quarta-feira, maio 28, 2014

Desenhar golfinhos

Escrevi o texto em baixo para o desafio que a "Ocean Alive" me fez: desenhar golfinhos a partir de um galeão ao largo de Setúbal. O desenho que mostro é uma tentativa de desenhar a gaivota a descolar. Ela parada, ela já a voar e ela já em pleno voo. Ao largo de Ushuaia, a cidade mais a Sul do planeta. 

“Desenhar “coisas” em movimento é um grande desafio. Há várias estratégias para ultrapassar essa dificuldade. A primeira é não estarmos constrangidos por não conseguirmos fazer o “desenho perfeito”. O facto de não estarmos preocupados com o erro dá-nos confiança e uma imensa sensação de liberdade. Depois é só experimentarmos muitas e muitas vezes e de várias maneiras”. 

Se quiserem participar nesta iniciativa, no domingo 8 de junho, escrevam para oceanalive.info@gmail.com ou telefonem para o 962547972.


segunda-feira, maio 26, 2014

Clube Recreativo dos Anjos

Um desenho feito às escuras no Clube Recreativo dos Anjos. Uma orquestra de jazz, a “Open Mind Ensemble”, com o maestro de costas e duas cabeças a taparem-me a visão.


quinta-feira, maio 22, 2014

diariografico.com

Finalmente consegui recuperar o site www.diariografico.com. Site activo desde 2001. Há uns tempos vi que tinha sido desactivado. Estava em risco toda a informação que lá estava.

Rossio. Lisboa. Desenho realizado já há alguns anos

quarta-feira, maio 21, 2014

Parque Quinta Normal

Fui ao Museu de História Natural situado no Parque Quinta Normal. Estávamos no Outono e havia árvores de todas as cores.


terça-feira, maio 20, 2014

Santiago do Chile

É um bocado deprimente chegar a uma cidade que se conhece mal e estar a chover a potes. Já lá tinha estado há uns anos durante uns dias mas era como se fosse a primeira vez. Abrigámo-nos numa pastelaria a tomar um chá. Conforta o estômago e talvez a chuva passe.


segunda-feira, maio 19, 2014

Meio de transporte

Não fui muito confortável sentindo o esforço que o condutor fazia para me transportar. Em vez dos 3 soles pedidos dei-lhe 7 e perguntei se o podia desenhar. Desenhei-o rapidamente e ele, no fim, disse-me: “Muito original”. Foi em Puno no Peru.


sexta-feira, maio 16, 2014

Gastón Acurio

A culinária pode servir para promover um país, para combater o desemprego, para muitas coisas. Foi o que ajudou a fazer o chefe Gastón Acurio no Peru. Um viajante pode, de vez em quando, perder a cabeça e ir jantar a um restaurante sofisticado, acolhedor e onde se come muito bem.

Restaurante La Panchita. Lima. Peru

Restaurante Chicha. Cusco. Peru

quinta-feira, maio 15, 2014

Os jantares em viagem

Em viagem os jantares são tempo de descanso, de falar dos acontecimentos do dia, de experimentar as comidas locais.
Restaurante "El Federal". Bairro de San Telmo, Buenos Aires, Argentina. O prato do dia era um prato italiano: sorrentinos com pesto

Restaurante Cevicheria "ForyFay". Arequipa, Peru. Especialidade da casa: ceviche, peixe cru previamente marinado em limão, e arroz de marisco

quarta-feira, maio 14, 2014

Tigre

Tigre é uma pequena cidade perto de Buenos Aires. Fui até lá de comboio. É um dos passeio de fim de semana dos porteños (cidadãos de Buenos Aires). Fez-me lembrar Cascais. Mas mais popular.



terça-feira, maio 13, 2014

Cova da Moura

Sábado passado no bairro Cova da Moura. As pessoas são morabeza. Não sei se esta palavra crioula é assim empregue, mas as pessoas são muito gentis, afáveis e delicadas.




segunda-feira, maio 12, 2014

Revista Cabide

A REVISTA CABIDE pretende ser a primeira revista “ao vivo”. Realizar-se-á de 29 de Maio a 1 de Junho no Cinema S.Jorge em Lisboa. 

Fomos desafiados, os USkP, para responder à pergunta “SABEREMOS TOMAR CONTA DE NÓS?”. Nós, como bons observadores do quotidiano, traduziremos esta ideia por meio de desenhos. 

Esses desenhos serão projectados no dia 30 às 18 horas, na sala Montepio no cinema S.Jorge. com debate entre os desenhadores e quem quiser assistir. 

Assim, desafiamos a enviarem até dia 28, 4ªfeira, para o email do blog USkP, até o máximo de 3 desenhos dando um título a cada um. Os desenhos podem ser feitos de propósito para este evento ou já feitos.


quinta-feira, maio 08, 2014

Regresso ao passado

Há umas noites atrás tive um momento de “regresso ao passado”. Fui ouvir um amigo de infância, que além de outras coisas é músico, tocar num pequeno bar no bairro onde morávamos. Ele canta e toca cada vez melhor.


quarta-feira, maio 07, 2014

Calle Florida

A calle Florida é uma das ruas principais de comércio em Buenos Aires. É pedonal e cheia de vida. O início é no cruzamento com a Av. de Mayo (primeiro desenho). Depois vem o cruzamento com a Diagonal Norte (segundo desenho).



segunda-feira, maio 05, 2014

Teatro Colon

Sempre que passava no Teatro Colon, à esquerda no primeiro desenho, pensava em visitá-lo. Fi-lo um dia, numa visita guiada. Sentámo-nos num camarote uns minutos. O suficiente para um desenho.



sexta-feira, maio 02, 2014

Plaza Lavalle

Quando vinha do centro, dos lados da avenida de Mayo, tinha muitos percursos para chegar a casa. Por um deles passava por esta praça, a Lavalle, junto ao teatro Colón. Que fica mesmo atrás donde fiz este desenho.