segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Desenho. Saber desenhar

Evento promovido pela FBAUL numa 6ªfeira passada para falar de Desenho. Foi bonito. É neste anfiteatro que se irá realizar o 2ºSimpósio Internacional dos Urban Sketchers. As inscrições estão quase a abrir. Mantenham-se atentos ao logótipo (desenhado pelo Mário Linhares) aqui ao lado.

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Jardim da Gulbenkian

A senhora que tem dificuldade a andar a ler o jornal, uns pombos e uns patos, um casal a fumar enquanto conversa e alguns passeantes. Tudo no jardim da Gulbenkian numa 6ªfeira à tarde.

terça-feira, fevereiro 22, 2011

O Diário Gráfico na Academia

Doutoramento de Manuel San Payo: "O Caderno de viagens de Domingos António de Sequeira". O candidato perante o júri.

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Santiago do Cacém. Biblioteca

Para comemorar os 100 anos do escritor Manuel da Fonseca. Juntámo-nos na biblioteca a conversar e desenhar. Éramos cerca de 30 de várias idades e interesses. A chuva não deixou ir para a rua desenhar. Mas foi uma tarde agradável.


Largo do Conde Bracial. Consegui fazer este desenho antes, dentro do carro, com a chuva cá fora.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Diários Gráficos na tv

Regressando ainda à exposição “Diários Gráficos em Almada. Não somos desenhadores perfeitos” no Museu da Cidade e à breve reportagem passada no programa Cartaz da Sic Notícias. Ao fundo a jornalista e o Câmara à volta de Manuel San Payo enquanto Lapin e Mónica Cid se desenhavam mutuamente.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Festival de Land Arte no Alentejo

Espaço onde decorrerá um Festival de Land Arte, acompanhado de música, performances e muito desenho. Na altura divulgarei.


Aproximação à casa vindo do riacho próximo

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Mário Linhares

“A ideia de ter um diário gráfico tem tanto de apaixonante como de possível frustração.” Mário Linhares, coordenador do blog Urban Skether Portugal, participa desde hoje no site diariografico.com. Podemos vê-lo também aqui.
Em Março realizar-se-á uma Acção de Formação, para professores e comunidade em geral, em Almada a propósito da exposição "Diários Gráficos em Almada. Não somos desenhadores perfeitos". Mais informação aqui.

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

No terraço das Belas Artes

Depois de desenhar no terraço das Belas Artes fomos para um café perto (que não sei o nome). Uma das empregadas foi minha aluna e também faz diários gráficos. É a Sara.

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

No terraço das Belas Artes

Há territórios desconhecidos na Faculdade de Belas Artes em Lisboa. Mesmo lá no cimo, num terraço só acessível a alguns, uma vista a perder de vista. Para a frente vista para o Tejo, para trás o Chiado.


segunda-feira, fevereiro 07, 2011

MNAA

Cada um a dizer o que aquelas sessões lhe trouxeram de novo. E foi muito bom ouvir que foram muito importantes para recomeçarem a desenhar e para ficarem mais observadoras e despertas para as pequenas coisas.

As semelhanças com as pessoas são coincidência.

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

MNAA

No Museu Nacional de Arte Antiga a acção de formação “Diário Gráfico. Livro de Artista” coordenado por mim e por Isabel Baraona e que teve como convidados Margarida Boto, Mónica Cid e Manuel San Payo, termina amanhã. No dia 5 de Março está previsto começar outra.


Vista do Tejo a partir do jardim do MNAA. Demarcar bem, no desenho, dois planos, o mais próximo e outro ao fundo.

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Música na rua

Em Lisboa não é costume verem-se (ou ouvirem-se) grandes bandas a tocar na rua. Ao contrário de outras cidades onde, por vezes, até parece um estágio por onde se tem de passar obrigatoriamente. No Chiado, Domingo passado, em frente ao novo Santini, 9 músicos 9 a tocarem com enorme energia.


quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Diários Gráficos na tv

Eu sei que o desenho de baixo está horrível. Nem sempre corre bem. À esquerda é o princípio do desenho de uma máquina de filmar de tv e à direita é a jornalista Susana Frexes da Sic. Foi feito enquanto me apontavam a dita máquina e me faziam umas perguntas. É o que se chama trabalhar sem rede e, neste caso, a queda foi grande. Passou ontem na Sic notícias no programa Cartaz.

Bela reportagem da exposição "Diários Gráficos em Almada. Não somos desenhadores perfeitos" aqui.

Hoje inauguração da exposição “Urban Sketchers Portugal na rua Augusta” pelas 18 horas. Até 18 de Fevereiro. Com 71 desenhadores de todas as idades e proveniências. Com design de Mário Linhares. Está linda.

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Exposições de Diários Gráficos

Para a inauguração da exposição “Diários Gráficos em Almada. Não somos desenhadores perfeitos” chegaram a Lisboa dois dos autores espanhóis, e meus amigos, Lapin e Clara Marta.

Amanhã inauguração da exposição “Urban Sketchers Portugal na rua Augusta” pelas 18 horas. Até 18 de Fevereiro. Com 71 desenhadores de todas as idades e proveniências. Com design de Mário Linhares. Está linda.

À espera de Clara, com Lapin. à direita Lapin e Mónica no espaço da exposição

Mais modêlos no aeroporto

No restaurante 1º de maio, com Clara, Lapin e João Catarino. Além de um empregado poliglota, que falava 4 linguas