sexta-feira, março 30, 2012

Cais do Sodré

Os pingos de tinta são uma maneira de acentuar o carácter de registo rápido deste desenho. Mas é um facto que têm influência de alguns desenhadores asiáticos, como a Tia, por exemplo.

quinta-feira, março 29, 2012

Pátio da Inquisição

O Pátio da Inquisição, em Coimbra, tem uma dimensão muito simpática para desenhar. Fi-lo de dois lados opostos. Primeiro (desenho de baixo) em pé, para ser rápido, e o segundo (desenho de cima) já sentado numa pequena esplanada.


segunda-feira, março 26, 2012

Madrid

Amanhã a última sessão do 1ºciclo de conferências "A Viagem e o Diário Gráfico" com Pedro Moura que, entre outras coisas, foi comissário da exposição no CCB "Tinta nos Nervos" e dinamiza o blog imperdível LerBD. Naturalmente vai abordar a relação entre os Diários Gráficos e a Banda Desenhada. É no Museu Arqueológico do Carmo, às 18h30, e a entrada é livre. 

 Em Madrid, quando estive lá há pouco tempo, naturalmente não pude deixar de ir ouvir jazz ao Café Central.

sexta-feira, março 23, 2012

Coimbra

Ainda não tinha ido ao Museu de Santa Clara a Velha depois de ter sido restaurado. Aproveitei e fomos para lá desenhar.

segunda-feira, março 19, 2012

Calle Hortaleza

Amanhã, dia 20 de Março às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo, conferencia de Filipe Leal de Faria, arquiteto, "Desenhar=viajar?. Desenho do quotidiano e a arte de viajar”. Entrada gratuita.

Esta rua, em Madrid, é das minhas preferidas. Os quartos da frente têm umas pequenas varandas onde nos podemos deliciar a observar a "fauna" que passa em baixo. Essa "fauna" não aparece nos desenhos. Isso era outro desenho.

Da varanda da habitacione 1 da Hostal Chelo: para a esquerda

Para a direita.

sexta-feira, março 16, 2012

28

Desenhar em transportes públicos é um clássico. Qualquer desenhador em cadernos, em algum momento, fê-lo. É um desafio. E o 28 é um transporte público particular. E, mais uma vez, fui desenhar essa viagem até Alfama.


Rua das Escolas Gerais com a igreja de São Vicente ao fundo

quinta-feira, março 15, 2012

Registos rápidos

Quando estava a fazer este desenho começou a chover. Desapareceu toda a gente. E aí tive que inventar os dois rapazes do primeiro plano.

Escola Secundária Virgílio Ferreira. Ao fundo há uns prédios que me esqueci de desenhar.

quarta-feira, março 14, 2012

Francisco Goya

Este caderno italiano, chamado assim por ter sido comprado em Itália, é um verdadeiro Diário Gráfico de um artista plástico, com apontamentos do dia-a-dia, notas sobre futuras pinturas, impressões de viagens.

Transcrição das notas: 1ªpágina-Dia três de janeiro de 1775 saímos de Saragoça para Madrid; 2ªpágina-Saímos de Saragoça para Madrid dia 3 de Janeiro do ano de 1775. E chegamos a 10.

segunda-feira, março 12, 2012

Cais do Sodré

Houve uma remodelação gráfica no jornal Público. Este domingo saiu um novo suplemento, a substituir a “Pública”, chamado simplesmente 2. Na última página, uma secção intitulada “Crónica Urbana” assinada pela Alexandra Prado Coelho aborda, neste número, o quarteirão do Cais do Sodré onde, em tempos, foi o Hotel Central. É ilustrado com dois desenhos meus. Não encontrei o link, mas logo que o saiba acrescento.

Amanhã, 3ªfeira dia 13 de Março pelas 18h30, conferência de João Jesus, arquitecto e ilustrador, "O Desenho de Viagem. Caderno de Procura Paciente" no Museu Arqueológico do Carmo.

sexta-feira, março 09, 2012

Coimbra

Sentámo-nos na esplanada do Café Nicola. Enquanto eles se preocupavam em registar só os volumes com o claro-escuro, eu podia fazer o que quisesse. Depois descemos as escadas junto à igreja de S.Tiago e fizemos o mesmo na praça.

Rua Ferreira Borges

Praça do Comércio

quarta-feira, março 07, 2012

Madrid

Madrid é daquelas cidades que melhoram cada vez que lá vou.

Já tenho o livro "The Art of Urban Sketching" de Gabi Campanario. Dá uma boa ideia dos vários participantes do blog UrbanSketcher por esse mundo fora.

O jardim vertical junto ao edifício da La Caixa

segunda-feira, março 05, 2012

Madrid

Se eu fumasse diria que este desenho foi feito enquanto fumava um cigarro.

Amanhã, dia 6 de Março às 18h30 no Museu Arqueológico do Carmo, a continuação do ciclo de conferências "A Viagem e o Diário Gráfico" com Isabel Baraona -  "Cadernos e Diários: as ficções dos Artistas".

Palácio de Cristal. Madrid