segunda-feira, junho 30, 2008

Lisboa 13

Estava muito calor e, por isso, o desenho não foi feito do melhor ângulo, mas de onde havia sombra.

Largo Camões. Lisboa. Junho 2008

sexta-feira, junho 27, 2008

Lisboa 12

Continuei a descer a rua D.Pedro V e sentei-me no recém arranjado, e recentemente aberto ao público, Miradouro S.Pedro de Alcântara. Gosto sempre de olhar o painel de azulejos e confirmar se está tudo no sítio.

Miradouro S.Pedro de Alcântara. Lisboa. Junho 2008

quinta-feira, junho 26, 2008

Lisboa 11

É a árvore mais carismática que conheço mas mais difícil de desenhar. Já foi muito bem filmada mas, que eu saiba, desenhada não.

Principe Real. Lisboa. Junho 2008

terça-feira, junho 24, 2008

Lisboa 10

A página da esquerda foi feita enquanto estava à espera do Metro na estação do Marquês de Pombal. A página da direita, já em casa, enquanto respondia a um inquérito, pelo telefone, sobre os meus hábitos de ouvinte de rádio.

Junho 2008

segunda-feira, junho 23, 2008

Almada 1

O Museu da Cidade de Almada é outro local que precisa ser visitado. E aproveitem para almoçar (ou jantar) no restaurante, que vale a pena. À entrada deparamo-nos com uma escultura/instalação, concebida para aquele espaço e muito bem conseguida, do catalão (?) Joseph Bofill.

Maio 2008

sexta-feira, junho 20, 2008

Quinta-Feira na praia

Ainda não há muitos anos as praias portuguesas estavam cheias de banhistas vestidos. Especialmente as mulheres. Agora só gentes de outras culturas.

Praia da Mata. Junho 2008

quarta-feira, junho 18, 2008

Desenhar para nada 1

Desenhar para nada é desenhar sem nenhum objectivo. Nem para melhorar o traço, nem para passar o tempo, nem sequer para memorizar o lugar. Mas inesperadamente, isso acontece e este desenho é sem dúvida berlinense. A fábrica da BMW é lá e a cor das cabines telefónicas é cor-de-rosa.

Berlim. 2007

terça-feira, junho 17, 2008

Desenhar para nada

No fim da rua António Pedro, perto da Praça do Chile, há uma cervejaria com uma pequena esplanada. Esta rua e esta esplanada não têm graça nenhuma. Os carros estacionados estão em cima das mesas. Quando acabei o desenho encontrei um amigo que já não via há anos.

Junho 2008

segunda-feira, junho 16, 2008

Almada

Viver na “outra banda” é uma opção que eu só não aconselho a quem trabalha do lado de cá. Umas das coisas boas são os equipamentos culturais oferecidos. Um deles é a Casa da Cerca, Centro de Arte Contemporânea, o seu Jardim Botânico e a vista sobre Lisboa.


Em primeiro plano vê-se uma "instalação" cujo autor desconheço

domingo, junho 15, 2008

Domingo na praia

Sempre soube que o Domingo, por causa das enchentes, não é dia para ir à praia, mas ela estava tão apetecível que não resisti.


sábado, junho 14, 2008

Sábado na praia

É verdade que quando estou a desenhar passa sempre um avião. Já uma vez, numa entrevista que li com Jorge Colombo, ele justificava da mesma maneira o facto de nos desenhos dele de Nova York também aparecer sempre um avião.





14 de Junho 2008

sexta-feira, junho 13, 2008

Café 7

Beber uma groselha na Pastelaria Benard.

Junho 2008

quarta-feira, junho 11, 2008

Exercício escolar 6

Quando estamos a desenhar e perdemos o controle do que estamos a fazer e já não estamos à espera de nada é, por vezes, quando aparecem os melhores resultados.

Desenhar um objecto e dar-lhe a ideia de movimento e/ou dinamismo. Fazer a oposição com outros registos.

Junho 2008

terça-feira, junho 10, 2008

Docas

Não sou grande adepto desta zona das Docas. Há muita gente e os restaurantes são barulhentos e caros. Mas se conseguirmos ir num dia de sol, a meio da manhã, vale a pena.

Docas de Alcântara. Lisboa. Junho 2008

domingo, junho 08, 2008

Futebol

Começou o Euro. Demorará muito tempo?


Alameda D.Afonso Henriques. Lisboa. 7 Junho 2008

sexta-feira, junho 06, 2008

Psiquiatria

As pessoas não estão programadas para sociedades tão competitivas. Uma das consequências imediatas é os hospitais psiquiátricos estarem a abarrotar.

Serviço de urgências psiquiátricas do hospital Santa Maria. Lisboa

quinta-feira, junho 05, 2008

Ângela Luzia

Interessei-me, desde que comecei o site diariografico.com, por autores de Diários Gráficos que não pertencessem à área das Artes Plásticas e afins. Para estes já é suposto o Desenho ser uma parte com importância na sua vida e interessava-me era ganhar outros adeptos.

“Não sei se são diários gráficos, são antes “mapas” que me ajudam a organizar o mundo”: Ângela Luzia, Historiadora e Directora do Museu da Cidade de Almada (que integra agora o site com um texto e algumas imagens)

terça-feira, junho 03, 2008

Na esplanada

Já há muito tempo que não me sentava nesta esplanada a ver a fauna de Campo d’Ourique a passar.

Pastelaria "A Tentadora". Junho 2008

segunda-feira, junho 02, 2008

Ao balcão

Gosto de almoçar sozinho (acompanhado também), já o referi aqui, mas ao balcão só quando não pode ser de outra maneira.

Campo de Ourique. Lisboa. Maio 2008