segunda-feira, Julho 23, 2012

sexta-feira, Julho 20, 2012

Fernando Galhano

Fernando Galhano foi pintor mas distinguiu-se principalmente como investigador e desenhador etnográfico publicando diversos textos e livros individualmente ou em coautoria com Jorge Dias, Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira.
 

quinta-feira, Julho 19, 2012

Fernando Galhano

Nos seus cadernos Fernando Galhano (1904-1995) tem páginas com observações para futuras pinturas, apontando por vezes as cores, brilhos e pequenos pormenores, e outras páginas com os desenhos etnográficos que fazia para as investigações do Centro de Estudos de Etnografia no Porto.
 

terça-feira, Julho 17, 2012

Artes na Paisagem

Em baixo dois registos de dois dos espetáculos: o grupo Dançarte, com quatro bailarinos, “In Out na Paisagem”, e umas marionetas com um humor de sabor alentejano, que fez rir com vontade.
 

segunda-feira, Julho 16, 2012

Artes na Paisagem

Em Safira, debaixo de um chaparro, refletiu-se, entre muitas outras reflexões, no conceito de “vagueza”: o ter vagar para... Na mesa estavam Alfredo Cunhal Seidim, Aurora Carapinha, Luís Serpa, Rui Horta e Miguel Carrêlo a moderar.
   

O performer Rui Catalão em plena atuação.

sexta-feira, Julho 13, 2012

Artes na Paisagem

Em Safira, perto de Montemor-o-Novo, vai decorrer este fim de semana o Festival Artes na Paisagem. Espectáculos diversificados. Sexta feira à noite (vou agora para lá), sábado e domingo. Apareçam para um dia bem passado.
 
Desenho feito no festival do ano passado

quinta-feira, Julho 12, 2012

Loja punk

Pedro, o dono da loja punk "Silver Stone" na rua da Prata, e uma cliente punk, claro. A mesma loja a que já me tinha referido aqui.
 

terça-feira, Julho 10, 2012

Isto é Isto

"Isto é Isto" é o nome que Fernando Lemos deu ao seu caderno que realizou entre 2007 e 2008. E de facto, segundo João Pinharanda, "Os desenhos não são mais do que aquilo que são: nem programados como obras de arte, nem pensados como panfletos, nem instituídos como moralidades".
 

segunda-feira, Julho 09, 2012

Coimbra

Regresso a Coimbra pelas escadas do Quebra-Costas.
 

sexta-feira, Julho 06, 2012

Desenhar com os dedos

O livro “Finger Paintings” de Jorge Colombo consta de 100 desenhos realizados no seu IPhone em 2009 e 2010. Como ele próprio diz não manteve o seu registo linear, que lhe era habitual, optando por uma espécie de “pincelada”, o que permite, segundo ele, traduzir a cidade de Nova Iorque mais de acordo com o que ela é para ele. Por mim, não sou fã do resultado. Mas tem uma grande vantagem: podemos desenhar facilmente à noite. E a minha escolha tem alguns exemplos desses.
 


quinta-feira, Julho 05, 2012

Largo do Carmo

O Largo do Carmo é um espaço muito simpático. As esplanadas podiam ser mais acolhedoras, a praça podia estar mais cuidada, mas é daquelas praças que nos surpreende quando lá chegamos.

 

terça-feira, Julho 03, 2012

Tomar


Esquina da Travessa do Arco com a rua Pedro Dias, antiga rua da Calça Parra



Na rua da Sinagoga



Praça da República

segunda-feira, Julho 02, 2012

Convento de Cristo

Fazer um desenho é resolver um problema. Desenhar no Convento de Cristo, em Tomar, é tentar resolver um problema dos mais difíceis.

No dia 7 e 8 de setembro em Portimão no ISMAT um Curso livre em Diários Gráficos: "Viajar no quotidiano". Sou eu próprio o formador.

  




domingo, Julho 01, 2012

Feira do Relógio

No P2, suplemento de Domingo do jornal Público, Alexandra Prado Coelho escreve, na sua crónica urbana, sobre a Feira do Relógio. Os desenhos são meus. E desenhar com um calor abrasador não é agradável.