quarta-feira, Outubro 31, 2012

Cç de Santo Estevão

Desenho feito ainda no tempo das sardinhas. Onde elas devem ser comidas. Em plena Alfama, na Calçada de Santo Estevão, numa pequena esplanada improvisada.
 

domingo, Outubro 28, 2012

Exposição de Desenhos

Este blogue é só de desenhos feitos em cadernos com, por vezes, textos enxutos, como alguém lhes chamou. Com predominância dos meus, mas onde também cabem de outros que eu admiro. Raramente abri exceções e coloquei, por exemplo, fotografias. Hoje abro outra: A divulgação da Exposição de 40 desenhos que vou fazer na galeria 4AFábrica, ali à Estrela (no quarteirão da escola João de Deus em frente ao jardim da Estrela). O título, tal como refiro no texto, foi roubado ao Lobo Antunes, escritor que muito admiro. Estão todos convidados para aparecerem na inauguração no dia 2 de novembro pelas 18 horas.
 
O hábito de desenhar em cadernos dá-nos uma imensa liberdade. E o facto de desenhar sem objectivos ainda a acentua mais. Só mostro aquelas páginas a quem eu quiser e os desenhos só servem para o que eu quiser. Esta exposição de 40 desenhos de Lisboa, reproduzidos dos cadernos e cobertos total ou parcialmente por manchas monocromáticas, reforça o seu lado pessoal e íntimo.  Penso que a frase de António Lobo Antunes, que serviu de título, expressa bem este lado intimo e transformador dos desenhos.

sexta-feira, Outubro 26, 2012

Roma

Dois copos de vinho Chianti numa enoteca perto da Piazza de Santa Maria de Trastevere, e onde, ao fundo, estava um sósia do Lobo Antunes.
 

quarta-feira, Outubro 24, 2012

Roma

Fonte de Trevi Uma das fontes da praça Navona

segunda-feira, Outubro 22, 2012

Teatro Thalia

O Teatro Thalia, teatro privado do século XIX na rua das Laranjeiras, foi reconstruído e está lá para ser visitado. Saiu na Crónica Urbana da Alexandra Prado Coelho no P2, suplemento do jornal Público de domingo. 

sexta-feira, Outubro 19, 2012

Roma

"O Diário como incentivo ao Desenho" - dia 3 de Novembro no Museu Municipal Santos Rocha na Figueira da Foz. Um dia de desenho pensado para professores mas que qualquer pessoa pode frequentar.
Metade da Praça de S.Pedro Panteão

quarta-feira, Outubro 17, 2012

Arte & Viagem

Só por coincidência algum dos retratados se reconhece nestes desenhos. Mas não quis deixar de registar todos os conferencistas (menos os dois últimos e eu por motivos óbvios) que participaram no colóquio “Arte & Viagem” que decorreu na Universidade Nova de Lisboa.

Hoje na livraria Ler Devagar lançamento dos livros de Lapin com a presença do próprio.
 

domingo, Outubro 14, 2012

terça-feira, Outubro 09, 2012

Desenhos a preto e branco

Normalmente coloco cor nos desenhos posteriormente, já em casa. É como uma segunda visita àquele momento. No entanto há desenhos onde não o faço. Não por falta de tempo, como o Richard refere, mas porque gosto mais deles assim.
 
À espera do Juva e da Karina no Jardim da Estrela

À espera do Mário e da Rita no Museu do Chiado

quinta-feira, Outubro 04, 2012

Mata do Bussaco

Fomos para a Mata do Bussaco (ou Buçaco), durante dois dias, com o único intuito de desenhar. E foi alucinante. Porque a Mata é realmente alucinante de bonita e pela sua diversidade. E o Palace Hotel, edifício do fim do século XIX, principio do século XX, no centro. Vale a pena uma visita.
 

terça-feira, Outubro 02, 2012

Noite Europeia dos Investigadores

Uma noite confusa no Pavilhão do Conhecimento, com muita coisa a acontecer em simultâneo, mas bem passada. Os alpinistas, a bicicleta no arame, onde também andei, e o basquete em cadeira de rodas, com atletas cheios de energia.