segunda-feira, Maio 31, 2010

Vila Viçosa

Um novo caderno, oferecido por Richard Câmara, sem marca, comprado em Madrid, tem um formato quadrado, o que dá uma maior panorâmica. Nesta rua, de Vila Viçosa, viveu Florbela Espanca, poetisa calipolense, conforme estava escrito na placa alusiva.

RuaFlorbela Espanca

sexta-feira, Maio 28, 2010

Velhice

Há pessoas que envelhecem mal e outras bem. Mas até que ponto é da nossa responsabilidade a maneira de envelhecer?

quinta-feira, Maio 27, 2010

O velho surrealista

O velho surrealista sentou-se na esplanada do quiosque Refresco, no canto do Jardim Príncipe Real, a beber uma limonada e a rezingar contra o chamado “progresso civilizacional”.

quarta-feira, Maio 26, 2010

Portimão 1

A outra proposta: desenhar as pessoas que passam e ter atenção à escala conforme a sua distância; depois inseri-las no espaço desenhado anteriormente.


Eu limitei-me a desenhar os desenhadores. Falta o Hugo, que foi quem nos convidou, e que foi desenhar para onde não o via.

terça-feira, Maio 25, 2010

Portimão

Fazer vários tipos de abordagem ao mesmo espaço. Cada vez com mais pormenores, rigor e realismo. Foi a primeira coisa que eu e a Mónica propusemos àqueles que apareceram no workshop.

segunda-feira, Maio 24, 2010

"Desenha-me um quiosque"

Atenção. Só têm mais uma semana para o concurso “Desenha-me um quiosque". Tenho conhecimento de “pesos pesados” vindo do estrangeiro de propósito para os desenhar.


Praça das Flores. Para mim este quiosque é o mais difícil de desenhar.

sexta-feira, Maio 21, 2010

Zao Wou-Ki

Na exposição na SNBA, “Abstracção”, vi umas pinturas de Zao Wou-Ki (nascido em 1921 na China, a viver em Paris). Lembrei-me que também ele usava cadernos quando viajava.


quinta-feira, Maio 20, 2010

Baixa

De um terceiro andar, na Baixa pombalina, mais precisamente na rua da Vitória, com vista para a entrada do Metro. Foi lá em baixo, nas escadas da igreja, que fizemos estes desenhos.

terça-feira, Maio 18, 2010

Desenhos muito rápidos

Os desenhos abaixo foram feitos em locais, dias e circunstâncias diferentes. Foram executados em poucos segundos e só eu consigo recordar aqueles momentos a partir deles.

Mesa redonda/entrevista colectiva moderada pela jornalista Maria João Freitas da revista Alice na escola ETIC organizada pelo Clube dos Criativos de Portugal.

O Filipe Leal de Faria fala para uma plateia atenta de alunos do 3ºciclo de um externato perto de Santa Cruz, depois de eu também o ter feito.


No desenho da esquerda a minha ocasional vizinha de mesa comia uma sopa enquanto esperava uma amiga. O da direita é uma velha senhora que convalesce no hospital depois de uma perna partida.

segunda-feira, Maio 17, 2010

"Desenha-me um quiosque"

O prazo termina a 31 de Maio. Atenção ao regulamento. Observem, desenhem e enviem por email.

Praça Luis de Camões

domingo, Maio 16, 2010

Feira do Livro 1

Acabou por ser uma tarde bem passada, de conversa, na companhia da Isabel e da Margarida. Só tive tempo de fazer este desenho rápido dos stands em frente. E realmente estava muita gente na feira.

sexta-feira, Maio 14, 2010

Feira do Livro

Se virem no Sábado, na Feira do Livro, uma pessoa sentada a uma mesa ao lado do stand da editora Quimera (do lado esquerdo quando se sobe, a partir das 16h30), sou eu. Pediram-me para estar lá e eu vou aproveitar para desenhar quem passar. Como estes desenhos que fiz no Jardim da Estrela.

quarta-feira, Maio 12, 2010

Óbidos 1

Numa pausa dos trabalhos ainda deu para fazer uns desenhos de Óbidos. Que, diga-se de passagem, não dão nem uma pálida ideia da sua beleza.


terça-feira, Maio 11, 2010

Óbidos

O 22ºEncontro da APEVC correu bem, com os nossos irmãos brasileiros e espanhóis (além de americanos e japoneses), a fazerem excelentes comunicações.

segunda-feira, Maio 10, 2010

Alice

Fui desafiado para colaborar no primeiro número da revista “Alice”, do Clube de Criativos de Portugal, que foi reeditada, depois de uma pausa, agora na sua versão digital. Se clicarem aqui verão uma revista bonita e sofisticada e depois em “o meu Moleskine” podem ver a minha breve participação.

quinta-feira, Maio 06, 2010

Siza Vieira

O arquitecto Siza Vieira é um desenhador compulsivo. Já o sabíamos. Como todos os desenhadores compulsivos desenham em qualquer situação. Mas, pela minha experiência, há uma situação muito propiciadora. Depois de um bom jantar, acompanhado por um bom whisky. Foi isso que deu origem a estes, e a muitos mais, desenhos feitos por Siza Vieira.


"Álvaro Siza. Esquissos ao jantar". Edição da Casa da Arquitectura, editado aquando da exposição com o mesmo nome no Lugar do Desenho

quarta-feira, Maio 05, 2010

Portimão

Chegámos já tarde e saímos igualmente tarde. Não houve tempo para desenhar a não ser este, enquanto o Zé e a Mónica falavam.

terça-feira, Maio 04, 2010

Edifício Transparente. Porto 2

Nunca tinha lá entrado. No Castelo do Queijo. Primeiro desenhámo-lo e depois olhámos à volta. A ventania não ajudou nada.


segunda-feira, Maio 03, 2010

Edifício Transparente. Porto 1

Desenha-me um quiosque”–concurso até ao fim de Maio. Ver o regulamento aqui

Éramos poucos mas bons. Da esquerda para a direita: TóZé (o desenhador alpinista), Filipa, Ana, Elisa, Renata (a que fez tudo acontecer), Paulo, Aida, Ana Isabel e Margarida. E ainda Elizabete, vinda de Leiria, que só apareceu no segundo dia. As eventuais semelhanças das pessoas com os desenhos são puras coincidências. Todos a desenharem o Edifício Transparente (ET), onde tudo tinha começado.


domingo, Maio 02, 2010

Ruth Rosengarten

Historiadora e crítica de arte, além de artista plástica, Ruth Rosengarten equilibra-se nestas duas facetas. Temos a honra de a ter como colaboradora, a partir de hoje, do site diariografico.com: “O banal e o usual são, para mim, fontes do maior fascínio: mais do que o sonho ou a imaginação, a idealização ou a fantasia, é o dia-a-dia que se reveste de inelutável poesia”. Podemos também vê-la no seu site e no blog “Tempus Fugit”. Além do seu texto na versão inglesa.