terça-feira, Dezembro 25, 2007

Carnet de Voyage

A Lucile é francesa, vive em Marselha, mas viveu e trabalhou em Lisboa durante dez anos. Ficou em Portugal porque, disse-me ela, era o país europeu mais parecido com Cabo-Verde. Era minha vizinha e também gosta de viajar.
"Acontece eu encontrar no decorrer de uma viagem um caderno bonito que me dá vontade de fazer um diário como no Rajastão".

Lucile Dubroca. 1966. Arquitecta Paisagista

sábado, Dezembro 22, 2007

Desenho à mesa 3

Almoço em Évora depois de algumas sessões em que tentei, sem grande êxito, que estas raparigas (ou senhoras) desenhassem com gosto. Os homens nunca aparecem para estas coisas. Será por terem vergonha de se exporem?
O desenho ficou péssimo e as pessoas ficaram muito feias.

Évora

sexta-feira, Dezembro 21, 2007

blogueres

Mais um blog com desenhos exclusivamente feitos em cadernos. A ver com atenção e ir até ao princípio. Experiências com técnicas várias e todas muito bem conseguidas. Escolhi esta imagem como podia ter escolhido qualquer outra. São todas óptimas.
Foi o José Louro, sempre atento, que chamou a atenção.


João Catarino em Desenhos do dia

quarta-feira, Dezembro 19, 2007

Chiado

Possivelmente é a loja mais pequena de Lisboa: a Luvaria Ulisses.

Rua do Carmo. Lisboa

terça-feira, Dezembro 18, 2007

Diário

É um verdadeiro Diário. Tem desenhos, pensamentos, do próprio e de outros, recortes, fotografias, memórias, recentes ou antigas. Num caderno quadriculado comprado no Museu do Prado em Madrid.

Artur Cruzeiro Seixas (1920). Diário feito em 2007

segunda-feira, Dezembro 17, 2007

Outros blogues

Vale a pena explorar este blog de Michel Longuet. Tem autênticas preciosidades. De Lisboa também. Vou linká-lo.

Finalmente o 4ojos regressou.

sábado, Dezembro 15, 2007

Música Lírica

Parece uma metáfora mas não é. Uma fábrica de armamento transforma-se em espaço cultural. Na ex fábrica do Braço de Prata juntaram-se duas livrarias e acontecem conferências, lançamentos de livros, exposições e ouve-se, ao vivo, todo o tipo de música. Ontem a Vera ao piano e a Susana na voz. Música lírica
.
Lisboa. Dezembro 2007

sexta-feira, Dezembro 14, 2007

Desenhar à mesa 2

Pois. Por razões diferentes, num jantar um desenho não pode ser feito nem muito cedo nem muito tarde.

Este restaurante chinês, em Madrid, estava caótico. Havia dois casamentos em simultâneo de dois casais chineses e o álcool estava a fazer os seus efeitos.

Madrid. Dezembro 2006

quarta-feira, Dezembro 12, 2007

Desenhar à mesa 1

Na festa do Calejão as pessoas andam de casa em casa onde os anfitriões oferecem de comer e de beber. Começámos pela casa do Bila.

Ilha de S.Nicolau. Cabo-Verde

terça-feira, Dezembro 11, 2007

Desenho à mesa

Desenhar um grupo à mesa é um problema (para mim). Enquanto desenhamos, as expectativas aumentam, as pessoas tendem a ficar distorcidas e a não caberem na folha. É muito frustrante.

Quando estive na vila da Ribeira Brava, na ilha de S.Nicolau, jantava normalmente à mesa do dono do hotel, senhor Manuel, com mais três hóspedes de outra ilha e que estavam lá a trabalhar temporariamente. Quando souberam que eu desenhava pediram-me para o fazer enquanto jantávamos. Foi embaraçoso.


Pensão Santo António. Vila da Ribeira Brava. S.Nicolau. Cabo-Verde

segunda-feira, Dezembro 10, 2007

Capela

A retaguarda duma das capelas mais bonitas de Lisboa. A senhora que toma conta dela queixou-se que, apesar da degradação, ninguém de direito quer saber. Estão à espera que caia.

Capela do Alto de Santo Amaro

sexta-feira, Dezembro 07, 2007

Café 6

Edward Hopper (e David Hockney também, e outros) interessaram-se muito por este tipo de cafés. São os bares de hotéis. Hotéis uniformizados e iguais em todo o lado. São de passagem, pertencem a cadeias de hotéis ou têm simplesmente pouca imaginação.

Ontem esqueci-me de indicar um bom exemplo de desenho de cafés.

Bar de hotel algures no Algarve

quinta-feira, Dezembro 06, 2007

Café 5

Mais um interior de café. Por um lado estamos comodamente sentados a desenhar, mas por outro, este tipo de espaços, fechados e ainda por cima com pessoas, tornam-se confusos. É preciso seleccionar o que achamos significativo daquele lugar.

Pastelaria Versalhes. Lisboa. Novembro 2007

quarta-feira, Dezembro 05, 2007

Equipamento urbano

Deparei com este equipamento de serviço público. Pensava que já não havia nenhum exemplar. Ao lado está outro de construção mais recente, com acessos diferentes aos dois sexos. Não tem tanta graça.

Praça Leandro da Silva. Poço do Bispo. Lisboa. Nov 2007

segunda-feira, Dezembro 03, 2007

Desenho 10

Na falta de melhor os automóveis são sempre um bom objecto para serem observados e representados. Além da forma que obriga a ser proporcionada de modo a se distinguirem os vários modelos, a superfície polida também requer um certo tratamento na aplicação da cor. Aqui estão o João e o Nuno a fazerem o melhor possível
.
Pátio da escola. Novembro 2007

domingo, Dezembro 02, 2007

On the Road 8

A Exposição terminou ontem com um excelente (não é exagero) concerto de Tó Trips na guitarra eléctrica e Tiago Gomes, poeta e editor da revista Bíblia, na voz, com a leitura de excertos de On The Road.

Percurso entre Granada e Motril. Espanha