Páginas
▼
sábado, setembro 30, 2006
sexta-feira, setembro 29, 2006
Praças 6
Esta Praça, que pela sua reduzida dimensão pode ser considerada mais propriamente de Largo ou até um mero cruzamento de ruas, tem uma importância vital na vida social desta cidade por possuir a sua maior igreja. Para representar devidamente este espaço fiz dois registos de pontos de observação opostos.


Largo da Igreja. Vila da Ribeira Grande, Povoação. Ilha de Santo Antão. Cabo-Verde. Abril 2006


Largo da Igreja. Vila da Ribeira Grande, Povoação. Ilha de Santo Antão. Cabo-Verde. Abril 2006
quinta-feira, setembro 28, 2006
Praças 5
quarta-feira, setembro 27, 2006
Desenho 1
terça-feira, setembro 26, 2006
Desenho
segunda-feira, setembro 25, 2006
domingo, setembro 24, 2006
Lisboa 2
"Apercebeste-te que tanto em viagem como em Lisboa é igual. Em Lisboa, quando tens o Diário Gráfico, vês a cidade com olhos de estrangeiro, quando não o tens, bebes um café como habitante da cidade. Se o tiveres, desenhas o prédio, a pessoa que está em frente, ou outro tipo de desenho sem ser de observação, mas esse momento é como ser estrangeiro na tua própria cidade". Ivo Moreira. Portugal. Pintor


Elevador da Glória. Lisboa. Novembro 2005


Elevador da Glória. Lisboa. Novembro 2005
sábado, setembro 23, 2006
Lisboa 1
A ligação com o site da Antónia Santolaya, posto ali em baixo, não está a funcionar. Aqui vai ele
Alguns autores de Diários de Viagem têm-me dito que sentem dificuldade em desenharem a cidade onde vivem e da qual estão mais próximos. Eu próprio também sinto essa dificuldade.

Praça da Figueira. Lisboa. Vista do atelier da Ema. Novembro 2005
Alguns autores de Diários de Viagem têm-me dito que sentem dificuldade em desenharem a cidade onde vivem e da qual estão mais próximos. Eu próprio também sinto essa dificuldade.

Praça da Figueira. Lisboa. Vista do atelier da Ema. Novembro 2005
sexta-feira, setembro 22, 2006
Lisboa
quinta-feira, setembro 21, 2006
quarta-feira, setembro 20, 2006
terça-feira, setembro 19, 2006
Diários de Viagem 1
"Desenhar é aprender a olhar e a realização destes cadernos é a desculpa para o continuo processo da aprendizagem". Antónia Santolaya

Antónia Santolaya. Espanha. Ilustradora

Antónia Santolaya. Espanha. Ilustradora
segunda-feira, setembro 18, 2006
domingo, setembro 17, 2006
sexta-feira, setembro 15, 2006
Desenho científico
quinta-feira, setembro 14, 2006
quarta-feira, setembro 13, 2006
Gárgulas
terça-feira, setembro 12, 2006
segunda-feira, setembro 11, 2006
Tritão
Praças 2
Em qualquer desenho, especialmente num suporte reduzido e limitado como é o caderno, é decisivo por onde começamos e qual a escala do nosso primeiro traço. Isso vai definir toda a representação. Numa praça, por exemplo, se começamos por cima arriscamo-nos a que não apareça a praça propriamente dita. Foi o que me aconteceu na imagem de cima.


Plaza de La Virgen. Valencia. A lua de Valencia é perturbadora


sábado, setembro 09, 2006
sexta-feira, setembro 08, 2006
Miquel Barceló
"Se todos os homens fossem levados a desenhar as suas mulheres, poderiamos continuar a ter alguns divórcios, mas aquele marido que começaria a olhar mais intensamente a sua mulher saberia muito mais sobre ela. Poderia fazer um péssimo desenho, mas não seria isso o importante". Henry Moore. E vice-versa, digo eu.

Miquel Barceló (1957). Espanha. Pintor

Miquel Barceló (1957). Espanha. Pintor
quinta-feira, setembro 07, 2006
Henry Moore
quarta-feira, setembro 06, 2006
terça-feira, setembro 05, 2006
segunda-feira, setembro 04, 2006
domingo, setembro 03, 2006
Praças
Como nos pergunta o arquitecto Siza Vieira "Haverá melhor prazer do que sentar numa esplanada, em Roma, ao fim da tarde (...)? De súbito o lápis ou a bic começam a fixar imagens (...)". Eu acrescentaria, sentar numa esplanada ... numa praça. Gosto muito de observar e desenhar estes espaços. Mas não são fáceis de representar, sabendo, ainda por cima, que há quem as faça assim. Ultimamente tenho feito algumas tentativas:

Plaza del Rey com escultura de Chillida. Bairro Gótico. Barcelona

Plaza del Rey com escultura de Chillida. Bairro Gótico. Barcelona