sexta-feira, Janeiro 30, 2009

Outros autores

Carlos Gaspar, um estudante de Pintura, faz-nos companhia a partir de agora no site www.diariografico.com: "Sou um desenhador compulsivo, talvez por isso os meus desenhos sejam no geral desprovidos de efeitos ou cor. Pois nesse caso o compromisso é maior e eu não quero compromissos com diários"

quinta-feira, Janeiro 29, 2009

Jerónimos

Durante muitos anos, os anos da minha infância, este espaço assustava-me. Agora vejo-o com os olhos dum desenhador, que observa os volumes e a sua relação com a luz.

Mosteiro dos Jerónimos (interior da nave principal)

quarta-feira, Janeiro 28, 2009

Elevador de Santa Justa. Lisboa

O Nuno é um rapaz cheio de qualidades, mas não consigo convencê-lo que para melhorar o seu desenho tem muito trabalho pela frente.
Para ver mais é aqui.

Nuno Campelo. Aluno do 11ºano

segunda-feira, Janeiro 26, 2009

Mouraria

A Mouraria é um bairro muito mal tratado. Bairro com muita história e tradição. Podia ser um sítio bom para viver. Eu pelo menos gosto da ideia de viver num bairro que parece uma aldeia.

No site UrbanSketchers coloquei as mesmas imagens, mas com esta legenda:
Durante muitos anos os árabes viveram pacificamente em Lisboa. Há ainda bairros que conservam nomes que lembram esses tempos, como Alfama (nome de origem árabe) e Mouraria (de Mouro ou Árabe).


Rua da Farinha


Largo de S.Cristóvão


Largo da Achada

sexta-feira, Janeiro 23, 2009

Ainda o Sketchcrawl

Os desenhos de hoje deviam ter sido editado há quase 15 dias, quando eu, o , o Pedro, a Cláudia, o Filipe (não tem blog) e a Helena nos encontrámos para fazer uma espécie de Sketchcrawl ali para os lados das Docas em Alcântara. Acabei por os editar no UrbanSketchers (os dois últimos) e os restantes, já não sei porquê, tinham ficado na gaveta.




quinta-feira, Janeiro 22, 2009

Perspectiva

Este pequeno prédio cor-de-rosa faz esquina da rua S.Bernardo com a av. Álvares Cabral. Passo lá quase todos os dias e sempre me apeteceu desenhá-lo. Foi o objecto escolhido para o trabalho em curso: perspectiva com dois pontos de fuga.
Registo rápido em baixo. Pintado e não pintado. Ganhou alguma coisa com a cor?


quarta-feira, Janeiro 21, 2009

Lisboa-Viseu-Lisboa

A semana passada fui à escola da Teresa, à Secundária Alves Martins em Viseu. Ir e vir no mesmo dia é cansativo mas também é agradável saber que estão com expectativa da nossa visita.

segunda-feira, Janeiro 19, 2009

Jardim do Principe Real

No seguimento do “workshop um” encontrámo-nos no jardim do Príncipe Real com o grande objectivo de desenhar e, cada um levou um farnel, fazer um picnic. Apareceu a Ana, a Cláudia, a Vânia (a grande organizadora), a Olga (acho que não tem blog) e eu. Havia a feira biológica. O cão malhado do segundo desenho tinha o nome de Egas. Os três últimos desenhos foram editados também no UrbanSketchers.





sexta-feira, Janeiro 16, 2009

Do passeio

No mesmo local, com vista levemente mais para a direita e feito do passeio. E à noite (veja-se a lua cheia). Helena: não foi a teu pedido porque já estava feito. Se fosse aparecia mais a escola.

Av. Alvares Cabral. Lisboa

quinta-feira, Janeiro 15, 2009

Vista da janela

A vista que tenho da sala onde costumo ter aulas.

Ontem uma informação errada: a exposição de Torres Garcia não é no museu Vieira da Silva, mas no CCB.

terça-feira, Janeiro 13, 2009

Jardim das Amoreiras

Passagem pelo jardim depois do almoço. Não tive tempo de entrar no Museu Vieira da Silva para ver a exposição de Torres Garcia, também ele um diarista gráfico (vi os seus cadernos em Montevideu). Tenho que lá voltar.

Jardim das Amoreiras. Lisboa. Janeiro 2009

segunda-feira, Janeiro 12, 2009

Um almoço e um jantar

Umas sardinhas fritas com arroz de grelos num restaurante/tasca perto do jardim das Amoreiras. Há quem desenhe com a mão esquerda enquanto come, mas não é o meu caso.


Este bife da Portugália já o publiquei há uns tempos no UrbanSketchers.

domingo, Janeiro 11, 2009

Cais das Colunas 1

Mais um contributo para matar as saudades. E a água chega mesmo às escadas.

Cais das Colunas. Lisboa

sexta-feira, Janeiro 09, 2009

Workshop dois

2ºdia do 2ºworkshop na Escola de Belas Artes. Diz-se “não tenho jeito para desenhar” mas ninguém diz “não tenho jeito para fazer colagens”. Então, toca a fazê-las.

quinta-feira, Janeiro 08, 2009

Diários Gráficos de escolas

De Ponta Delgada, Açores, da escola secundária Antero de Quental, a professora Alexandra Baptista enviou-nos alguns exemplos de desenhos em cadernos feitos pelos seus alunos. Na 1ªpágina do www.diariografico.com está um e aqui estão mais alguns.

João Viveiros. 11ºano. Esc. Sec. Antero de Quental. Ponta Delgada

quarta-feira, Janeiro 07, 2009

Outros blogues

Um belo blogue o "Sketches" construido totalmente pelo Tomás e pela Rita.

Tomás Villar. 11ºano. Esc. Sec. Pedro Nunes. Lisboa

Rita Mata. 11ºano. Esc. Sec. Pedro Nunes. Lisboa

domingo, Janeiro 04, 2009

Cais das Colunas

É obrigatório desenhar o Cais das Colunas antes que elas desapareçam outra vez. Sabemos que os desenhos podem ser manipulados, mas as gaivotas estavam mesmo poisadas nas colunas.

Janeiro 2009