sábado, fevereiro 28, 2009

Almoço

Quatro pessoas que gostam de desenhar e que costumam andar com um caderno próprio para desenhar vão almoçar. O que fazem enquanto esperam pelos cafés? Da esquerda para a direita: Richard, João e José.

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Projectos colectivos 2

O livro que deu corpo ao Projecto “1000 journals”, já referido neste blog, começa com a frase: Este livro é dedicado a qualquer pessoa que costuma dizer: “Eu não sou criativo”.

Diário 960 no livro "1000 Journals Project" de Someguy da editora Chronicle Books LLC de S.Francisco (2007)

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Lagoa Henriques (1923-2009)

Muitos se têm referido ao Mestre Lagoa como aquele que os iniciou no uso dos Diários Gráficos. Um só exemplo: ”Comecei a pedido do mestre Lagoa Henriques que foi meu professor de Comunicação Visual na ESBAL” Pedro Morais

Lagoa Henriques. Escultor

sábado, fevereiro 21, 2009

Benfica 1

Quem fala em Benfica, fala em futebol. Mas o pequeno e tradicional comércio local ainda é uma “mais valia” (terminologia alheia) para a zona.
Ver revista Ling pag.54

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Benfica

Benfica é um bairro sem grande carisma. Mas os seus habitantes (conheço alguns) gostam de lá morar. Bruno Horta fala-nos disso na revista Ling (distribuída aos passageiros da companhia de aviação Vueling). Por mim, como não tenho ligações ao bairro, ilustrá-lo foi um desafio. Vejam o artigo com mais ilustrações aqui na página 54.


quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Workshop Dois (fim)

Os dois em frente ao Metro a tentar desenhar as pessoas que saiam. Eu já tinha desistido e estava a olhar para o lado a desenhar outra coisa.

Sofia Dias. Designer gráfica

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Workshop Dois

Última sessão. Finalmente houve sol e pudemos ir para a rua. Registar o espaço em frente à Brasileira. Com as pessoas e animais, se os houvesse.


Sentámo-nos, eu e o Possidónio, em frente ao Metro a observar as pessoas que saiam.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Isabel Fiadeiro

Temos o prazer de acrescentar ao site www.diariografico.com uma autora - Isabel Fiadeiro, portuguesa a viver na Mauritânia: "De repente comecei de novo a desenhar, tudo o que via tinha vontade de apontar no caderno, nunca antes tinha sentido esta compulsão" .
Também acrescentámos no link "outros autores" uma ligação ao site da escola Ibn Mucana, em Alcabideche, Livros de Artista

Isabel Fiadeiro. Gorée, Dakar

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Metro

Para mim desenhar no Metro é a verdadeira, a derradeira “prova de fogo” de um desenhador de Diários Gráficos. Diga-se, em abono da verdade, que o nosso Metropolitano com uma rede tão pequena e o percurso entre estações tão curtas, fica ainda mais difícil.

A RESTART/ESCOLA DE CRIATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS INICIA O WORKSHOP "URBAN ART", COM PAULO ARRAIANO, EM FEVEREIRO. MAIS INFORMAÇÃO AQUI

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Impressão

O inevitável elevador da Bica. Um sítio pitoresco* onde estão sempre fotógrafos/turistas à espera que ele chegue para dispararem as suas máquinas

*Pitoresco. Termo usado no período Romantico para o que se achava digno de ser representado numa pintura.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Guimarães 2

Como estava a chover pus-me debaixo da Arcada e desenhei a oliveira que dá o nome à praça.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Outros autores

Outro autor para o site www.diariografico.com, Marta Fonseca: “… quando desenhamos registamos de forma mais nítida e profunda, precisamos e usamos o tempo que necessitamos para o desenhar, ver e tomar decisões”.

domingo, fevereiro 08, 2009

Novos Ilustradores

VAI SER LANÇADO UM NOVO DIÁRIO, GENERALISTA E AINDA SEM NOME. A PARTIR DE AMANHÃ ABRE UM CONCURSO PARA ILUSTRADORES QUE QUEIRAM COLABORAR NESSE NOVO JORNAL. JÁ EXISTE UM SITE ONDE, A PARTIR DO DIA 9, PODERÃO OBTER MAIS INFORMAÇÃO.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Guimarães 1

De facto havia pouca gente na rua e, como fazia frio e estava a chover, concentrei-me unicamente nos edifícios. As pessoas punha-as depois em casa.


Rua João Lopes de Faria

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Guimarães

Cheguei a Guimarães três horas antes do combinado. Deu-me tempo para almoçar e deambular enquanto fazia alguns desenhos da cidade. Durante o almoço fiz o edifício da Câmara que se via da janela do restaurante.

Largo Cónego José Maria Gomes. Convento de Santa Clara. Câmara Municipal de Guimarâes

Praça de Santiago

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Site sobre Livros de Artista

Há algumas confusões entre Livro de Artista, Livro-Objecto, Diário Gráfico e outros objectos do género. Veja-se o próprio autor com que exemplifico, que é mencionado simultaneamente como autor de Diários Gráficos e de Livros de Artista. No livro “Diários de Viagem. Desenhos do quotidiano” abordei este tema num pequeno capítulo de três páginas. Nele fiz referência a um trabalho que José Tomás Féria estava a desenvolver sobre o assunto. Ele agora apresenta-nos esse trabalho em site.

Francisco Vidal. Cabo-Verde 1978. Pintor

domingo, fevereiro 01, 2009

Paridade

Ontem, no encontro de alguns autores que integram o livro “Diários de Viagem. Desenhos do quotidiano”, constatámos a predominância de homens. Em 35 autores há 8 mulheres. E no encontro de ontem não compareceu nenhuma. A paridade devia ter sido um dos critérios na escolha. Em baixo alguns deles em amena conversa.