quarta-feira, Outubro 31, 2007

Pescadores de Domingo

Já o José Louro se referiu aqui aos pescadores de Domingo no rio Tejo. Enquanto a mulher faz tricot ou lê o jornal, ele está atento à cana.

Outubro 2007

terça-feira, Outubro 30, 2007

Praça do Comércio sem carros

Deixar, aos Domingos, a Praça do Comércio só para as pessoas acho uma boa ideia e só tenho pena que não seja possível ser todos os dias. Mas para quê aquelas “animações” que só afugentam as pessoas?

Praça do Comércio. Lisboa. Outubro 2007

domingo, Outubro 28, 2007

Desenho e Arqueologia

Segundo sei, nos cursos de Ciências cada vez a prática do Desenho é menos relevante. A Guida Casella formou-se em pintura nas Belas Artes e especializou-se em Ilustração de Arqueologia. Emprestou-nos algumas imagens para o site e disse-nos qual a importância deste tipo de desenho para ela.

Guida Casella. Artista Plástica. Ilustradora de arqueologia

quinta-feira, Outubro 25, 2007

Casa dos Bicos

Quando desenho arquitectura assalta-me sempre o mesmo pensamento: Será mesmo preciso desenhar o número exacto de janelas?

Casa dos Bicos. Lisboa. Outubro 2007

terça-feira, Outubro 23, 2007

E.U.A. 2

Numa pequena praia, na Califórnia, entretive-me a desenhar as gaivotas que por ali andavam.

segunda-feira, Outubro 22, 2007

Caderno novo

Tenho desenhado pouco. Ofereceram-me um caderno (obrigado Toña) há uns tempos e só agora o estreei. Foi no concerto de Chick Corea, no CCB. Foi um bom concerto e o caderno é óptimo, tem um bom papel e cabe no bolso de trás das calças. E é bonito.



C.C.B. Lisboa. Outubro 2007

quinta-feira, Outubro 18, 2007

E.U.A. (Desenho de memória) 1

Apesar do meu forte não ser o desenho de memória, fiz estes já no avião, à saída de Nova Orleans.



Nova Orleans. Bairro Francês

terça-feira, Outubro 16, 2007

Nefasto e Funesto, Lda

Na primeira página do site está uma imagem do Jorge Trindade, assíduo desenhador em cadernos e bloguista esporádico. “ … e assim do aconchego privado do caderno, alguns desenhos acabam on-line num certo blog de fundo negro. Pintados com cuidado e paciência para que pareçam coloridos em segundos. ( … faço uma passagem pelo photoshop para pintar em digital como se fazia com canetas copic ou ecolines)”.

Jorge Trindade. Portugal. 1978. Designer de Equipamento

domingo, Outubro 14, 2007

E.U.A. (Desenhar de memória)

Desde que uso os cadernos e desenho com mais frequência, evolui na qualidade do desenho, mas sobretudo na rapidez e na capacidade de observação e de apreender o essencial. Nesta iniciática viagem-desenho quis só guardar impressões de momentos. Para isso socorri-me da memória. O desenho era um simples apontamento só identificado por mim. Como este exemplo. Ninguém dirá que é o Grande Canyon.

sexta-feira, Outubro 12, 2007

E.U.A.

O meu primeiro caderno, finalizado e guardado, foi iniciado numa viagem aos E.U.A. Regressei a este caderno a propósito de Jack Kerouac e das suas deambulações por locais por onde também andei.

Percurso Las Vegas-Tubacity

quarta-feira, Outubro 10, 2007

Gestores

Durante muito tempo comprei na Papelaria Fernandes, em Lisboa, os cadernos onde desenho e levei muita gente a comprá-los. O formato não era grande nem pequeno, o papel era suficientemente forte para aguentar alguma água (não me importo que a tinta passe para a outra folha, até gosto) e a capa fazia-me lembrar os cadernos antigos. Para mim, eram os arquétipos do Diário Gráfico. A Papelaria Fernandes em vez de conservar (ou melhorar) a qualidade, aumentar a produção (estavam muitas vezes esgotados) e promovê-los convenientemente, fez tudo ao contrário. Os gestores pensam?

terça-feira, Outubro 09, 2007

Visita guiada

A visita guiada incidiu principalmente nas obras de Paula Rego e Helena Almeida. O monitor de serviço prendeu a atenção de trinta adolescentes durante hora e meia. Não é fácil.

C.C.B. Outubro 2007

domingo, Outubro 07, 2007

Os eléctricos

Apanhámos o eléctrico em frente ao “Piolho”, mudámos em Massarelos e fomos até à Foz. Li algures que está em fase de experimentação recolocar, no Porto, os eléctricos como meio de transporte privilegiado. Sempre achei que das opções mais nefastas para Lisboa (como para qualquer outra cidade) foi quando se preferiu o carro particular ao eléctrico colectivo. Não foi há muito tempo.

Porto. Outubro 2007

quinta-feira, Outubro 04, 2007

Simplex

Três guichets/senhas, uma manhã e dez dias úteis depois, talvez consiga receber, da Reitoria, o que me devem há mais de um ano. Será isto o simplex?

Segurança Social (Praça de Alvalade). Outubro 2007

quarta-feira, Outubro 03, 2007

B.D.

A “Goul Gear” é uma loja sedeada em Faro e que vende também pela Internet. É especialista em banda-desenhada e todo o imaginário que a rodeia. Também apoia uma certa cultura alternativa. O Fernando, sócio fundador, tem uns Diários Gráficos que se identificam com a sua loja.

terça-feira, Outubro 02, 2007

Favoritos

Nos meus favoritos só tenho blogues que gosto verdadeiramente e que mostram Diários Gráficos do seu autor com frequência. Não resisti a pôr este que a Simonetta menciona. Porque é muito bom.

Julien Fassel

segunda-feira, Outubro 01, 2007

Personagens 10

Em certos lugares o Tempo é mais comprido. Na esplanada situada nas traseiras da igreja principal da Vila do Maio, a Goreth, a empregada tricotava, enquanto eu desenhava.

Vila do Maio. Ilha do Maio. Março 2006