segunda-feira, Novembro 30, 2009

Torres Vedras

Fui na 6ªfeira a Torres Vedras para ver o espaço onde se vai realizar a exposição que se irá inaugurar a 9 de Janeiro. Antes de regressar a Lisboa sentei-me na pequena esplanada do café Brazileira (com z), comi um pastel de feijão, bebi uma bica e fiz este desenho. A casa de chá onde almocei no outro dia chama-se realmente Casa da Avó Gama.
_________
Se quiserem ver fotografias da exposição em Lagos, espreitem aqui.

Largo em frente à igreja de S.Pedro

domingo, Novembro 29, 2009

Clara

Conheci a Clara por email, quando me convidou a participar num encontro de desenhadores, um curso de Verão, em Jaca, nos Pirinéus. Esse encontro foi memorável. Nunca vi tanto entusiasmo. A Clara faz, a partir de agora, parte do site diariografico.com

Clara Marta, Professora de Desenho na Escola Superior de Design de Zaragoça e organizadora do encontro "De Vuelta con el Cuaderno" e do blog com o mesmo nome.

quinta-feira, Novembro 26, 2009

Ida para o Cacém

Fui buscar o João ao Ar.Co para lhe dar boleia para o Cacém. Ele foi pontual , eu é que cheguei cinco minutos antes.

quarta-feira, Novembro 25, 2009

Depois do Cacém

Depois da derradeira aula no Cacém, fomos os sete jantar ao restaurante Relento, em Algés, meu conhecido de há muitos anos. Da esquerda para a direita: João, , Filipe, Pef, Pedro e a Mónica. Em primeiro plano um empregado que gostava de desenho.

terça-feira, Novembro 24, 2009

Uma bicicleta

A bicicleta é um objecto que dá sempre jeito desenhar. Tem alguma complexidade e é simples ao mesmo tempo. Faz parte do nosso imaginário e a sua forma, por mais evolução que tenha tido, mantém-se sempre na mesma. E, além disso, fica sempre bem.

segunda-feira, Novembro 23, 2009

Workshop em Torres Vedras

O exercício do costume: ao almoço todos tinham que fazer o desenho do que iam comer. Para mim foi uma sopa de legumes, um crepe de queijo e fiambre e um ice tea. Ao fim da tarde uma conversa informal sobre o livro “Diários de Viagem” na livraria Casa Ruim cujos donos são uma simpatia.
_____________
E, já agora, leiam a excelente crítica, a cuja qualidade já nos habituou, que Pedro Moura faz no seu blog LerBD ao catálogo da exposição em Lagos e que seguidamente vai para Torres Vedras.

Não fixei o nome deste óptimo restaurante-casa de chá

quinta-feira, Novembro 19, 2009

Colagens 1

Uma boa estratégia para desbloquear o desenho, é começar na colagem e acabar no desenho.


Margarida Boto. Educadora de infância

Dan Eldon. Esta imagem e a do dia anterior foram tiradas do livro "The journey is the destination. The journals of Dan Eldon" da Booth-Clibborn Editions

quarta-feira, Novembro 18, 2009

Colagens

Quando se fala de Desenho referimo-nos a várias técnicas e uma delas é a colagem. Há pessoas que usam o Diário Gráfico só dessa maneira. Onde, por vezes, fazem pequenas intervenções com outro tipo de registo.

"Visión de Nueva York" de Carmen Martín Gaite
(gracias a Ruben e Consuelo pelo regalo)
NOTA: Ruben e Consuelo participam num blog, no qual eu também participo, "de vuelta con el cuaderno" que apareceu no seguimento do encontro em Jaca, Espanha, e organizado por Clara Marta. Vale a pena visitá-lo e vou pô-lo ali ao lado nos meus favoritos. Aliás ainda não lá está porque tenho-me esquecido.

"The journey is the destination" de Dan Eldon

terça-feira, Novembro 17, 2009

MUDE

Museu do Design e da Moda. Está aberto até às 10 horas da noite. É pena o bar não estar a servir, porque devia ser agradável ir até lá à noite.
E já viram a bibliografia fantástica que o Enrique Flores preparou sobre Diários de Viagens?

Vespa 125 (modelo 1959-63) e Saia-casaco Christian Dior (1950)

segunda-feira, Novembro 16, 2009

Almoço e tv

Entrei no restaurante e o único lugar vago era debaixo da televisão. Foi engraçado ver todas as pessoas a olharem na minha direcção, mas para cima. Penso que estava a dar futebol.

sexta-feira, Novembro 13, 2009

C.A.M.-F.C.Gulbenkian

Só estes elegantes ciprestes me fizeram registar este momento. O edifício não me entusiasma. E lembrei-me doutro que fiz do mesmo sítio. Reparei agora que a escultura do Cutileiro já lá não está.


quarta-feira, Novembro 11, 2009

Desenhar ao telefone

Desenhar ao telefone é uma actividade corrente. Já várias pessoas me disseram que o fazem. Os pensamentos e os registos gráficos são mais expontâneos, segundo dizem.

"Branchages. Carnet de dessins téléphoniques (2002-2008)" de Jochen Gerner

terça-feira, Novembro 10, 2009

Hotel no Jardim da Estrela

No âmbito da Experimenta Design apareceu este apartamento (o Tree Hotel), com quarto, cozinha/sala e um terraço, no meio do Jardim da Estrela. Ontem tinha um inquilino.

segunda-feira, Novembro 09, 2009

Lagos

O Manuel San Payo, o José Louro, o João Catarino e eu próprio, por esta ordem, lá falámos para uma assistência que pareceu interessada por este assunto dos Diários Gráficos. No Domingo demos uma volta para os indispensáveis desenhos.


O Forte da Ponta da Bandeira, que o Pedro também já desenhou tão bem.

sexta-feira, Novembro 06, 2009

"Cuba. Cuaderno de viaje"

É o resultado de três viagens de Enrique Flores a Cuba, mas vê-se como uma verdadeira viagem. E também se lê pois tem muito texto, muito interessante, escrito à mão no momento. Fantástico. Encomendei-o por aqui.

quinta-feira, Novembro 05, 2009

Viseu

Quando viajo, o tempo que gosto mais é quando chego a uma cidade que não conheço, deposito a mala onde vou ficar e saio. Só com uma caneta e um caderno. Ontem em Viseu, apesar de já conhecer a cidade, senti-me assim naquelas horas que estava à espera de boleia.

Gosto das ruas Direitas das cidades

Largo da Sé e do Museu Grão Vasco

terça-feira, Novembro 03, 2009

Exposição em Lagos 2

Motorizada característica dum pescador algarvio. Feita em Lagos, enquanto esperava pela hora da inauguração. A do Lapin ficou mais perfeita. Vejam os seus fabulosos desenhos, que fez em Lagos, aqui.

segunda-feira, Novembro 02, 2009

Exposição em Lagos 1

A exposição foi inaugurada. Apareceram alguns dos autores. Poucos mas bons: Pedro Cabral, Luis Ançã, Manuel San Payo, Filipe Leal de Faria, Pedro Proença e Lapin, com quem passámos uns dias muito agradáveis.

Amanhã vou a Viseu para no dia 4 leccionar uma aula na Universidade Católica aos alunos de Arquitectura e da escola secundária Alves Martins. Vejam aqui o site da Universidade onde anuncia o evento.
Praça do Infante, da Música ou da República, segundo um poeta de Lagos

Marina de Lagos