenhar as pessoas que passavam às compras. Usar a memória e o registo gráfico. Com linha, com mancha e depois linha. Em casa brinquei a “descobrir” as personagens que tinha captado.





quinta-feira, outubro 16, 2014

Desenhos no Lar

Há algum tempo pediram-me para dar uma aula de desenho a pessoas que estão a viver num Lar. São pessoas, na sua grande maioria, que já não são autónomas. Ou pelas pernas que não funcionam, ou pela cabeça ou por outros motivos. Constatei mais uma vez que o desenho é uma actividade, para quem não o faz, considerada quase mágica. Resolvi, mais tarde, desenhar as pessoas que habitam aquela casa. A caneta e a linha. Depois, ampliá-lo, e devolvê-lo para a própria pessoa o colorir. Esta parte ainda não aconteceu. Vou começar hoje a mostrar alguns dos desenhos que já fiz. A linha e com cor colocada por mim.



quarta-feira, outubro 15, 2014

Escola de Dança do Conservatório

A entrada na Escola de Dança é a porta indicada na rua que sobe,a rua João Pereira da Rosa paralela à rua do Século, mas para ir ao Estúdio 7 temos que subir um pouco, contornar o edifício e, do outro lado da rua, é a primeira porta.

domingo, outubro 12, 2014

Casa-Atelier Vieira da Silva

Foi neste espaço, que faz lembrar uma velha aldeia, que passámos a manhã de sábado. A observar e a desenhar. A seguir recolhemos à Casa-Atelier, logo ali ao fim das escadas, para colorir e conversar.


sexta-feira, outubro 10, 2014

Escola de Dança do Conservatório

Aulas de Dança Clássica na Escola de Dança do Conservatório. Fui lá na quarta-feira passada e vou passar a ir algumas vezes. É muito agradável. Um ambiente muito calmo. A professora, poucas alunas e um pianista.

Vejam aqui em que dias e horas também podem lá ir.




quinta-feira, outubro 09, 2014

Casa-Atelier Vieira da Silva

A Casa-Atelier Vieira da Silva, morada da pintora quando vinha a Portugal, é a branca, a da esquerda. Vê-se da sua janela o jardim das Amoreiras. Vieira tem desenhos desse jardim. No próximo sábado de manhã vamos andar por ali a desenhar. Mais informações aqui.


quarta-feira, outubro 08, 2014

Desenho crú

Na Tv do Colégio nº8. O Malenga e a Joana.





terça-feira, outubro 07, 2014

Casa-atelier Vieira da Silva

Um sábado por mês vamos reunir-nos na casa-atelier Vieira da Silva e desenhar as coisas importantes  do Bairro das Amoreiras (como por exemplo o Museu, a Mãe d´Água, o jardim, ...) e as mais vulgares (a mercearia do sr. Albino, o Pátio Bagatela, ....) Vamos começar já no próximo sábado dia 11. 




segunda-feira, outubro 06, 2014

Sábado no zoo

O elefante não está sempre parado, mas movimenta-se devagar. Não há só um, há vários. Assim é um bom animal para pessoas que já estão com algum à vontade no desenho. O material escolhido foi a grafite. Permite facilmente modelar as formas com o claro-escuro.



domingo, outubro 05, 2014

Ontem no Zoo

Ontem no jardim zoológico. Um aligator para começar. Estava parado. Fi-lo em duas posições, para aquecer a mão. Depois as tartarugas de pescoço comprido (era mesmo este o nome) que andavam sempre de um lado para outro. Mas como eram muitas foi fácil apanhar-lhes a forma. A seguir fomos aos elefantes, que mostro amanhã.



quarta-feira, outubro 01, 2014

Uma iguana no zoo

No próximo sábado dia 4 de outubro das 10 às 13 horas vamos desenhar no zoo. Mais informações aqui.

Uma iguana desenhada a caneta 0.5 e pintada com aguarela e, em baixo, a lápis com grafite 6B. Hoje no Jardim Zoológico. E ainda umas tartarugas aqui.