quarta-feira, abril 30, 2014

Calle Ayacucho

Buenos Aires é constituída por uma enorme malha de ruas perpendiculares entre si. São ruas enormes de vários quarteirões. Aluguei um pequeno apartamento nesta rua, a calle Ayacucho, mas muito longe deste cruzamento, no bairro La Recoleta.


segunda-feira, abril 28, 2014

"Arte ao Centro" em Torres Vedras

Fui a Torres Vedras fazer uns desenhos e ver que percurso iremos sugerir no encontro « Arte ao Centro » no dia 3 de maio Andámos pela parte antiga junto ao castelo. Ver mais informações aqui.




quinta-feira, abril 24, 2014

Puerto Madero

Um antigo porto degradado transformado num bairro elegante onde se encontram escritórios, restaurantes, hotéis. Fui lá duas vezes. As pessoas passeiam, correm, andam de bicicleta.





quarta-feira, abril 23, 2014

Edifício Kavanagh

A história do edifício Kavanagh, situado na Plaza San Martin e o mais alto da América Latina quando foi construído em 1936, é a história da alta burguesia portenha.


terça-feira, abril 22, 2014

Fundação PROA

El Caminito, no Bairro La Boca, é o sítio mais turístico de Buenos Aires. E esses sítios, normalmente, perderam a graça há muito tempo. Mas, inesperadamente, encontrei, num velho prédio restaurado, a Fundação PROA. Um museu de arte contemporânea com exposições muito bem montadas. Este desenho foi feito de uma janela do primeiro andar.


segunda-feira, abril 21, 2014

O 25

Aproxima-se o 25 de Abril. Sugiro um Encontro na manhã desse dia, às 11 horas no Largo do Carmo, onde tudo aconteceu.

sábado, abril 19, 2014

"O Peso do Paraíso"

As peças de Rui Chafes são poderosas. Parecem-se com muitas coisas e com nenhumas. São pesadas mas parecem flutuar. São estranhas e fascinantes.

Exposição de Rui Chafes "O Peso do Paraíso" no Centro de Arte Moderna da F.C.Gulbenkian

quinta-feira, abril 17, 2014

San Telmo

Na primeira semana que estive em Buenos Aires fiquei num pequeno hotel no Bairro de San Telmo. As casas são baixas e em todas as esquinas há um café/bar. Este tinha a particularidade de se chamar La Poesia.


terça-feira, abril 15, 2014

Buenos Aires

Desenhos de pequenas coisas na cidade de Buenos Aires: no bairro de San Telmo, uma escultura da Mafalda em tamanho natural sentado num banco de jardim e esculturas no cemitério La Recoleta onde está o jazigo de Evita Peron.



segunda-feira, abril 14, 2014

Roque Gameiro

“...Os meus olhos penetram na alma, na intimidade das coisas...” Roque Gameiro. Uma exposição na Galeria dos Paços do Conselho até 25 de Abril. Registei os objectos pessoais que usava para pintar ao ar livre. A não perder.


sexta-feira, abril 11, 2014

Rio de Janeiro

Desci a avenida Rio Branco. Procurava a Confiteria Colombo. Tem o aspecto do café Majestic no Porto, mas muuuito maior. Fiz um breve registo que não vale a pena mostrar. 

Na Praça chamada Cinelândia convivem edifícios de vária épocas. É ali que está o Teatro Municipal e a Prefeitura. E onde aconteceram as maiores manifestações.



quarta-feira, abril 09, 2014

Pepa Aoiz. Diário de Viagem. A Escrita e o Desenho

No próximo sábado dia 12 eu e a escritora de viagens Raquel Ochoa estaremos no Museu Arqueológico do Carmo para falar do que se desenha e do que se escreve em viagem. Mais informações aqui.

Em baixo duas duplas páginas do livro “Namasté. Cuaderno de viaje a la India” de Pepa Aoiz, que ganhou o prémio de literatura de viajes Interfolio. Comprei o livro na livraria madrilena Panta Rhei, onde vou sempre e onde me perco com tantos livros que gostava de comprar.



terça-feira, abril 08, 2014

Madrid

Paradoxalmente fui a Madrid para um encontro de desenhadores e desenhei muito pouco. No tal encontro desenhei em folhas soltas dadas pela organização para uma eventual futura exposição. Em baixo dois desenhos feitos muito rapidamente enquanto esperava. Por uma pessoa e pela comida.



segunda-feira, abril 07, 2014

Madrid

Em Madrid, a não perder as exposições de Paul Cézanne (o mestre dos mestres) no Museu Thyssen-Bornemisza e na Fundação Mapfre as exposições de Pablo Picasso, "El Taller. Espacio de experimentación" e os desenhos de Pontormo, discípulo de Leonardo da Vinci. Fabulosas!

Depois de ver a exposição sentei-me à sombra e desenhei o edifício

Sentado numa esplanada a desenhar o edifício da Fundação