quinta-feira, novembro 29, 2012

Metro

Enquanto os preços do metropolitano aumentam a frequência da passagem de comboios diminui. O resultado é o tempo entre cada um ser maior. É o tempo de fazer um desenho.
 

quarta-feira, novembro 28, 2012

Corto Maltese

Corto Maltese, uma espécie de alter-ego de Hugo Pratt, encostado à porta da Fundação Eugénio de Almeida em Évora, onde estão alguns dos trabalhos do seu autor. Vale a pena a visita.
 

terça-feira, novembro 27, 2012

Paula Rego

A vantagem de desenhar na Casa das Histórias é termos os desenhos da Paula Rego à nossa disposição. A proposta era misturar pessoas que estavam a ver as exposições com personagens da própria exposição. 

domingo, novembro 25, 2012

Desenho rápido

Enquanto uma câmara de filmar estava apontada para o meu caderno, o desenho ia aparecendo num grande ecran atrás de mim. Os assistentes, e o próprio desenhado, iam fazendo comentários. Desenhei a primeira fila quase sem levantar a caneta. Foi estranho. E o resultado foi este. Foi na Escola Superior de Educação de Lisboa.
 

quinta-feira, novembro 22, 2012

Casa das Histórias

Escolher duas personagens dos desenhos de Paula Rego e inseri-las num espaço. Foi uma das propostas que fiz às pessoas que apareceram na Casa das Histórias no fim de semana passado. No próximo sábado há mais. Vejam aqui.
 

terça-feira, novembro 20, 2012

Burlesco

Desenhar coisas ou pessoas em movimento é um grande problema que exige alguma prática. Algumas das tentativas feitas por mim, ontem à noite, a convite da Mónica, integrado num seu workshop, que nos levou a um espetáculo burlesco.
 

domingo, novembro 18, 2012

Hotel Victória/edifício Vitória

Os edifícios também têm histórias. Umas mais interessantes que outras. A do edifício Vitória, ex-hotel e atual Centro de Trabalho do Partido Comunista Português na Av. da Liberdade, é muito interessante e atribulada. A crónica da Alexandra Prado Coelho no P2 deste domingo refere-se a ela.
 

sexta-feira, novembro 16, 2012

Dia do Bairro Alto

A Comissão que programa o Dia do Bairro Alto, que não é um dia mas uma semana (de 9 a 16 de dezembro), convidou-nos, ao blog USKP, a fazer um Encontro para o último dia (domingo, 16 de dezembro, com início às 15 horas no largo Luís de Camões). 

 Este Encontro, além de desenharmos e partilharmos experiências como habitualmente, terá outro desafio: recolher imagens/desenhos para a comemoração dos 500 anos que ocorrerá no ano 2013 (eventualmente exposições e/ou publicações). 

 Assim, propomos que os desenhos sobre o Bairro Alto, feitos no dia do Encontro ou noutro dia qualquer, sejam enviados para o email diariosgraficos@gmail.com até ao ultimo dia do ano 2012. Estas imagens devem ter a resolução de 300 dpis e em jpeg e serão acompanhadas, além da identificação do autor, pelo local (nome da rua e número) onde os desenhos foram realizados.
 
Esquina do edifício onde fica a Associação Cultural ZDB, com mural copiado de outro do MRPP, cuja autoria é, segundo parece, da Rosário Félix.

quarta-feira, novembro 14, 2012

São Carlos

Alguns pormenores: Máscaras na oficina dos adereços e escultura junto ao palco.

segunda-feira, novembro 12, 2012

São Carlos

Não são os sítios que fazem os bons desenhos. Qualquer pretexto pode dar um belo desenho. E qualquer desenho pode ser um pretexto para se ir a um belo local. Foi o que aconteceu no sábado passado, durante a sessão de desenho, coordenada por Rosário Félix, no teatro São Carlos.
 

quinta-feira, novembro 08, 2012

José Pedro Croft

Fui vê-lo à Escola António Arroio. No âmbito da Trienal de Desenho. Desenho e Processo era o título. Poderia ter sido “O desenho é o resultado das nossas perplexidades”. Foi inspirador.
 

quarta-feira, novembro 07, 2012

Av. da Liberdade

Sentei-me no último banco da avenida da Liberdade para desenhar desde a estátua do Marquês até ao edifício do jornal Diário de Notícias. Que já não coube. Fica para a próxima.
 

domingo, novembro 04, 2012

Casa das Histórias

É neste maravilhoso edifício, do "Pritzker" Eduardo Souto Moura, que vou coordenar dois breves cursos em dois fins de semana. Belos espaços e belas pinturas para nos motivarem. Vejam aqui o que vai acontecer.

Já estão marcadas as conferências "A Viagem e o Diário Gráfico" no Museu Arqueológico do Carmo. Entrada Gratuita. Vejam aqui as datas e os conferencistas.