sexta-feira, Abril 30, 2010

As Bodas de Fígaro

Quando se desenha um espectáculo deparamo-nos normalmente com um problema: quase que não vimos o que estamos a desenhar. Como aquele exercício escolar de desenhar sem olhar para o papel. O que, diga-se, não foi exactamente o que aconteceu neste ensaio geral.



Ensaio geral de "As Bodas de Fígaro" no São Carlos

quarta-feira, Abril 28, 2010

Personagens

“O Diário Gráfico como suporte” – título das conferências que eu próprio, a Mónica Cid e o José Louro vamos dar no Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura do ISMAT de Portimão, na 6ªfeira, dia 30 de Abril, pelas 20h30. Entrada livre.
___________________________________________________

Sentámo-nos nas escadas da igreja a observar as pessoas que passavam. Tentávamos registar os tipos característicos que se dirigiam, naquela tarde de Sábado, para o Metro ou saíam em direcção à Baixa. Usámos canetas para as linhas saírem mais fluidas. Uma rapariga sentou-se ao nosso lado, concentrada, a ler um livro e outra tirou uma fotografia ao nosso grupo. Em casa, quando pintei com as aguarelas, acrescentei alguns pormenores àquelas personagens de modo a ficarem com mais espessura.


terça-feira, Abril 27, 2010

Quiosque de Refresco

No próximo Sábado, dia 1 de Maio pelas 15 horas, encontro dos Urban Sketchers Portugal no Largo Camões, em Lisboa, para desenhar. Em parceria com os Quiosque de Refresco. Que também nos desafiou para o seguinte concurso: desenhar os quiosques do Largo Camões, do Príncipe Real ou da Praça das Flores. A editar em postal. Até 31 de Maio. O regulamento sairá em breve. Eu, infelizmente, não posso estar presente. Estou no Porto.

Eu sei que estes quiosques, no Largo da Misericórdia, não fazem parte dos Quiosques de Refresco, mas eram os únicos que tinha à mão.

domingo, Abril 25, 2010

Vintecincodeabrilsempre

Continua a ser bom ouvir o Zeca a cantar a Grândola. Foi ontem no Largo do Carmo. Onde tudo começou.

sexta-feira, Abril 23, 2010

Liceu de Oeiras

Na Escola Secundária Sebastião e Silva, antigo Liceu de Oeiras (que frequentei nuns breves ano e meio) promovem encontros de profissionais, das várias áreas, para os alunos escolherem a via profissional com mais conhecimento. Estive lá ontem de manhã, a dar o meu contributo, e foi muito gratificante. Claro que "puxei a brasa à nossa sardinha": desenhar, desenhar, desenhar.

quarta-feira, Abril 21, 2010

Edifício Transparente. Porto

No Porto, no Edifício Transparente: Dia 1 de Maio, Sábado - Workshop das 15 às 18 horas e falar sobre o livro “Diários de Viagem. Desenho do quotidiano” pelas 19 horas. Dia 2 de Maio - VII Encontro dos USK Portugal pelas 15 horas. Mais pormenores aqui.
___________________________________________________

Ontem, pela hora do almoço, no Rossio

terça-feira, Abril 20, 2010

Careca

Este pequeno jardim, ou simplesmente um espaço de passagem, fica junto a um café onde gastei parte da minha adolescência e onde, ainda às vezes, vou tomar café. Tem o nome pelo qual o antigo dono era conhecido: “Chico Careca”, ou agora abreviado, “Careca”. Ao meu lado o meu amigo Filipe registava o mesmo. Talvez amanhã ele coloque lá o desenho que fez.

segunda-feira, Abril 19, 2010

Belém

Workshop na Nextart este Sábado, dia 24 de Abril, das 11 horas às 19, com uma hora para o almoço: "Diários Gráficos". Mais pormenores aqui.
_____________________________________________
Há desenhos que não sei se devo pintar ou não, então digitalizo-o antes de o fazer. Fiz este desenho na esplanada de um pequeno restaurante. Este restaurante é muito simpático e gosto de lá ir. No entanto, atenção, o único prato comestível é a sua única especialidade: pastéis de bacalhau com arroz de feijão.


sexta-feira, Abril 16, 2010

Braga. Velha-a-Branca 1

Para mim viajar é estar disponível. Para reflectir, para observar e para desenhar o que observamos. Em Braga, quando me levantei no dia seguinte, tinha toda a disponibilidade até à hora de apanhar a camioneta.

Largo Barão São Martinho. Na esquina o café A Brasileira, ponto de encontro de vários tipos de pessoas

Largo do Paço. A cidade mantém um certo ar eclesiástico e conservador, o que lhe dá algum fascínio.

Porta da cidade, vista da Av. S.Miguel o Anjo

quarta-feira, Abril 14, 2010

Velha-a-Branca. Braga

Velha-a-Branca é uma cooperativa que organiza eventos culturais, tem uma comunidade de leitores, a Leitores da Velha. Não pretendem subsídios da Câmara nem de construtores civis, disseram-me. Convidaram-me para falar do livro “Diários de Viagem. Desenhos do quotidiano”. Foi muito simpático, gostei muito deles e de andar pela cidade.


Cerca de cinco horas de camioneta. Já fiz viagens muito maiores pela América do Sul.


Largo Carlos Amarante. Em frente está a igreja da Misericórdia e ao fundo a de Santa Cruz. Sentei-me numa esplanada e esperei pelas horas.


O encontro foi no mítico café Vianna

domingo, Abril 11, 2010

Belém

Do rio para o CCB e do CCB para o rio com o “garrafão em ferro forjado” da Joana Vasconcelos pelo meio.


sexta-feira, Abril 09, 2010

Esplanada

Tenho o prazer de ir falar do livro “Diários de Viagem. Desenhos do quotidiano” a Braga, no dia 12 de Abril pelas 21h45, à comunidade de Leitores-da-Velha, por onde já passaram ilustres autores de outros livros.

E que tal comer um pargo (um parguinho segundo a ementa) grelhado com grelos, acompanhado com o tinto da casa? Numa esplanada, claro.

quinta-feira, Abril 08, 2010

Carcavelos

O tempo já começa a estar bom para mergulhar, passear, namorar, almoçar numa esplanada e desenhar. A ordem é arbitrária.

quarta-feira, Abril 07, 2010

1ºSimpósio Internacional de Urban Sketching. Portland

De 29 a 31 de Julho, em Portland, Oregon, USA, realizar-se-á o 1ºInternational Urban Sketching Symposium, organizado pelo USK (Urban Sketchers) e pela PNCA (escola de arte). Serão conferencistas os meus amigos Gabi Campanario, Lapin, Isabel Fiadeiro e Simonetta Capecchi, além de outros amigos (virtuais) e que também admiro o seu trabalho: Tia Boon Sim, Verónica Lawlor, Matthew Brehm, Kurt Hollomon e Jason Das. E ainda o grande Frank Ching, autor de vários livros de desenho na arquitectura. Mais informações aqui.

Isabel Fiadeiro

Lapin

Gabi Campanario

Simonetta Capecchi

sábado, Abril 03, 2010

Cascais 1

Pouco antes do encontro ainda tive tempo de fazer este registo da baía de Cascais. Depois, dentro do Centro Cultural de Cascais, no seu pátio interior, tentei o Camões, que tem mesmo este ar compenetrado. Como não couberam os sapatos fiz outro com o caderno ao alto. E no regresso, lembrei-me do mestre João Catarino, e desenhei algumas pessoas que vinham no comboio.


quinta-feira, Abril 01, 2010